Sanita entupida e com escamas, esqueça o ácido muriático – 1 colher de sopa é suficiente

Basta de um único ingrediente para resolver o problema do vaso sanitário entupido e obstruído: adeus ao ácido muriático para sempre.

Vaso sanitário entupido e com incrustações: por que acontece

Depois que o problema ocorre, questionar-se sobre isso não traz muito conforto, mas devemos saber que é um problema que podemos evitar em primeiro lugar. Como? Evitando jogar pelo vaso sanitário qualquer coisa que não deveria estar ali.

Os clássicos cotonetes são um exemplo disso, estes, para quem não sabe, devem ser jogados no lixo comum. O fato de o bastonete ser de plástico não o torna automaticamente um item para reciclagem, pois não é uma embalagem.

Mas um cotonete após o outro, combinado com lenços demaquilantes e, pior ainda, com absorventes higiênicos, poderiam, juntamente com uma quantidade excessiva de papel higiênico, criar essa obstrução malévola que impede a água do vaso sanitário de escoar.

Outra causa poderia ser a falta de água suficiente nos orifícios do vaso sanitário. Neste caso, a razão poderia ser a presença de calcário, que impede total ou parcialmente o seu fluxo.

Ação de um único ingrediente

Quando você se depara com certos problemas, sua mente recorre à solução extrema: usar ácido muriático. Trata-se de uma substância química extremamente corrosiva e perigosa, que até poderia ser contraproducente e causar mais danos. Sem mencionar sua ação poluente na natureza.

Agora, diante de um “problema sujo”, podemos agir equipando-nos com um bom par de luvas, a resistente, e começar a drenar o máximo possível do excesso de água que não escorre e despejar uma generosa quantidade de água fervente.

Um produto que podemos usar para suportar o calor da água é o detergente para pratos. Sem exagerar, despeje uma ou duas colheres de sopa na tigela e deixe agir por pelo menos 30 minutos.

Confiamos na ação desengordurante deste produto que pode atuar em determinadas obstruções. Armados com um desentupidor de drenos, aplicamos o êmbolo no orifício e criamos o efeito vácuo, capaz de trazer a obstrução para a superfície, que pode então ser removida manualmente.

Um truque adicional é usar bicarbonato de sódio e sal em uma tigela contendo ambos os produtos. Despeje-os na tigela e deixe agir por cerca de vinte minutos antes de finalmente despejar água fervente pelo ralo.

Se, apesar de nossos esforços, não conseguirmos desobstruir o vaso sanitário, só nos resta chamar o encanador, confiar em uma intervenção rápida e equipar o banheiro com uma pequena lixeira para coletar o que não deve ser jogado no vaso sanitário.

Deixe um comentário