PORQUE NÃO É RECOMENDÁVEL LAVAR A 60 GRAUS: EIS O QUE PODE ACONTECER NA MÁQUINA DE LAVAR

Quando se usa a máquina de lavar roupa, seria melhor evitar a lavagem a 60 graus. Mas o que acontece? Os especialistas respondem de uma vez por todas.

máquina de lavar a 60 graus
Ter uma máquina de lavar roupa em casa, tecnologicamente avançada, nem sempre significa escolher a temperatura correta. Existem algumas peças e tecidos que requerem baixas temperaturas, enquanto outros só ficam realmente limpos com temperaturas mais elevadas. Os especialistas destacam que na maioria dos casos seria melhor evitar a lavagem a 60 graus: mas o que acontece? Vamos tentar esclarecer.

COMO ESCOLHER A TEMPERATURA ADEQUADA NA MÁQUINA DE LAVAR?
Os especialistas observaram que na maioria das vezes, ninguém consegue definir a temperatura da máquina de lavar corretamente. A primeira coisa a fazer é ler a etiqueta seguindo o conselho do fabricante. Alguns tecidos requerem baixas temperaturas, enquanto outros devem ser lavados à mão.

Se lavar a 60 graus nem sempre é recomendado, apenas para alguns tipos de tecidos, em outros casos, surge uma dificuldade fundamental.

configurar temperatura da máquina de lavar
É importante não escolher sempre a mesma temperatura, fazendo uma lavagem única sem distinção. Isso porque, como mencionado, há fibras que podem ser danificadas durante a lavagem. Além disso, o objetivo principal é certamente limpar, mas também higienizar e afastar as bactérias.

Lavar a 60 Graus: Sempre Permitido ou Desaconselhado?
É uma questão de peças em primeiro lugar e de tecidos. Quando os tecidos estão sujos, proliferam bactérias, e é importante higienizá-los profundamente. Muitas vezes, define-se uma lavagem rápida a altas temperaturas para obter uma peça limpa, mas essa não é a solução adequada.

A temperatura ideal para eliminar germes e bactérias é de 40° e 50°. Obviamente, os eletrodomésticos modernos e tecnologicamente avançados utilizam programas muito específicos para higienizar os vários tecidos. O tratamento dedicado é com ar quente a seco com temperaturas que não ultrapassam os 40°.

Lavar a 60 graus
O mesmo se aplica aos lençóis, que devem ser lavados a temperaturas até 60° graus e não mais. Em geral, seria bom nunca ultrapassar os 40° para destruir bactérias, higienizar e obter uma limpeza impecável.

Se as peças são brancas, a temperatura ideal é sempre de 30° ou diretamente a frio. A sujeira será removida e a cor permanecerá viva e brilhante.

Não muda para as peças escuras, que devem sempre ser lavadas a uma temperatura de 30°. Se uma temperatura mais alta for definida, há o risco de desbotar completamente a peça de roupa.

Mas então tudo deve ser lavado a menos de 60°? Na verdade, quase tudo, pois até mesmo os jeans exigem uma temperatura baixa, para não danificá-los, mas higienizá-los profundamente. O mesmo vale para o casaco clássico, que pode até ser lavado a frio.

Obviamente, esses são conselhos gerais dos especialistas, mas é sempre bom ler a etiqueta com as instruções do fabricante para não danificar os tecidos.

Deixe um comentário