Práticas para Evitar o Crescimento de Musgo no Telhado: A Utilização Estratégica do Cobre
Manter o telhado de uma casa pode ser desafiador, especialmente para quem não é profissional e decide embarcar nessa tarefa tediosa, que exige muitos cuidados com a segurança. No entanto, seja para a limpeza do telhado ou a remoção de musgo, existem técnicas simples. Quando se depara com algas, musgos e líquens que se acumulam, eles podem rapidamente causar infiltrações de água e prejudicar a durabilidade do telhado. A impermeabilização das telhas não é mais garantida devido à porosidade causada pela presença de micro-organismos. Como medida preventiva (e não como tratamento), é possível utilizar uma técnica simples, econômica e ainda pouco conhecida. Consiste em aproveitar o cobre para evitar o musgo no telhado. Explicamos tudo abaixo!
Utilizando Cobre para Prevenir o Crescimento de Musgo no Telhado
Desde os tempos dos tradicionais telhados de colmo, este é um processo preventivo clássico que ainda funciona nos materiais utilizados nos nossos telhados modernos. Basta instalar fios de cobre no topo do telhado e permitir que a água da chuva e a oxidação espalhem os sulfatos de cobre por todo o telhado. Isso evita o desenvolvimento de vegetação. Acredita-se que um fio de 2,5 mm de diâmetro seja suficiente para um telhado de 100 m², sendo altamente recomendado torcer dois fios juntos para maior eficácia. Existem também faixas que podem ser colocadas sobre ou sob o cumeeiro do telhado, assim como os fios. Materiais adesivos manterão tudo no lugar ao longo de todo o comprimento para evitar atritos e ruídos no telhado.
Vantagens e Desvantagens do Uso de Cobre para Remover Musgo do Telhado
O cobre possui uma excelente durabilidade, não compromete a estética do telhado devido à sua aparência discretamente discreta e resiste a temperaturas extremas sem problemas. Portanto, não é apenas econômico, mas também ecológico e seguro, desde que você tome cuidado para coletar adequadamente as águas pluviais cobreadas resultantes das intempéries e as evacue de maneira inteligente. Essas águas podem ser prejudiciais a certos animais, portanto, esse ponto não deve ser negligenciado.
Atenção: o cobre é totalmente incompatível com telhados e calhas de zinco. Portanto, use outro tipo de tratamento preventivo anti-musgo para suas fachadas!