Covid-19: 5 coisas que deve absolutamente limpar depois de sair à rua

Como Desinfetar Objetos Após Sair de Casa Durante o Confinamento

Para aqueles que respeitam rigorosamente o confinamento, sair de casa pode se assemelhar a uma verdadeira aventura. Você coloca as luvas, coloca a máscara, pega o gel hidroalcoólico e sai de sua bolha. A cada saída, sabemos que estamos expostos ao risco de contaminação pelo Covid-19. Não há chance de trazer o vírus para casa! Para garantir isso, é claro que seguimos as medidas de segurança e higiene recomendadas para limitar os riscos durante as compras, se essa for a razão da sua saída. E, é claro, não esquecemos de lavar cuidadosamente as mãos. No entanto, após uma saída, você também deve limpar alguns objetos potencialmente contaminados.

Como desinfetar seus objetos?
Lembramos que o vinagre branco não é um virucida e, portanto, não é útil contra o Covid-19. No entanto, você pode contar com lenços desinfetantes, embora pouco ecológicos. Alternativamente, você também pode optar por álcool, água com sabão (detergente líquido, sabão de Marselha…) ou água fria na qual você dilui um pouco de água sanitária (4 colheres de chá para um litro de água fria). Escolha a solução mais adequada de acordo com a superfície a ser limpa.

1) Telefone celular
Covid-19 ou não, este aparelho nunca deixa suas mãos, então é normal querer limpá-lo. Os germes se depositam nas mãos quando tocamos em uma superfície externa. Mesmo usando luvas, nossas mãos contaminam tudo o que tocam. Então, se possível, não o use fora de casa e mantenha-o no bolso ou na bolsa. Caso contrário, evite colocá-lo em superfícies potencialmente contaminadas. Ao retornar, várias opções de limpeza estão disponíveis para você, como lenços desinfetantes ou álcool a 90° ou álcool isopropílico em um pano limpo. Evite, no entanto, álcool combustível, que pode danificar seus componentes internos.

2) Sua bolsa e sua carteira
Antes mesmo do início da pandemia de covid-19, a bolsa já estava entre os objetos do dia a dia mais sujos que o assento do vaso sanitário. Mais precisamente, uma bolsa é cerca de três vezes mais suja do que esse assento. Então, na medida do possível, evite colocá-la em qualquer lugar e mantenha-a com você. Em seguida, consulte a etiqueta de seus acessórios para saber como limpá-los ou use as soluções mencionadas anteriormente. Em qualquer caso, evite colocá-los em uma mesa de cozinha ou na sua bancada. Lembre-se também de lavar as mãos antes de manipulá-los para reduzir o risco de contaminação.

3) Atenção aos sacos usados para compras
A melhor opção é ter seus próprios sacos e desinfetá-los assim que voltar para casa. Se seus sacos são de tecido, você pode desinfetá-los colocando-os na máquina a 60°C por no mínimo 30 minutos. Aproveite para lavar as roupas que você estava usando fora. Se você fizer compras online e a loja fornecer sacos de papel recicláveis, saiba que o vírus sobrevive neles por cerca de 24 horas. Portanto, é melhor se livrar deles rapidamente e lavar bem as mãos depois de tocá-los. E, acima de tudo, ao esvaziá-los, não toque nos olhos, boca ou nariz.

4) Não se esqueça do seu carro
O Covid-19 sobrevive por muito tempo nas superfícies do carro (plástico, couro e metal). Quando pensamos nisso, tocamos em muitos objetos em nosso veículo: chaves, porta, volante, cinto, para-sol… Coronavírus ou não, limpar o carro de vez em quando é um gesto básico de higiene. E com o vírus, se você o usar regularmente para ir ao trabalho, a desinfecção torna-se uma necessidade

diária.

5) Todas as coisas que você tocou antes de lavar as mãos!
Isso pode se aplicar a muitos objetos que não pensamos necessariamente:

  • Botão para abrir a garagem ou todas as maçanetas que o separavam do banheiro.
  • O código do interfone.
  • Interruptores.
  • Painel do alarme.
  • Barreira de segurança para seu filho ou animal de estimação.
  • Etc.

Enfim, reveja tudo o que você tocou antes da lavagem das mãos, que precisará ser desinfetado. Lembre-se também de limpar seus óculos se escorregarem no nariz e você os tiver reajustado.

Deixe um comentário