Um único produto pode salvar suas colheitas e garantir uma colheita extraordinária: espalhe-o no seu jardim para proteger as cebolas. Eis o que você precisa saber para alcançar esse resultado.
CULTIVO DE CEBOLAS
As cebolas pertencem à família das Liliáceas, que inclui mais de 500 espécies como a cebolinha e o alho-poró. Sua origem ainda é incerta. Alguns acreditam que vêm da Ásia Central, enquanto outros apontam para o Norte da África.
O que sabemos é que eram conhecidas e utilizadas desde a Antiguidade. Romanos e gregos consumiam muitas cebolas, acreditando que aumentavam a força de seus soldados.
Foram os romanos que disseminaram o cultivo da cebola por toda a região do Mediterrâneo. Hoje, essa planta cresce bem em qualquer lugar, mas especialmente em áreas temperadas. Embora estejam disponíveis no mercado o ano todo, seu crescimento é particularmente magnífico na primavera.
Sabia que, ao invés de comprá-las no supermercado ou na feira, você pode começar a produzi-las em casa? Não é difícil. Se você usar este produto, certamente terá uma colheita saudável e abundante.
ESPALHE NO JARDIM PARA PROTEGER AS CEBOLAS: O INGREDIENTE QUE SALVA A COLHEITA
Se deseja experimentar o cultivo de cebolas ou apenas ter uma colheita mais saudável e abundante, precisa adquirir este ingrediente: espalhe-o no jardim para proteger as cebolas. Do que estamos falando? De uma colher de cinzas!
As cinzas, ricas em diversos minerais, protegem as cebolas contra ataques de vários e numerosos parasitas. Elas também podem ser usadas para desinfetar o solo, fertilizá-lo ou criar um fungicida e inseticida natural.
Este ingrediente, obtido a partir da queima de madeira, melhora as características e a estrutura do solo, auxiliando na decomposição de substâncias orgânicas. No entanto, é preciso cuidado ao usá-lo. Há um detalhe que não deve ser subestimado.
As cinzas aumentam o pH do solo, portanto, não devem ser usadas, por exemplo, em solos ácidos, alcalinos e neutros. Além disso, as cinzas não contêm nitrogênio, que deve ser incorporado ao solo. A associação de cinzas e nitrogênio permite a produção de bulbos de qualidade e duradouros.
Você sabia que, graças às cinzas, as cebolas se tornam mais resistentes às mudanças climáticas e amarelam com menos facilidade? É realmente um excelente produto natural.
Se está se perguntando quando e como usar, estamos prontos para esclarecer suas dúvidas. Primeiro, lembre-se de não usar cinzas mais de 3 vezes durante a temporada de crescimento.
Em segundo lugar, você pode espalhá-las:
- durante a preparação do solo;
- antes de plantar as sementes;
- com uma solução a ser utilizada apenas após a germinação.
A técnica mais simples é, certamente, a pulverização. Claro, você também pode espalhar as cinzas diretamente no solo, mas nesse caso, certifique-se de fazer isso em um dia sem vento. Se estiver cultivando em vasos, mesmo uma colher de cinzas duas vezes por ano será suficiente para fazer suas cebolas crescerem rapidamente.
Por outro lado, se você preparar este suplemento natural, obterá mais resultados em menos tempo e sem dificuldades. Basta dissolver uma colher de cinzas em um litro de água e mergulhar os bulbos nessa solução por 6 horas antes de plantar.
Uma outra opção igualmente eficaz é preparar uma receita com apenas duas etapas. Dissolva 350 gramas de cinzas em 10 litros de água, misture e deixe essa solução em repouso por três dias. Depois, comece a regar suas plantas com esse adubo: você alimentará intensamente os bulbos.
Por fim, você pode fazer um complemento à base de açúcar e fermento. Em 3 litros de água, adicione uma colher de cinzas, 5 colheres de açúcar e uma de fermento seco.
Misture bem e deixe a solução descansar por 3 dias. Em seguida, regue suas plantas: você terá muitas cebolas! Recomendamos usar esses adubos naturais apenas 2 vezes: no início da primavera e meados de julho, quando a planta precisa de mais nutrientes. O freixo também é um inseticida natural que afasta parasitas como pulgões e moscas-brancas do solo.
