Não deite fora as cascas de batata: faça detergente para a loiça com elas!

Mesmo ao tentar minimizar ao máximo as perdas na cozinha, é possível acabar com alguns resíduos alimentares. Isso acontece especialmente ao cozinhar batatas e não utilizar as cascas. Essas cascas de batata geralmente acabam no lixo. E se, em vez de jogá-las fora, você encontrasse maneiras de reutilizá-las? É exatamente isso que estamos propondo hoje com esta receita de detergente líquido com cascas de batata.

Naturalmente ricas em solanina, muito próxima da saponina, essas cascas permitem obter um produto de limpeza orgânico, tudo isso sem multiplicar os ingredientes complicados. Encontramos, de fato, apenas água e bicarbonato de sódio para amplificar seu poder de limpeza e desengordurante. Esqueça, mesmo que seja por um tempo, os produtos químicos comerciais em favor desta fórmula super fácil de fazer e surpreendentemente eficaz na louça suja!
Ingredientes:

  • Casca de aproximadamente 8 batatas
  • 750 ml de água fervente
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Também preveja um recipiente hermético grande de cerca de um litro, idealmente um frasco de vidro. Lembre-se de verificar se você tem uma peneira: ela será útil.

Como fazer o seu próprio detergente líquido natural com cascas de batata?
1) Primeiramente, coloque as cascas limpas no seu frasco de vidro e cubra-as com água fervente.

2) Em seguida, adicione o bicarbonato de sódio e feche o frasco.

3) Deixe a preparação esfriar gentilmente, depois agite o frasco.

4) Coloque tudo na geladeira por 12 horas para deixar as cascas macerarem. Depois, você pode usar a peneira para recuperar o líquido obtido. Está pronto!

Este produto é usado exatamente como um detergente líquido comum e até espumará como o do supermercado. Para maior eficácia, não hesite em mergulhar a louça em água quente antes de usar seu limpador caseiro. Assim, você terá resultados garantidos, mesmo que ele já funcione muito bem sem isso.

No entanto, observe que sua conservação não é tão boa quanto a de um sabão comum, pois não contém conservantes. Com o tempo, ele pode fermentar e desenvolver um odor amargo e uma película pegajosa. Geralmente, pode ser guardado por até oito dias na geladeira. No entanto, você também pode considerar reduzir as quantidades para produzir o suficiente para ficar tranquilo por quatro ou cinco dias. Depende de você decidir o que é mais prático, especialmente de acordo com seu consumo de batatas.

Outras ideias para reciclar as cascas de suas batatas
Batatas fritas
As ideias não faltam para usar essas cascas. Em vez de jogá-las no lixo, você pode, por exemplo, transformá-las em batatas fritas. Com as especiarias de sua escolha, uma pitada de sal e pimenta, um pouco de óleo e um tempo no forno, você obterá um resultado muito saboroso. Também é possível usá-las em tarefas domésticas, especialmente para dar brilho a superfícies de aço inoxidável ou desodorizar o óleo de fritura. Essas cascas também são úteis para reduzir olheiras e espinhas, acalmar queimaduras solares e estimular o crescimento de novas batatas a partir das partes germinadas. Caso contrário, as galinhas certamente farão um festim com elas!

Deixe um comentário