Como limpar eficazmente a porta do forno (entre as placas de vidro)?

Limpar o interior do forno já é complicado o suficiente, especialmente se não soubermos as dicas mais eficazes para fazê-lo. No entanto, também é necessário enfrentar a limpeza da porta do forno! Infelizmente, aqui também, as coisas não são tão simples como um bom esfregão… A sujeira de cozimento e os restos de comida queimada têm o dom de se alojar no espaço entre os vidros do forno. Portanto, é muito difícil alcançar essas manchas gordurosas. Então, de uma vez por todas, como limpar eficientemente a porta do forno e fazer brilhar os espaços entre os vidros? A vovó revela todos os seus segredos de limpeza manual contra sujeiras inacessíveis em cada tipo de forno (forno embutido tradicional, forno de pirólise…)!

O que é necessário para limpar a porta do forno:

  • Uma toalha grande
  • Pano macio, pano de microfibra ou uma esponja úmida + escova de dentes
  • Produtos de limpeza à base de produtos químicos ou produtos naturais ecológicos de sua escolha: cinzas de madeira, pedra de argila, vinagre branco, sabão preto, álcool, suco de limão, cristais de soda, pasta de água e bicarbonato de sódio, detergente líquido, água com sabão e sal grosso…
  • Uma chave de fenda

Como limpar a porta do forno e o espaço entre os vidros?
1) Geralmente, as portas dos fornos podem ser facilmente desmontadas. Para isso, comece desbloqueando as dobradiças após abrir completamente a porta. Se necessário, use a chave de fenda para não machucar os dedos.

2) Em seguida, feche a porta a cerca de 45° e levante-a suavemente para removê-la.

3) Coloque-a então sobre a bancada coberta por uma toalha para evitar riscos. Seria uma pena danificá-la tentando esfregá-la!

4) Retire os vidros um a um, se necessário, desparafusando-os. Principalmente, observe bem a direção de montagem. O objetivo é poder remontar a porta sem problemas após a limpeza das manchas persistentes.

5) Falando em limpeza! Você precisará limpar cuidadosamente todos os vidros sujos com o produto desengordurante de sua escolha. Se necessário, deixe agir por um tempo. Em seguida, seque com um pano seco para evitar respingos no chão. Lembre-se de limpar também a moldura da porta do forno, onde podem haver depósitos. Remover os resíduos funciona muito bem com uma escova de dentes velha ou uma esponja embebida em detergente. E podemos tranquilizá-lo: não será necessário fazer isso após cada uso do forno. Uma vez feito, a porta permanece impecável por muito tempo!

6) Quando terminar de limpar a porta do forno e o espaço entre os vidros, e depois de remontar tudo, coloque a porta de volta no lugar e prenda cuidadosamente as fixações das dobradiças dobrando a aba.

Não tenha medo: na primeira vez que fizer isso, você terá um trabalho árduo de limpeza. Na verdade, você estará removendo todas as sujeiras acumuladas e a gordura seca, às vezes por anos. No entanto, uma vez que você começa a fazer isso regularmente (uma ou duas vezes por ano), melhora!

E se não for possível desmontar a porta do forno para limpá-la?
Infelizmente, alguns modelos não têm dobradiças desmontáveis. Portanto, torna-se impossível limpar a porta do forno com o método explicado anteriormente. Nesse caso, você pode colocar um pano de limpeza caseiro ou um pano embebido em vinagre em um cabide de metal. Em seguida, prenda tudo com elásticos e limpe entre os vidros passando por baixo. Para fazer isso, você provavelmente precisará abaixar a porta da gaveta abaixo do forno.

Deixe um comentário