Limpo, descalcificante, removedor e desodorizante, o vinagre branco realmente merece seu título de produto milagroso! Na seção de produtos de limpeza doméstica, ele se destaca como uma das opções mais econômicas e ecológicas para a manutenção de todas as superfícies da casa. Quando decidimos abandonar os produtos químicos para realizar uma limpeza mais ecológica, é difícil ignorar este produto de limpeza que, junto com o bicarbonato de sódio, supera de longe todos os outros (sabão preto, sabão de Marselha, cristais de soda, suco de limão, percarbonato de sódio, etc.) no coração dos responsáveis pela limpeza doméstica. Mas e se houvesse uma alternativa muito eficaz para o vinagre branco?
O vinagre branco, um produto não isento de defeitos?
O mínimo que podemos dizer é que este produto está longe de ser unânime. Primeiramente, é comprado geralmente em uma garrafa de plástico, o que está longe de ser zero resíduos, igualmente importante quanto adotar uma limpeza ecológica para cuidar de nosso belo planeta. Além disso, seu cheiro peculiar afasta muitas pessoas. Este é frequentemente um argumento usado por aqueles que não ousam experimentar. E nós os entendemos! Mesmo que o cheiro eventualmente desapareça, podemos hesitar antes de usá-lo para amaciar roupas e limpar a casa.
Uma alternativa ao vinagre branco ainda mais ecológica!
Para substituir o vinagre, podemos usar uma solução à base de ácido cítrico, que tem as mesmas propriedades do vinagre. Fácil de encontrar em lojas de produtos naturais ou a granel, bem como em lojas de materiais de construção, ele também tem a vantagem de ser vendido em caixas ou bolsas de papel kraft. Esses são materiais recicláveis que superam em muito a embalagem de plástico do vinagre. No entanto, como é um pó, é necessário tomar cuidado ao preparar uma pequena mistura antes de usá-lo.
A receita:
Para fazer isso, pegue uma garrafa de vidro ou um frasco de spray. Para facilitar a mistura, um funil também é uma vantagem. E, quanto aos ingredientes, basta pegar um litro de água e 2 colheres de sopa de ácido cítrico. O resto é moleza! Encha seu recipiente com água e adicione o pó branco dentro. Em seguida, feche a garrafa e mexa bem. Você obterá um equivalente ao vinagre branco de 12% disponível no comércio. E como você usa pouco pó de cada vez, o pacote dura muito tempo e você economiza rapidamente em termos de custo. Econômica, ecológica, sem cheiro e fácil de preparar, esta alternativa ao vinagre é ótima.
E se não quisermos abrir mão do vinagre?
Não é necessário uma alternativa, porque todos os pequenos “defeitos” do vinagre branco são muito fáceis de contornar. Podemos fazer compras a granel na loja mais próxima! Basta levar sua garrafa de vidro para encher e sua sacola de pano para facilitar o transporte. Assim, não compramos mais embalagens de plástico poluente.
Quanto ao cheiro, podemos melhorá-lo facilmente macerando especiarias (canela, cravo, etc.), plantas (hortelã, rosa, alecrim, etc.) ou cascas de citrinos (limão, laranja, toranja, etc.) em nosso vinagre. Após duas semanas de maceração, seu mau cheiro será apenas uma lembrança ruim. Experimente a combinação de limão e hortelã, a nossa favorita. Com a chegada dos dias mais quentes, seu aroma refrescante de mojito certamente tornará a grande limpeza de primavera mais divertida!
