Descubra a PIOR altura para ligar a máquina de lavar roupa

Os preços da energia estão em alta, e as faturas de eletricidade podem se tornar um verdadeiro desafio em um orçamento muito apertado. Qualquer medida é válida para economizar: desligar eletrodomésticos desnecessários, reduzir o consumo do frigorífico (particularmente voraz em energia), economizar energia com o forno, entre outras. No que diz respeito à máquina de lavar roupa, o consumo depende, obviamente, da sua classe energética (sendo a classe A a mais econômica). No entanto, assim como a máquina de lavar louça, a forma como a utilizamos também pode ter impacto na nossa fatura, variando os custos de acordo com a frequência de uso, os programas escolhidos e o horário de início da máquina. Descubra a que horas deve ativá-la para evitar faturas muito elevadas.

De fato, para evitar que o consumo de eletricidade aumente demasiadamente, existem horários a evitar e outros, ao contrário, a privilegiar. A máquina de lavar roupa não é necessariamente o eletrodoméstico com o consumo de energia mais alto (cerca de 6% do consumo de eletricidade de uma casa). No entanto, ela consome eletricidade e água, constituindo, portanto, uma área interessante para economias.

Descubra a hora em que nunca deve iniciar sua máquina de lavar
Para evitar que suas faturas de energia aumentem, é melhor evitar as horas de maior demanda na rede, quando a demanda é muito alta, resultando no momento em que o preço da eletricidade é mais alto. Geralmente, esse horário está entre 18h e 22h.

Por outro lado, é possível iniciar um ciclo de lavagem no momento em que o pico de consumo é menor. Nesse período, o preço por kWh é significativamente mais baixo. Para isso, é melhor programar a lavagem entre 22h e 6h ou entre 23h30 e 7h30, durante as horas de menor movimento geralmente menos solicitadas pelos particulares. Isso permite economizar até 25% na sua fatura de eletricidade. Se estiver em um prédio, também pode iniciar a máquina entre as 13h e as 15h por consideração aos seus vizinhos que podem não suportar o barulho e as vibrações causadas pelo seu eletrodoméstico.

Essas informações são especialmente válidas para os 45% dos franceses que estão sujeitos à tarifação “pico/off-peak” da Engie (HPHC). Para os demais, considerar esses horários contribui para o esforço coletivo de eficiência energética, aliviando a rede elétrica nos horários-chave. Se necessário, não hesite em se informar junto à Enedis ou à sua cidade para conhecer os horários precisos dos períodos de menor demanda.

Outras dicas para uma máquina de lavar mais eficiente
Existem muitas dicas para usar sua máquina de forma econômica e ecológica. Aqui estão algumas alavancas de ação ao alcance de todos os lares.

⇒ Manter a sua máquina de lavar roupa
Mantenha cuidadosamente os filtros e as vedações da sua máquina de lavar roupa. Quando sujos, eles causam um consumo excessivo de água para a lavagem adequada de roupas e roupas de cama. Uma descalcificação com vinagre branco ou ácido também é possível para garantir a durabilidade do aparelho.

⇒ Optar pelo programa adequado em baixa temperatura
Não hesite em usar o modo econômico sempre que possível para uma lavagem mais econômica. Se a sua máquina não tiver essa opção, será necessário escolher as temperaturas certas. De fato, a lavagem a 40 °C consome o dobro de um ciclo a frio. A lavagem a 30 °C, a ser preferida ao máximo, consome três vezes menos do que a lavagem a 90 °C. Se separar bem a sua roupa (por cor, sujeira e peso), também poderá escolher mais facilmente o programa certo. Isso evita a necessidade de lavar a quente por padrão para roupas pouco sujas ou delicadas!

⇒ Evitar realizar uma pré-lavagem e usar muito detergente
Realize uma pré-lavagem apenas para roupas muito sujas. Isso é, de certa forma, como realizar duas lavagens seguidas, o que implica custos significativos. Além disso, não é necessário usar muito sabão líquido ou sabão em pó a cada ciclo. Respeite as doses recomendadas para não entupir o aparelho e prejudicar seu bom funcionamento. Quanto ao amaciante, é muito poluente e irritante, também entupindo a máquina. Pense em substituí-lo por vinagre!

⇒ Encher bem a máquina de lavar, mas sem exagero
Uma máquina cheia até o limite pode não lavar bem e pode acabar danificada (além de danificar a roupa devido ao atrito e ao peso da roupa molhada). No entanto, não é necessário iniciar uma máquina para três camisetas! Para uma lavagem otimizada e roupa bem limpa, encha o aparelho pelo menos até três quartos e certifique-se sempre de poder passar a mão entre a pilha de roupa suja e o topo do tambor.

Deixe um comentário