Como é que posso lavar os meus sapatos na máquina sem os danificar?

Após uma festa, um longo passeio ou uma sessão de esportes, nossos sapatos podem ficar cobertos de manchas difíceis e sujeira variada. E, é claro, o desenvolvimento de odores desagradáveis pode ocorrer, especialmente quando se trata do nosso par favorito. Por que não colocá-los na máquina de lavar para dar-lhes uma boa limpeza nesse caso? Na verdade, muitas coisas incomuns podem ser colocadas na máquina de lavar, e os sapatos não são exceção. Isso permite renová-los e dar-lhes uma nova aparência sem a necessidade de passar horas esfregando! No entanto, para encontrá-los em bom estado e evitar danificá-los ainda mais ou mesmo fazê-los encolher, é necessário tomar algumas precauções.


Passo 1: Verificar o material dos sapatos antes de colocá-los na máquina
Infelizmente, nem todos os pares de sapatos podem ser colocados na máquina de lavar. De fato, seus sapatos de salto alto e outros tipos de sapatos com salto não são compatíveis com esse método de limpeza. Quanto às botas e botinas de camurça, couro, nobuck, seda ou cetim, é melhor evitar a lavagem na máquina, já que podem não suportar. Note também que as solas de cortiça podem rachar ou se deteriorar devido aos movimentos e à umidade. No entanto, não hesite em colocar tênis de lona com sola de borracha na máquina.


Passo 2: Preparar os sapatos antes de colocá-los na máquina
Lembre-se sempre de remover os cadarços e as palmilhas antes de colocar os sapatos na máquina. Você pode considerar lavá-los separadamente em uma bacia de água quente com detergente para limpar os cadarços. Para devolver o brilho, você pode usar suco de limão ou percarbonato de sódio, que proporcionam brancura e também removem odores e manchas das fibras dos cadarços.

Passo 3: Realizar uma limpeza preliminar
Você não teria a ideia de passar o esfregão sem ter varrido ou aspirado antes, não é mesmo? Bem, aqui é um pouco parecido. Antes de colocar os sapatos na máquina de lavar, escove a lama e a sujeira máxima com uma escova e remova possíveis chicletes. Isso otimizará a lavagem na máquina de lavar e garantirá uma limpeza perfeita.

Passo 4: Preencher a máquina
Para evitar danificar seu precioso par de sapatos ou o tambor da máquina, não coloque apenas um par. É melhor embalar os sapatos em uma rede para lavagem delicada ou em uma fronha. Em seguida, adicione algumas toalhas grandes ou roupas grossas para preencher completamente o tambor. Isso ajudará a absorver os impactos e a posicionar bem os sapatos.


Passo 5: Programar corretamente a máquina para uma lavagem ideal dos sapatos
Um programa muito quente pode danificar permanentemente seus sapatos. Uma centrifugação muito forte pode fazer com que seus sapatos encolham, tornando-os menos confortáveis. Portanto, certifique-se de programar uma lavagem a 30°C com uma centrifugação leve (entre 400 e 800 rotações por minuto, no máximo!).

Após a limpeza, você pode usar a secadora, sempre escolhendo um programa suave e adequado. Caso contrário, a secagem ao ar livre será suficiente. Para fazer isso, coloque papel jornal em cada sapato para absorver a umidade e acelerar a secagem. Você pode trocá-lo quando estiver muito úmido. Além disso, coloque seus sapatos em um local protegido dos raios diretos do sol para evitar o risco de desbotamento da parte têxtil do sapato.

Deixe um comentário