Embora a maioria das pessoas aprecie ter um interior limpo, poucas são apaixonadas pelas tarefas domésticas, frequentemente vistas como uma obrigação, especialmente quando se tem uma rotina agitada. Assim, qualquer método que vise economizar tempo durante a limpeza das superfícies da casa é bem-vindo. Essas dicas simples devem agradar a você.
1) Distinção entre organizar e limpar
Ao realizar a limpeza, muitas vezes temos a tendência de organizar ao mesmo tempo, o que aumenta o tempo dedicado a cada tarefa. O ideal é organizar um pouco a cada dia, à medida que as coisas acontecem, para evitar acumulações. Vá ainda mais longe desobstruindo sua casa com uma grande organização para ganhar espaço e luz, otimizando assim o armazenamento. Uma boa organização facilitará a limpeza.
2) Delegar sempre que possível
Compartilhe as tarefas com todos os membros da família. Se cada um fizer a sua parte e participar da vida da casa, a limpeza diária e semanal será mais rápida. Além disso, isso responsabiliza as crianças! Se os recursos permitirem, invista em eletrodomésticos inteligentes, como o aspirador de robô, a lava-louças, o vaporizador, etc. Uma casa bem equipada é mais fácil de manter. Claro, a opção de contratar uma faxineira também é possível.
3) Gerenciamento inteligente de produtos de limpeza
Para evitar deslocamentos demorados, algumas pessoas mantêm os produtos de limpeza em um balde que transportam de cômodo em cômodo para sempre tê-los à mão. Outra ideia é usar um avental com bolsos para manter esponjas ou panos limpos consigo. Pode-se até mesmo prender um saco de lixo à cintura para tê-lo à mão durante as grandes tarefas de limpeza. Por fim, organize os produtos onde os utiliza, mesmo em várias cópias. Nunca é demais ter vinagre branco!
4) Ser organizado
Seguir regras de organização ajuda a economizar tempo evitando a dispersão. A regra de ouro é concluir o que foi iniciado antes de passar para outra tarefa e saber priorizar. Pense também em dedicar um pouco de tempo a cada dia, como 10 minutos de limpeza pela manhã e 5 minutos de organização à noite. Isso diminuirá a magnitude da tarefa para a grande limpeza do fim de semana. Por fim, siga um circuito dividindo a casa em várias zonas para limitar os deslocamentos desnecessários.
5) Cronometrar a limpeza
Cronometrar-se é um pequeno truque “psicológico” útil. A limpeza parece mais curta e, além disso, é mais rápida.
Últimas dicas de limpeza miscelânea:
- Pendure as roupas em cabides para evitar passar.
- Mantenha pequenos cestos dobráveis com alças para desdobrar e colocar objetos enquanto limpa. Você poderá colocá-los de volta após limpar a superfície.
- Coloque papel encerado nas prateleiras da geladeira para evitar manchas.
Tudo é válido para evitar sofrer com a carga mental!
