Cometer erros domésticos, como usar excesso de produtos de limpeza ou escolher inadequadamente os produtos, pode tornar as tarefas domésticas mais desagradáveis e demoradas. Isso é especialmente relevante quando se trata da limpeza do piso, uma das tarefas mais temidas. Após varrer ou aspirar, vem o temido momento de passar o esfregão, muitas vezes acompanhado de fadiga e desconforto nas costas. Se, além disso, você teve a infelicidade de usar água quente para lavar o chão, perceberá que ele está coberto de manchas… Um desastre! Descubra por que usar água quente é a pior ideia para fazer seu azulejo ou piso de vinil brilhar.
Por que usar água quente é o pior erro na limpeza do piso
Para uma limpeza eficaz, costumamos recorrer à água quente, que dissolve a gordura e remove a maioria das manchas de maneira mais eficiente. Além disso, tendemos a aplicar essa mesma lógica na lavagem do piso. No entanto, na prática, quando usamos água quente, geralmente percebemos que o piso fica pegajoso e com manchas. Isso ocorre porque a água quente evapora, deixando para trás resíduos dos produtos de limpeza.
Então, como fazer a lavagem do piso corretamente?
Principalmente, lembre-se de duas regras essenciais. Em primeiro lugar, nunca use água quente; água morna é mais do que suficiente. Quanto à água fria, ela seca mais rapidamente e uniformemente, sem deixar vestígios. Portanto, é ideal! Além disso, lembre-se de nunca usar mais produto do que o necessário. Respeitar as doses facilita o enxágue do agente de limpeza, reduzindo os riscos de manchas e economizando dinheiro. Usar uma quantidade excessiva não torna a limpeza mais rápida ou eficaz, apenas desperdiça produtos.
Para um piso brilhante, não hesite em varrer ou aspirar diariamente nas áreas mais movimentadas, como a sala ou a cozinha. Quanto ao esfregão, uma vez por semana é mais do que suficiente, sempre após varrer ou aspirar para remover migalhas, poeira e outras sujeiras. Você também pode preparar dois baldes para maior praticidade e rapidez: um com água e produto (por exemplo, sabão preto, vinagre branco ou bicarbonato de sódio, dependendo do tipo de piso) e outro com água limpa para enxaguar, que deve ser trocado quando estiver sujo demais. Lembre-se de manter o esfregão bem torcido: ele deve estar úmido, não encharcado! E para os rejuntes, não hesite em usar uma esponja ou uma escova de dentes antiga.
Se, com todos esses conselhos, seu piso ainda não estiver impecável, realmente não entendemos mais nada 😉
