8 dicas fantásticas para combater o calcário nos pavimentos em mosaico

Em algumas regiões, a água dura pode causar estragos em todas as superfícies que entram em contato. O calcário pode, de fato, danificar nossos eletrodomésticos, especialmente a máquina de lavar, ou sujar permanentemente nossos banheiros, torneiras e pias. No entanto, nada é mais irritante do que esses depósitos brancos acumulados no revestimento de azulejos que cobre as paredes e os pisos do banheiro ou da cozinha. Simplificando, uma vez instalados, esses resíduos brancos não se movem mais e conferem um aspecto negligenciado à cabine de banho. Então, munidos de luvas de limpeza, uma esponja abrasiva ou uma escova com cerdas macias, além de uma escova de dentes para alcançar os cantos e as juntas, descubra como limpar o calcário nos azulejos do chuveiro num piscar de olhos!

Você verá que com os produtos de limpeza certos, essa tarefa é rápida e eficaz. Em caso de dúvida, não hesite em testar o produto em uma área pouco visível para evitar danificar irreversivelmente seus azulejos.
1) Vinagre branco contra o calcário nos azulejos
O vinagre branco deve ser evitado em superfícies porosas como mármore ou pedra natural. No entanto, em um chuveiro com azulejos, nada impede o uso do rei dos produtos de limpeza para combater as manchas brancas. Seu efeito removedor, antibacteriano e descalcificante garantirá um resultado muito eficaz sem danificar o chuveiro. Para isso, você pode misturá-lo com um pouco de água em um borrifador. Para limpezas mais difíceis, pense em usar este anticalcário puro ou adicionado de algumas gotas de detergente para a louça. Também é possível aquecer o produto de limpeza. De qualquer forma, o método de aplicação é o mesmo: basta pulverizar, deixar agir, esfregar e secar cuidadosamente.

2) Limão como substituto do vinagre
Para uma superfície muito entartrada, podemos aproveitar a acidez do limão, que acabará agindo exatamente como o vinagre, mas sem o cheiro! Para facilitar a tarefa, você pode cortar este cítrico ao meio e usar a polpa como uma esponja para esfregar diretamente as manchas persistentes nos azulejos ou nas juntas. Isso também ajudará, assim como o vinagre, a eliminar possíveis mofo que às vezes escurece os azulejos quando a umidade na sala de banho é muito alta.

3) Argila contra o calcário nos azulejos
A argila é um produto ecológico muito versátil que permite remover a cal e a sujeira dos azulejos sem danificá-los. Além disso, ela aplicará uma película protetora que retardará o retorno rápido da sujeira para as telhas. Além disso, seu uso é muito simples. Basta pegar um pouco deste creme com uma esponja (geralmente fornecida com o produto quando comprado) e usar para esfregar a superfície a ser tratada em movimentos circulares. Em seguida, enxágue abundantemente e seque os azulejos com um pano limpo e seco.

4) Bicarbonato para azulejos brilhantes e sem calcário
Se os azulejos estiverem pouco sujos, você pode simplesmente polvilhar esta poeira branca e ecológica em uma esponja úmida e usá-la para esfregar a parede ou o chão. Caso contrário, também é possível formar uma pasta com um pouco de água e bicarbonato de sódio, que você pode usar para esfregar as áreas a serem limpas. Não hesite em adicionar algumas gotas de detergente para a louça para aumentar sua eficácia. Em seguida, pegue esta pasta com uma esponja ou uma escova, aplique, deixe agir, enxágue e seque cuidadosamente. Isso permitirá que você limpe tanto os azulejos quanto as juntas encardidas.

5) Cristais de soda para se livrar do calcário nos azulejos
Para uma limpeza mais minuciosa e sujeira incrustada, nada melhor do que os cristais de soda. Não os confunda com o bicarbonato de sódio, esses cristais são, de fato, um passo acima em termos de eficácia e poder anticalcário. No entanto, certifique-se de que não apresentem riscos para os azulejos antes de usá-los e use luvas para proteger as mãos. Uma vez equipado, basta diluir duas colheres de sopa de cristais em um litro de água quente. Em seguida, pegue a mistura com uma escova ou esponja e comece a esfregar vigorosamente. Após a limpeza, certifique-se também de enxaguar e secar bem os azulejos.

6) Ácido cítrico para descalcificar azulejos cobertos de calcário
Não se assuste com o nome! Este ácido é, na verdade, um removedor de calcário ecológico muito poderoso e versátil. Menos conhecido que o vinagre, ele o substitui facilmente sem perder em eficácia. Portanto, é totalmente lógico usá-lo para remover o calcário em um chuveiro ou para eliminar o calcário em paredes e pisos. Seu uso também é muito fácil: despeje um litro de água quente em uma bacia e misture de 1 a 4 colheres de sopa de ácido cítrico (dependendo da sujeira a ser removida). Em seguida, use esta mistura para umed

ecer uma esponja ou uma escova e esfregue cuidadosamente as áreas a serem tratadas. Não se esqueça de enxaguar e secar bem!

7) Gesso de Paris para restaurar azulejos perfeitos
O gesso de Paris (ou gesso da Espanha) é ideal para limpar azulejos entartrados. Para fazer isso, forme uma pasta espessa com uma porção de gesso de Paris, uma de água e outra de vinagre branco. Em seguida, aplique esta pasta nos azulejos e esfregue bem com uma esponja úmida ou um pano macio (como um pano de microfibra, ideal para azulejos frágeis). Depois, basta enxaguar e secar.

8) Líquido de enxágue para descalcificar azulejos
Se não se importar de usar produtos químicos comerciais, pode usar um gel anticalcário ou o líquido de enxágue da máquina de lavar louça para realizar a limpeza. Na verdade, esses dois produtos eliminarão o calcário sem esforço. Para isso, basta aplicá-los, deixar agir e enxaguar com água limpa antes de secar bem os azulejos. No entanto, observe que essas soluções são obviamente menos ecológicas e econômicas do que as outras, além de serem mais irritantes.

Como evitar o aparecimento de calcário nos azulejos?
Em primeiro lugar, enfatizamos a importância da manutenção regular e de uma boa secagem após o uso. Certamente, você já está acostumado a passar o rodo nas paredes do chuveiro. Então, lembre-se de secar o azulejo ao passar para evitar problemas de tártaro e faça uma limpeza frequente para precisar esfregar menos. Isso ajudará a prevenir a maioria das manchas brancas indesejáveis. Além disso, você pode considerar a instalação de um amaciante de água para combater o calcário. Esta é, aliás, a solução mais simples e eficaz para garantir a durabilidade da máquina de lavar louça ou da máquina de lavar roupa sem esforço.

Deixe um comentário