O suor é um fenômeno natural que afeta a todos nós. No entanto, algumas pessoas são mais propensas a sofrer de maus odores ou transpiração excessiva. E a esses inconvenientes somam-se as manchas de transpiração nas roupas, que podem ocorrer a qualquer momento, mesmo com o melhor desodorante. Isso pode te deixar com… suores frios! Felizmente, é possível lidar com isso de forma muito fácil. Descubra como limpar manchas de transpiração sem amônia ou produtos químicos de limpeza, e também como evitá-las no futuro.
1) Tomar medidas para evitar manchas de transpiração
As manchas amarelas sob os braços ocorrem quando o sal no suor se mistura ao alumínio do desodorante ou quando o suor interage com as bactérias e fungos que se proliferam na pele. Além de escolher cuidadosamente seu desodorante ou antitranspirante sem alumínio (ou optar pela pedra de alúmen, por exemplo), você pode tomar algumas medidas que limitarão o aparecimento das manchas. Isso inclui aplicar o desodorante sem excesso e esperar que ele seque antes de vestir-se. Além disso, é possível optar por roupas folgadas, que ajudam a reduzir o atrito. Por fim, lembre-se de lavar as roupas imediatamente após o uso.
2) Agir rapidamente quando uma mancha aparece
Com as manchas de transpiração, o problema é o mesmo que com a maioria das manchas (manchas de sangue, manchas de tinta): se você der tempo para secar, elas se tornarão mais difíceis, até impossíveis de remover. Portanto, seja em um restaurante ou no trabalho quando você perceber as manchas, não hesite em dar uma passada no banheiro para enxaguá-las cuidadosamente com água morna. Se estiver em casa, você pode usar vinagre branco (ou suco de limão para tecidos delicados) diretamente para tampar a mancha em questão.
3) Optar por removedores naturais eficazes contra manchas de transpiração
Vários produtos de limpeza naturais podem contribuir com seu poder removedor. O vinagre branco, que é um excelente limpador e desodorizante, é um ótimo exemplo. Em tecidos delicados, pode-se preferir suco de limão. Para remover manchas e as bactérias que elas contêm, o álcool a 70° é uma boa escolha. Caso contrário, a água oxigenada é eficaz, mas deve ser reservada para tecidos brancos e cores claras para evitar riscos de descoloração. Para todos esses produtos, o processo é o mesmo: tampe a mancha com um pano limpo embebido na solução, enxágue e emulsifique com um pouco de sabão antes de enxaguar novamente e colocar na máquina de lavar.
Você também pode deixar suas roupas manchadas de molho por várias horas em uma bacia de água quente adicionada de bicarbonato de sódio, carbonato de sódio (ainda mais poderoso que o bicarbonato) ou uma mistura igual de suco de limão e vinagre. Isso funcionará muito bem para limpar várias peças de roupa de uma vez ou remover manchas persistentes.
4) Uma combinação imbatível quando nada funciona em manchas
Para combater manchas de transpiração ou qualquer tipo de mancha, você pode combinar bicarbonato de sódio e água oxigenada para fazer uma pasta flexível à qual você adicionará algumas gotas de detergente. Em seguida, aplique este produto nas manchas e esfregue com uma escova de dentes por cerca de um minuto. Deixe agir por cerca de duas horas e coloque a peça de roupa na máquina de lavar.
5) A combinação bicarbonato-limão para eliminar manchas de transpiração persistentes
Já mencionamos esta receita muito eficaz para remover manchas de transpiração difíceis, especialmente em casos de manchas amarelas. Essa dica consiste em diluir um pouco de suco de limão com água antes de adicionar sal e bicarbonato. Espalhe a mistura sobre a mancha e use uma escova de dentes de cerdas macias para esfregar delicadamente o produto e dissolver a marca indesejada. Em seguida, deixe repousar e secar. Enxágue esta mistura com água morna e lave a roupa como de costume.
