Mofo em selantes é um fenômeno comum, especialmente em casas com excesso de umidade. Normalmente, ele aparece com mais frequência em janelas ou no silicone ao redor da banheira ou da pia. Não só parece desagradável, mas também é perigoso para a saúde.
O portal Kobieta deu dicas de como lidar com o mofo.
Banho frequente, aumento do vapor, contato constante com a água e má ventilação afetam a formação de mofo. As condições do banheiro favorecem o desenvolvimento de mofo e fungos. O mofo se instala onde a superfície está mais frequentemente em contato com a umidade, por isso aparece com frequência nos selantes do chuveiro, da pia ou das janelas.
Livrar-se do mofo com este truque simples. A presença mesmo de uma pequena quantidade de mofo em um cômodo pode ter sérias consequências para a saúde. Dores de cabeça, enxaqueca, náuseas, resfriado, formigamento nas extremidades, irritação nos olhos e alergias são apenas alguns dos sintomas que aparecem após passar muito tempo em um local com micotoxinas de mofo.
Não se pode subestimar – é preciso agir o mais rápido possível. Se o seu banheiro estiver muito úmido e o mofo aparecer com frequência nos selantes, use um truque simples que fará o mofo prejudicial desaparecer. Ele envolve revestir os selantes com uma fina camada de tecido ou papel embebido em uma substância que mata o mofo.
Não é necessário usar produtos químicos fortes. Você só precisa de bicarbonato de sódio, vinagre e creme dental branqueador.
Como proceder? Em primeiro lugar, corte o papel em tiras finas. Elas devem se adaptar ao comprimento e largura dos selantes. Em seguida, prepare uma solução contra o mofo. Misture uma colher de sopa de creme dental com 1/4 de xícara de vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Mergulhe os pedaços de tecido ou papel cortados na solução. Coloque as tiras úmidas nos selantes e deixe-as lá por meia hora, preferencialmente uma hora. Após esse período, remova as tiras dos selantes e seque com um pano úmido. Se houver muito mofo, esfregue com uma escova de dentes usada. Por fim, seque os selantes com um pano seco. Para evitar que o mofo retorne, não se esqueça de ventilar o banheiro – após cada banho, abra completamente a porta do banheiro. O banheiro deve ser ventilado por pelo menos uma hora.
Outras formas de lidar com o mofo no banheiro. Para enfrentar um inimigo duro, é preciso usar as armas mais fortes. Felizmente, as temos bem diante do nariz, muitas vezes sem sequer saber. Peróxido de hidrogênio. Este líquido milagroso pode eliminar eficazmente até mesmo as partículas microscópicas de mofo. Não só impede que o mofo se espalhe, mas também ajuda a prevenir sua formação. Use uma solução a 3% de peróxido de hidrogênio, despeje-a em uma garrafa de spray e aplique nas áreas afetadas. Deixe agir por 10-15 minutos, limpe com uma esponja e seque. Álcool. É muito eficaz, especialmente na remoção de mofo das paredes. É melhor usar álcool puro, definitivamente não álcool escuro como uísque. Prepare uma solução com uma parte de álcool e uma parte de água. Despeje em uma garrafa de spray e aplique no mofo. Deixe atuar e depois remova com uma esponja ou um raspador. Desinfete bem as ferramentas que entraram em contato com o mofo.
