Como limpar um colchão? 3 dicas para todos

Dados os longos períodos que passamos na cama, é natural que queiramos escolher cuidadosamente nossa roupa de cama. No entanto, muitas vezes negligenciamos a manutenção do colchão. Isso é um pouco lamentável, pois é um grande investimento. Entre as células mortas que deixamos lá, os ácaros e os 40 cl de água que evacuamos todas as noites (ou seja, 300 litros por ano), há muito a fazer! Além disso, é por isso que o colchão fica sempre mais pesado quando nos livramos dele do que quando o compramos. Além disso, as manchas logo se instalam, uma vez que o revestimento é geralmente branco. No entanto, não é uma opção comprar um produto caro no comércio para eliminar a sujeira e desodorizar. Para limpar um colchão, podemos fazer a maior parte do trabalho com produtos econômicos que já temos.

Como escolher o melhor colchão

Limpeza ou não, um colchão deve ser trocado a cada 10 a 15 anos. Estofamentos, dimensões, marcas… Nem sempre é fácil saber como escolher um colchão. Em primeiro lugar, preste atenção ao suporte e ao conforto do colchão. Você pode escolher um suporte macio, firme ou muito firme e ter um conforto macio ou firme. Esses são dois critérios importantes a serem verificados na compra. A firmeza dependerá principalmente da sua corpulência e da sua morfologia. Dorminhocos mais corpulentos geralmente precisam de um colchão mais firme.

Quanto ao tipo de colchão, tudo dependerá das suas preferências. Os colchões de molas são perfeitos para quem sente calor à noite, graças à boa ventilação. Bem ensacados, eles também oferecem uma boa independência de sono para casais. Isso ajuda a amortecer os movimentos. Os colchões de espuma com memória também têm boa independência de sono e boa resiliência. O colchão de espuma é mais acessível, mas dura menos devido à umidade. Para uma boa durabilidade, escolha uma espuma com mais de 30 kg/m3. Finalmente, o colchão de látex é hipoalergênico e muito arejado. Em termos de dimensões, o melhor colchão terá uma largura mínima de 160 cm para casais, a fim de reduzir os despertares noturnos. Em todos os casos, prefira um colchão sem tratamento (biocida, antibacteriano, antiácaros…) para garantir a qualidade do ar na sala.

1) Dicas básicas para limpar bem um colchão
Créditos: Pixabay/Congerdesign
Antes de mais nada, saiba que é melhor tratar toda a superfície em vez de áreas específicas. Na verdade, a menos que queira tratar especificamente manchas de sangue ou manchas de urina deixadas por uma criança, limpar todo o colchão evitará manchas. Além disso, faça a limpeza de preferência de manhã em um ambiente ventilado para permitir que ele seque. No entanto, nunca encharque o colchão, use sempre uma toalha bem torcida, por exemplo. E, acima de tudo, não se esqueça de usar um protetor de colchão em algodão que você lavará regularmente. No entanto, evite os modelos impermeáveis, que fazem você transpirar mais e não permitem que o colchão respire. Finalmente, passe o aspirador de pó quando trocar as roupas de cama para remover poeira, células mortas e percevejos que o atormentam durante a noite.

2) Com bicarbonato de sódio
Captura de tela do canal YouTube Clean My Space
A última coisa que queremos no nosso colchão são odores desagradáveis de transpiração, mofo ou produtos diversos… É aí que entra o bicarbonato de sódio! Ele neutraliza odores desagradáveis, absorve umidade e desinfeta eficazmente. Assim, é um produto econômico e eficaz para dar uma boa limpeza e desinfecção. Além disso, podemos adicionar algumas gotas de óleo essencial para dar um bom cheiro. Para fazer isso, polvilhe-o por todo o colchão, escove para espalhar melhor os resíduos em pó e aguarde 5 a 6 horas para agir. Em seguida, termine com o aspirador de pó para remover o excesso de pó. Além disso, você pode refrescar um pouco seu colchão uma vez por mês: deixe o bicarbonato agir por 30 minutos antes de aspirar.

Outra alternativa:
Se você só quiser dar um cheiro agradável sem desinfetar, pode fazer o mesmo com talco! Isso é muito eficaz para absorver e eliminar odores desagradáveis persistentes.

3) Com detergente
Captura de tela do canal YouTube
O detergente tem todo tipo de usos que não envolvem apenas lavar louça! Portanto, não deixe de usá-lo para limpar um colchão. Em primeiro lugar, adicione 10 gotas do seu detergente a um litro de água bem quente. Você pode então borrifar no colchão em pequena quantidade e esfregar com um pano ou passar diretamente uma toalha bem torcida. Na verdade, não estamos tentando encharcá-lo! Caso contrário, cuidado com a umidade na cama quando deitar ou possíveis mofo. Em seguida, você pode usar toalhas de esponja para secar o máximo possível e deixar secar ao ar livre.

Outras alternativas:
Você pode manter a mesma técnica substituindo sua água com sabão por álcool doméstico. Além disso, muitas vezes é perfumado. Mais natural, o vinagre branco também será adequado! Aqui, misture uma parte com três de água quente. Deixe agir por algumas horas e depois deixe secar. Finalmente, pense nos cristais de soda cáustica a serem manipulados com luvas de proteção. Calcule três copos para um litro de água para limpar um colchão.

O sabão de Marselha será uma boa maneira de limpar para remover manchas leves. No entanto, para man

chas de sangue, suor, mofo ou xixi, não é necessário água sanitária! Consulte nossas dicas de vovó para remover um colchão para remover manchas difíceis. Peróxido de hidrogênio, sabão preto, suco de limão, vinagre de álcool… você descobrirá o melhor removedor para limpar uma mancha e algumas dicas para não deixar manchas durante a remoção.

Deixe um comentário