Mesmo uma atividade comum, como cozinhar ovos, pode ser verdadeiramente uma atividade científica. Assistentes de laboratório no departamento de pesquisa médica da Universidade de Birmingham estudaram cuidadosamente as reações químicas que ocorrem ao preparar ovos. Os especialistas concluíram que a água usada para cozinhar os ovos não deveria ser descartada.
Propriedades da água após o cozimento dos ovos
As cascas de ovos consistem em 90% de carbonato de cálcio. Elas também contêm outros 27 elementos, incluindo fósforo, flúor, cobre, silício e zinco. Ao cozinhar ovos, a água fica saturada com íons de cálcio e outros elementos traços.
Iões de cálcio são tão pequenos que conseguem penetrar facilmente em uma célula orgânica. Isso, por sua vez, desencadeia na célula reações químicas relacionadas à síntese de nutrientes.
Esta propriedade da água após cozinhar ovos é especialmente valiosa para os cultivadores de plantas. Durante observações, os químicos descobriram que essa água aumenta a velocidade de crescimento em até 10 vezes! Sementes embebidas na água produzem brotos fortes e mudas mais resistentes a pragas e doenças.
Além do estímulo direto ao crescimento das plantas, a água ajuda a manter a acidez do solo entre 5,5-6,5 pH. Isso é importante, pois um ambiente neutro fornece condições ideais para a absorção de nutrientes pelas plantas.
Como usar a água após cozinhar ovos
Após cozinhar, despeje a água em um recipiente separado e mergulhe imediatamente os ovos em água gelada para facilitar a remoção da casca. Deixe o caldo preparado esfriar e use-o para regar e borrifar plantas de interior durante o dia.
Plantas com deficiência de cálcio podem ser facilmente identificadas: suas folhas têm pontas secas e são cobertas por manchas marrons. Elas se caracterizam por um crescimento lento dos brotos e um tamanho reduzido das folhas.
Os ovos de galinha podem ser literalmente considerados um produto sem desperdício. A casca é uma fonte natural de cálcio e também um remédio eficaz e inovador para alergias. Além disso, as membranas da casca do ovo ajudam no tratamento de doenças articulares.
