Dicas de Limpeza para Deixar o Piso de Linóleo Impecável
Existem diversos revestimentos de piso, e para cada tipo de piso, é necessário adaptar o produto de limpeza. Afinal, não podemos limpar pisos laminados, azulejos e outros tipos de assoalhos ou carpetes da mesma maneira, pois as peças são compostas por materiais muito diferentes. No caso do linóleo, por exemplo, não podemos usar muita água, pois os materiais orgânicos que ele contém (óleo de linhaça, partículas de madeira, cortiça, etc.) não toleram isso, ao contrário de um piso de plástico como PVC ou azulejo! Mas então, como limpar e dar brilho a um piso de linóleo sem deixar marcas? Como lidar com sujeiras incrustadas e manchas persistentes? Aqui estão todas as nossas dicas de limpeza para este revestimento de piso muito apreciado.
Com essas dicas, você verá que os produtos naturais e ecológicos funcionam tão bem quanto os produtos de limpeza à base de produtos químicos (amônia, água sanitária, etc.).
Dica básica para limpeza e manutenção regular:
A água com sabão é uma boa opção após passar o aspirador para remover a poeira do linóleo. Em água quente, adicione algumas gotas de detergente líquido ou sabão de Marselha. Você também pode adicionar duas colheres de sopa de sabão preto em uma bacia de água quente. Em seguida, limpe o chão com um esfregão ligeiramente umedecido. É muito importante torcer bem o esfregão antes de fazer a manutenção do piso para evitar danificá-lo. Não é necessário deixar agir! Finalize usando um balde de água limpa para enxaguar.
Limpeza mais profunda do linóleo:
Para um efeito mais desengordurante em um piso de linóleo muito sujo, a combinação de vários produtos de limpeza pode ser muito eficaz. Comece fazendo uma primeira limpeza com 50 g de bicarbonato de sódio diluído em 2 litros de água quente. Passe o esfregão levemente umedecido no chão. Seu poder abrasivo suave ajudará a remover a sujeira do piso. Em seguida, repita o processo com 3 colheres de sopa de álcool a 90° em um litro de água morna. Isso fará com que o chão brilhe de maneira muito eficaz. E não é necessário enxaguar!
Vinagre branco, outra opção:
Calcule meio copo de vinagre branco (aproximadamente 25 cl) para um balde de água quente. Se o cheiro de vinagre incomodar, você pode adicionar uma ou duas gotas de óleo essencial de limão, eucalipto, lavanda, etc. Isso melhorará o poder de limpeza e desinfecção do produto. Use um esfregão, uma esponja ou um pano de microfibra bem torcidos para evitar o excesso de água.
Limpeza de manchas persistentes no linóleo:
A pedra de argila ou pedra branca é uma pasta de argila abrasiva que ajuda a remover manchas difíceis. Também é possível usar terebintina ou aguarrás aplicados com uma espátula. Por fim, para desincrustar um piso muito sujo, não apenas para tratar manchas, é possível mergulhar uma escova em meio litro de água quente misturada com três colheres de sopa de cristais de soda. Em seguida, passe o esfregão ou um mop.
Como fazer o linóleo brilhar:
Prontos para a dica curiosa da vovó? Para dar brilho ao seu piso de linóleo, use uma gema de ovo! Basta misturá-la com meio litro de água morna e polir o chão com essa mistura usando um pano macio. Brilho garantido!
Como proteger o linóleo após a limpeza:
Para proteger o linóleo contra manchas, use cera de terebintina, que você aplicará com um pano macio ou mop de microfibra.
