Nunca deite os restos de comida na sanita: para além de entupir os canos, há outro risco!

Resíduos de comida, como restos de almoço ou jantar, são jogados no vaso sanitário por muitas pessoas. No entanto, isso pode ter consequências verdadeiramente catastróficas.

Após a leitura deste artigo, você nunca mais fará isso.

Às vezes, você pode se deparar com informações sobre a proibição de jogar restos de comida no vaso sanitário, e o portal mojegotowanie revelou por que isso é assim. Não se trata apenas de evitar o entupimento do vaso sanitário em casa, mas também de aliviar o encanamento e, consequentemente, evitar falhas ou sobrecargas nas bombas.

Abaixo, explicamos as consequências de jogar restos de comida no vaso sanitário.

Por que você não pode jogar restos de comida no vaso sanitário?

A rede de esgoto e a conexão são projetadas para lidar com esgoto municipal e resíduos sanitários, mas isso não se aplica aos resíduos de alimentos. Devido à acumulação de gordura nas paredes dos canos, que endurece devido à água fria, os canos podem ficar entupidos. Isso pode até levar a inundações no apartamento. Outra razão é que os restos de comida atraem ratos, o que pode aumentar sua população nos sistemas de esgoto.

Esses roedores podem roer os canos e danificar a rede nesse processo. Eles também são portadores de várias doenças.

O que fazer com os restos de comida?

Os restos de comida devem ser colocados em um recipiente apropriado para resíduos. Alguns já estão familiarizados com lixeiras especiais para resíduos de alimentos.

Descarte resíduos vegetais (casca, vegetais e frutas mofados, bem como farinha, arroz, grãos e cascas de ovos) na lixeira marrom para resíduos orgânicos. Restos de jantar (sopas, bebidas, queijos, alimentos processados e produtos de origem animal) devem ir para a lixeira preta para resíduos mistos (a menos que haja contêineres especiais para esses resíduos).

Como desentupir o vaso sanitário?

Pode ter acontecido de você ir ao banheiro em casa e, ao dar descarga, a água começa a subir em vez de descer. Isso não é nada agradável, pois uma casa não pode ficar sem banheiro por muito tempo. Não entre em pânico e, em vez de chamar imediatamente um encanador, experimente esta solução comprovada.

Truque de emergência dos encanadores
Nem todos sabem o que fazer no momento em que a água começa a transbordar do vaso sanitário, transformando um problema tão banal quanto um vaso entupido em uma catástrofe. Vamos compartilhar uma solução de emergência simples e rápida, recomendada pelos próprios encanadores.

Passo 1 – Evite o transbordamento

Se o vaso sanitário começar a encher perigosamente rápido e houver risco de transbordamento para o chão, desligue imediatamente o abastecimento de água da caixa. Essa é a maneira mais fácil de evitar esse problema. O abastecimento de água em uma caixa cerâmica padrão geralmente é encontrado na parte inferior da parede atrás do vaso sanitário (você pode encontrar um guia em vídeo aqui). Se você tiver uma caixa embutida Geberit, este vídeo tutorial ajudará.

Passo 2 – Água

Agora é hora de água quente.

Aguarde até que a água mais quente possível comece a fluir da torneira e, em seguida, despeje algumas xícaras dessa água em um balde. Quando a água no vaso sanitário diminuir o suficiente, despeje a água diretamente na tigela e deixe agir por alguns minutos. A água quente atua como um eficiente desengordurante. Se a primeira aplicação não funcionar, tente novamente com água ainda mais quente.

Passo 3 – Sabão em pó ou sabonete líquido

Se o passo anterior não funcionar, é hora de usar sabão em pó para lavar louça ou sabonete líquido comum. Despeje o produto na tigela por 2 a 3 segundos e deixe agir por um tempo. Tente dar descarga novamente, mas esteja preparado para interromper rapidamente o suprimento de água para a caixa, se precisar repetir a aplicação.

Este método de emergência para desentupir o vaso sanitário pode ajudar por um tempo, mas é apenas uma solução temporária. Para uma remoção permanente desse problema, recomendamos chamar um profissional. Boa sorte!

Deixe um comentário