Presos em um impulso criativo, nossos pequenos artistas às vezes usam as paredes como tela. Esta é uma travessura comum que muitos pais já vivenciaram. No entanto, enquanto alguns encaram isso com humor, até mesmo dispostos a emoldurar a obra em questão, outros podem levar isso com menos filosofia. De fato, quando se é inquilino ou não se havia planejado uma decoração com bonecos-palito e rabiscos chamativos, esses desenhos em papel de parede ou tinta não lavável podem causar ranger de dentes! Felizmente, quando uma criança desenha nas paredes, sempre há uma maneira de limpar manchas persistentes. Aqui está como ter paredes limpas.
Limpar uma tinta lavável
Uma simples borracha, miolo de pão ou mesmo uma esponja mágica funcionarão muito bem para uma marca de lápis, podendo ser refinado depois com uma esponja umedecida em água com sabão quente. Para manchas de marcador, será necessário usar outros produtos de limpeza. Um pano macio embebido em álcool a 70° é a solução ideal. Para manchas de giz de cera Crayola, você pode usar creme dental branco ou aquecer a cera e amolecê-la com o secador de cabelo antes de passar um pano para remover.
Evite, no entanto, usar aguarrás ou água sanitária, dois produtos químicos que também tendem a deixar manchas indeléveis na tinta.
Limpar uma tinta não lavável
Aqui, você pode usar uma batata cortada ao meio para remover manchas de lápis, marcador ou mesmo tinta. Esta surpreendente dica de vovó é muito eficaz na maioria dos desenhos. Basta proceder com movimentos circulares e, em seguida, passar uma esponja úmida para enxaguar o amido presente na parede.
Limpar papel de parede lavável
Limpar manchas em papel de parede é sempre uma tarefa delicada, mas menos no caso do papel de parede lavável, mais fácil de manter com produtos de limpeza básicos. Para remover desenhos de marcador ou lápis de suas queridas crianças, você pode usar água oxigenada do seu armário de banheiro. Despeje algumas gotas em um pano e esfregue suavemente a mancha. Use depois uma esponja úmida para enxaguar. Para uma mancha de lápis, use água morna com sabão e movimentos de esfregação delicados.
Seja qual for a solução escolhida, não molhe demais a esponja ou o pano para não encharcar a parede. Além disso, esfregue sempre suavemente para não danificar ou descolar o papel de parede. Seria uma pena furá-lo!
Limpar papel de parede não lavável
Para uma mancha de marcador ou tinta, você pode usar algumas gotas de água oxigenada em um pano limpo. Tampe a mancha minuciosamente e repita a operação quantas vezes forem necessárias, deixando sempre o papel secar bem entre as tentativas. Quanto à mancha de lápis, você pode espalhar um pouco de creme dental branco com a ponta do dedo. Em seguida, deixe agir por 15 minutos e remova tudo com um pano úmido. Caso contrário, você pode mergulhar um cotonete em amônia para tamponar a mancha antes de enxaguar com uma esponja. Essa última solução é mais química, no entanto.
Lembre-se: no caso de uma marca de lápis em papel não lavável, evite molhar diretamente e não o umedeça muito.
Como evitar que seu filho desenhe nas paredes no futuro?
As crianças podem fazer travessuras. Mesmo que isso possa nos desconcertar no momento, é uma oportunidade para elas crescerem e aprenderem as regras da casa (e também da sociedade!). Nesse caso, os pais podem tomar várias medidas preventivas para evitar que isso aconteça ou se repita. Instalar placas de ardósia nas paredes de seus quartos ou mesmo grandes quadros-negros lhes permitirá expressar livremente sua criatividade. Grandes folhas de papel ou grandes cartões também podem ser bons suportes. Também é possível comprar apenas lápis, marcadores e tintas fáceis de limpar. Uma tinta à base de água é mais facilmente lavável com um simples pano úmido!
E, acima de tudo, não hesite em fazer com que seus filhos participem da limpeza de suas travessuras. Essa punição positiva educativa os fará perceber as consequências de seus atos.
