Quando uma cadeira de tecido não é removível e, portanto, não pode ser colocada na máquina de lavar, é sempre delicado saber como remover uma mancha! Na verdade, a última coisa que se deseja ao realizar a limpeza é danificar o assento e deixar uma marca nesse tipo de tecido. Então, como limpar a sua cadeira de tecido e remover manchas com sucesso? A vovó compartilha todos os segredos para fazer as sujeiras desaparecerem.
- Saber como limpar a sua cadeira de tecido
Tomar precauções permite evitar deixar marcas no assento. Para evitar cometer um erro, é crucial conhecer bem o tipo de tecido que cobre as cadeiras (tecido de algodão, linho, veludo, tecidos sintéticos…). Felizmente, a etiqueta presente no assento muitas vezes pode fornecer preciosas indicações. Muitas vezes, o fabricante indica que tipo de tratamento usar e quais evitar. Para a manutenção do tecido, lembre-se de que:
- O “W” é simplesmente o símbolo da água, indicando que você pode realizar um tratamento com água.
- Quanto ao “P”, é o símbolo de solventes/detergentes. Isso indica que você pode usar um detergente de limpeza no seu tecido do assento.
- Por fim, há o W/P, um pictograma que indica que você pode usar tanto água quanto um produto removedor.
Às vezes, mesmo procurando, o móvel não possui nenhuma indicação. Isso pode ser ainda mais verdadeiro para uma cadeira antiga de tecido cuja etiqueta pode estar apagada (ou nunca ter existido!). Em caso de dúvida, sempre teste o seu detergente em um local pouco visível antes de operar na área manchada. Isso permite que você identifique possíveis descolorações. E se você não puder remover manchas persistentes sem deixar resíduos, deixe um profissional lidar com isso.
Como limpar a sua cadeira de tecido diariamente?
A limpeza das cadeiras de tecido idealmente deve ser realizada regularmente para limitar o aparecimento de manchas rebeldes ou sujeira difusa. Isso envolve várias técnicas:
- Aspirar
O aspirador remove a poeira e absorve parte das manchas. Também é possível polvilhar bicarbonato de sódio ou talco no assento, deixar agir e depois aspirar o pó para neutralizar os maus odores e dar um toque de frescor à sua cadeira ou poltrona. Se o tecido for delicado, é melhor escovar com o acessório de escova do aparelho. - Limpeza a vapor
Desenhe uma grade com o seu limpador a vapor para cobrir bem todo o assento. Certifique-se de deixar o assento secar bem antes de reutilizar o móvel. - Sabão para uma limpeza rápida
A água com sabão (com sabão de Marselha, sabão preto ou até mesmo detergente para louça) pode ser usada para lavar o tecido do assento. Basta borrifar uma pequena quantidade nas superfícies a serem limpas com um pulverizador (sem encharcar o assento!), esfregar com uma esponja (lado não abrasivo) ou um pano. Em seguida, passe cuidadosamente uma toalha de rosto para absorver o excesso de água. Finalmente, deixe secar ao ar livre em um local bem ventilado (por exemplo, mantendo as janelas abertas).
Como remover uma mancha de uma cadeira de tecido?
Além da simples água com sabão para uma mancha pouco incrustada, existem diferentes tipos de removedores, dependendo do tipo de mancha.
- A água com gás pode ser muito eficaz contra manchas de urina de animais de estimação. Isso ajuda a combater os odores antes de usar água com sabão ou vinagre branco.
- O vinagre branco deve ser misturado com água fria ou quente em uma proporção de 50-50, especialmente contra manchas de gordura ou manchas de óleo. Borrife a mistura na mancha, esfregue com um pano embebido nessa mistura. Termine certificando-se de enxaguar e deixar secar.
- O bicarbonato pode ser misturado com água para fazer uma pasta. Esfregue isso na mancha, deixe agir e escove. Se necessário, tampe com terebintina se a mancha persistir.
- O peróxido de oxigênio (ou água oxigenada) pode ser usado em manchas de sangue, gordura, chá, café… No branco, substitui idealmente a água sanitária. No entanto, também pode ser usado em tecido colorido, desde que você garanta que não haja descoloração em uma área pouco visível. Conte com duas doses de água para uma dose de água oxigenada em um pulverizador. Borrife e deixe agir por 20 ou 25 minutos antes de esfregar. Repita se necessário e deixe secar.
- Por fim, o suco de limão pode ser usado em manchas difíceis (manchas de tinta, frutas vermelhas, mostarda…). Também pode ser associado ao sal contra ferrugem.
