As janelas e portas, sejam antigas ou novas, são extremamente suscetíveis ao mofo e à sujeira. Isso ocorre porque o mofo é um fungo que tende a proliferar em locais muito úmidos e frequentemente em contato com a água. De fato, as janelas e portas frequentemente criam condensação devido à diferença de temperatura que ocorre entre a temperatura externa e a interna da casa. Um fenômeno que ocorre principalmente nos meses de inverno e chuvosos. Essa formação de mofo não é apenas esteticamente desagradável, mas também pode prejudicar a saúde daqueles que convivem com esse fungo em casa. Por esse motivo, sua eliminação e prevenção são necessárias.
Por que o Mofo Surge ao Redor das Molduras das Janelas?
A maior causa de mofo é a condensação. Podemos definir condensação como uma camada muito fina de água que cobre as janelas quando o ar frio e o ar quente entram em contato. O mesmo acontece quando colocamos uma garrafa de vidro fora da geladeira: é criado um halo úmido na superfície da garrafa. O mesmo acontece no vidro de nossas janelas: o ar externo é muito frio, o interno é quente. As janelas começam a se encher de condensação. Existe uma maneira simples de prevenir sua formação, e a solução irá surpreendê-lo.
Se quisermos eliminar definitivamente a criação de condensação, devemos dizer adeus às pontes térmicas. As pontes térmicas são causadas pelos elementos que compõem nossa janela, como a moldura (estrutura de ferro) ou os peitoris de mármore sob a moldura. Praticamente em todas as casas italianas há um peitoril de mármore na base da janela. Você certamente terá notado que esta laje de mármore está sempre fria, e isso acontece precisamente porque ela age como uma ponte, traz a temperatura externa para dentro.
A Solução Natural para Eliminar Condensação e Mofo das Suas Janelas
Se você não está no melhor momento para realizar trabalhos de renovação nos caixilhos, pode recorrer a esta solução temporária. Pode acontecer que você não esteja em um período adequado para se dedicar a certos trabalhos em casa, tanto do ponto de vista econômico quanto do ponto de vista do tempo disponível. Por esses motivos compreensíveis, oferecemos a você uma solução muito eficaz que o livrará do problema por um longo período de tempo. Com este remédio, você pode ficar tranquilo por um longo tempo e se livrar do perigoso mofo.
O que você precisa é de um par de luvas de látex, uma esponja e dois ingredientes naturais que sempre se mostram miraculosos: vinagre de vinho branco e bicarbonato de sódio. Estes são dois ingredientes naturais que possuem notáveis propriedades de branqueamento e desinfecção: com o uso deles, o mofo desaparecerá.
O procedimento consiste em duas etapas: primeiro, pulverize o vinagre nas áreas infestadas de mofo e sujeira e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, espalhe um pouco de bicarbonato de sódio em um pano limpo e úmido e esfregue suavemente nas áreas afetadas. Você verá como toda a sujeira e mofo deslizarão sob o pano, deixando a área perfeitamente branca e desinfetada. A partir de agora, com este método, você pode ficar tranquilo e ter algum tempo antes da renovação.