Diga adeus às nódoas de óleo na sua roupa com estas 12 dicas

Que seja enquanto você está fazendo reparos, abastecendo o carro, cozinhando, trabalhando ou saboreando uma refeição deliciosa, as manchas de óleo nunca estão longe e podem ocorrer a qualquer momento. E como todas as manchas persistentes, elas podem parecer impossíveis de serem removidas, mas não se preocupe. Existem truques simples e eficazes para se livrar dessas manchas indesejadas e salvar nossas roupas favoritas. Descubra como limpar uma mancha de óleo ou gordura com produtos de limpeza ecológicos e/ou econômicos. Tudo para recuperar roupas limpas e impecáveis sem esforço!

  1. Os bons hábitos para eliminar manchas de óleo
  • Para evitar que a mancha se fixe no tecido, tente agir rapidamente. Uma mancha antiga e seca será mais difícil de remover. Além disso, sempre faça um teste prévio em uma área pouco visível antes de usar produtos de limpeza em manchas de gordura para garantir que a peça reaja bem e não haja risco de descoloração.
  1. Evite alguns erros ao lidar com uma mancha de óleo
  • Para enfrentar essas manchas persistentes, evite certos gestos que podem piorar ou fixar a mancha de óleo. Por exemplo, enxaguar com água pode espalhar a mancha em vez de dissipá-la. Além disso, não use sal para remover a mancha, pois pode queimar os tecidos, especialmente os mais delicados.
  1. Dissolva uma mancha de óleo com detergente líquido de louça
  • Às vezes, as dicas mais simples e econômicas são as melhores! O detergente líquido de louça, devido ao seu forte poder desengordurante, é o removedor ideal para manchas de óleo. Basta umedecer a mancha e aplicar algumas gotas de detergente. Em seguida, esfregue o tecido com uma escova de dentes velha ou um pano limpo. Por fim, enxágue, repita se necessário e lave a peça na máquina de lavar usando o programa usual.
  1. Sabão de Marselha, o aliado ideal
  • O sabão de Marselha, assim como o sabão de bile de boi, são duas opções excelentes para manchas de óleo. Basta umedecer levemente a mancha e fazer uma crosta com o sabão, esfregando diretamente sobre a mancha com o sabonete. Deixe agir por alguns minutos, esfregue com um pano limpo e prossiga com um bom enxágue e lavagem na máquina.
  1. Vinagre branco, suco de limão ou álcool contra manchas de óleo
  • O vinagre branco é um produto de limpeza desengordurante, removedor e desodorizante muito eficaz em manchas de óleo devido à sua acidez. Álcool a 70° e suco de limão fresco também são boas opções. Para manchas de óleo, você pode umedecer um pano com um desses líquidos e tampar a mancha para fazê-la desaparecer. Em seguida, enxágue e lave a peça na máquina.
  1. Terra de Sommières para eliminar a mancha por absorção
  • A terra de Sommières é amplamente utilizada na limpeza devido às suas propriedades absorventes excepcionais. Neutraliza a gordura do óleo, eliminando a mancha e desodorizando em um único passo. Basta polvilhar diretamente sobre as manchas de óleo, deixar agir por várias horas, remover o pó com uma escova macia ou aspirador e, se possível, lavar a peça na máquina.

Dicas adicionais:

  1. Talco ou farinha para absorver uma mancha de óleo
  • Se você não encontrar terra de Sommières perto de você, tente substituí-la por talco ou farinha. Isso funciona tão bem para o sofá quanto para uma roupa manchada. No entanto, essa solução geralmente funciona melhor para tecidos claros, couro ou seda. Para usar esses pós, polvilhe sobre a mancha e deixe agir por pelo menos uma hora. Em seguida, aspire cuidadosamente o pó. Por fim, lave à mão ou na máquina.
  1. Argila branca para absorver e remover a gordura
  • Forme uma pasta absorvente e removedora com argila branca e álcool doméstico. Você pode aplicar isso na área a ser limpa e deixar secar completamente. Em seguida, esfregue suavemente a mancha para remover o pó e finalize a limpeza com um pano úmido.
  1. Terebintina contra manchas de óleo
  • Esta essência proveniente do pinheiro marítimo é usada de várias maneiras, sendo particularmente útil para lidar com manchas difíceis em roupas. Lembre-se de usá-la com cuidado, usando luvas. Para usá-la, umedeça a mancha com terebintina, depois lave normalmente na máquina.
  1. Amônia para remover a gordura do tecido
  • Se a mancha de óleo estiver em camurça ou tecido, é possível usar amônia para removê-la. Este produto químico de limpeza é irritante, portanto, use-o em um local bem ventilado e com luvas. Para fazer a mancha desaparecer, dilua meia dose de amônia em uma dose de água. Em seguida, tampe a área a ser tratada com esta solução. Depois, polvilhe a mancha com terra de Sommières para absorver a umidade e evitar a formação de manchas ao secar. Basta esperar um pouco antes de escovar suavemente o pó.

Dicas extras para manchas de óleo persistentes ou antigas:

  1. Laquê para cabelo contra manchas de óleo
    • O laquê para cabelo pode não ser a opção mais ecológica para lidar com resíduos de óleo, mas ainda é uma boa alternativa para combater manchas de óleo, como manchas de tinta. Basta borrifar sobre as manchas, deixar agir por 20
    minutos e lavar a peça na máquina com o programa usual.
  2. Técnica do papel absorvente para remover o óleo
    • Para uma mancha difícil ou que passou pela máquina de lavar (e, portanto, está fixada), a técnica do papel absorvente pode ser a única opção para salvar suas roupas. Se nada mais funcionar, vale a pena tentar! Para fazer isso, coloque um pano limpo ou papel absorvente sobre a gordura e passe o ferro várias vezes. Lembre-se de substituir ou mover o pano ou toalha de papel várias vezes para usar uma área não impregnada de óleo. Isso ajudará a absorver qualquer vestígio de óleo mais eficazmente.

Deixe um comentário