4 dicas para separar a roupa suja de forma eficiente e poupar tempo

Se a tarefa de lavar roupas é uma das mais cansativas, é principalmente porque não se resume apenas a colocar as roupas sujas na máquina. Ela também vem acompanhada da tarefa de passar roupa depois de tudo secar no varal. E é claro, antes mesmo de começar, há a famosa “caça ao tesouro” que acompanha toda lavagem que se preze. Então, você se vê percorrendo toda a casa em busca de tudo o que está fora da pilha de roupas sujas, procurando a segunda meia debaixo da cama, esvaziando os bolsos, virando as roupas… Para facilitar sua vida e economizar muito tempo, aqui estão algumas dicas fáceis para classificar eficientemente as roupas sujas.


1) Organize-se para classificar bem as roupas sujas
cesto de roupa suja
Primeiramente, avalie suas necessidades. Um grande cesto de roupa suja é suficiente para uma pessoa solteira. No entanto, um único cesto de roupa, mesmo de grande capacidade, pode rapidamente transbordar em uma família numerosa. Nesse caso, será necessário investir em vários cestos de roupa ou em um armário para roupas. Existem modelos com alças, compartimentos ou rodas, dependendo de suas necessidades. Além disso, pense em atribuir espaços dedicados para roupas sujas e limpas. Isso evitará que elas se acumulem em áreas inconvenientes. Por fim, estabeleça um cronograma e siga essa rotina. Por exemplo, você pode lavar lençóis aos sábados, roupa branca às terças-feiras e o restante das roupas às quintas-feiras. Mas acima de tudo, todos devem estar cientes de uma regra: sempre colocar a roupa no cesto de roupa suja para poder visualizar a necessidade ou não de lavar a roupa.

2) Classifique as roupas sujas da maneira mais prática para você
roupas lavagem máquina limpeza desafio cuidado com a roupa
Existem várias opções aqui:

-Roupa de cama e roupas da família
-Cores, branco e tecidos escuros
-Roupas íntimas e o restante das roupas.
-Roupas pouco sujas e muito sujas (roupas esportivas, de caminhada, panos de prato e toalhas de banho…)
-Por membro da família (aqui, preveja um cesto de roupa para cada quarto)
-Roupas novas à parte (cheias de substâncias nocivas, elas também tendem a soltar cor nas outras roupas)
-Classificar as roupas de acordo com o material (materiais sintéticos, fibras naturais e tecidos delicados)

É importante ler bem as etiquetas, especialmente para identificar as roupas que não podem ir na máquina.

3) Use e abuse de sacos para roupas delicadas
meias
Isso protege as roupas íntimas contra atritos e o restante das roupas, assim como o tambor da máquina de lavar, contra os ganchos de sutiã. Você também pode pedir à sua família para colocar suas meias no saco todas as noites sem falta. Isso evitará meias solteiras e facilitará a classificação e o armazenamento no guarda-roupa de cada um após a secagem!

4) Pequenos gestos adicionais para classificar bem as roupas sujas
tirar mancha manchado roupa sabão de bile de boi
Lembre-se de verificar os bolsos para remover lenços, chicletes, grampos de cabelo e moedas. Isso evita danificar a máquina. Além disso, lembre-se de virar as calças, fechar os zíperes e abrir os botões. Última etapa: pré-tratar e remover manchas das roupas durante a classificação para economizar tempo e não ter surpresas desagradáveis depois da lavagem.

Bom saber: Se você não tem uma lavanderia e coloca roupas sujas em um banheiro mal ventilado, elas podem ter odores desagradáveis e se danificar com umidade e mofo. Se não houver outra opção, pelo menos coloque bicarbonato de sódio no cesto de roupa para neutralizar o odor.

Deixe um comentário