Escovas de dentes, têm mais bactérias do que a sanita: só se fizer isto é que as vai matar de vez

O escovar dos dentes tem mais bactérias do que se pensa, quase mais do que as presentes na sanita. Eis um método para eliminá-las para sempre.

Escovas de dentes cheias de bactérias

Existem vários tipos de escovas de dentes e fazem parte da nossa rotina diária. Junto com a pasta de dentes, ajuda-nos a ter um sorriso sempre perfeito e dentes saudáveis e bem cuidados. No entanto, pode parecer que é um objeto muito limpo, mas na verdade não é, pois está repleto de bactérias.

Poderíamos até dizer que tem quase mais bactérias do que a sanita. Ao entrar em contato com a água todos os dias, a escova de dentes corre o risco de se encher de microrganismos. Estes podem, então, causar infeções na boca. Não é suficiente enxaguar a escova após o uso, pois apenas removerá quaisquer resíduos de comida ou pasta de dentes, não eliminando as bactérias e germes entre as cerdas da escova.

Causas do herpes simplex, por exemplo, são as bactérias presentes na escova de dentes. Mas há uma maneira simples e eficaz de limpá-la profundamente. Você precisará de apenas dois ingredientes simples que encontrará facilmente na sua despensa.

Escova de dentes: como limpá-la profundamente em pouco tempo

Basta usar limão e bicarbonato de sódio para uma limpeza profunda da escova de dentes. E demora muito pouco tempo. Basta colocar um pouco de bicarbonato de sódio e suco de limão em um copo de água quente. Em seguida, mergulhe a escova de dentes no copo e deixe-a lá por pelo menos 15 minutos. Depois, enxague com água fria.

No entanto, atenção, a água deve estar quente e não fervente, caso contrário, as cerdas da escova de dentes podem se danificar. O suco de limão tem um forte poder antisséptico e bactericida. Juntamente com o bicarbonato de sódio, eliminará todas as bactérias da escova de dentes.

Outros métodos para limpar a escova de dentes

Existem também outros remédios para limpar a escova de dentes. Aqui estão alguns:

  • Enxaguante bucal: basta mergulhar a escova de dentes em um copo com enxaguante bucal. Deixe agir por cerca de 30 minutos e depois enxague. A clorexidina contida em alguns enxaguantes bucais específicos tem uma ação bactericida muito alta.
  • Água oxigenada: misture água e água oxigenada em um copo e deixe a escova de dentes no copo por algumas horas. Depois, enxague muito bem.

Dicas para escovas de dentes sempre limpas

Algumas precauções simples são suficientes para ter uma escova de dentes sempre limpa. Uma dica é não manter todas as escovas juntas, como geralmente é feito, pois as bactérias de uma escova podem contaminar a escova ao lado.

Além disso, é muito importante lavar o suporte da escova de dentes pelo menos uma vez por semana, pois no fundo dele sempre se acumulam bactérias devido à água que escorre e pode causar a formação de mofo.

Nunca deixe a escova de dentes sem sua tampa protetora de cerdas de plástico, mas antes de colocá-la, sempre verifique se as cerdas estão secas. Porque, como sabemos, os germes se desenvolvem muito mais rapidamente em locais fechados.

Por fim, mas não menos importante, é sempre uma boa ideia lavar as mãos antes de escovar os dentes. As mãos acumulam diariamente uma infinidade de bactérias que podem facilmente se fixar nas escovas de dentes e causar infeções na boca.

Deixe um comentário