No setor de eletrodomésticos menores, a central de vapor é um pouco menos comum do que seu homólogo, o ferro de passar. Embora menos conhecida, ela ainda é excelente para desamassar as rugas das roupas e oferece uma economia significativa de tempo para acabar rapidamente com a tarefa de passar. No entanto, para manter suas roupas impecáveis, é importante saber como limpar e cuidar da sua central de vapor sem danificá-la ou deixar arranhões em sua sola. Mal cuidado, este eletrodoméstico corre o risco de falhar muito rapidamente. Sabemos que é preferível usar água desmineralizada em vez de água da torneira para encher o reservatório de água. Mas e a limpeza do próprio aparelho? Aqui está como garantir uma vida útil melhor para sua central de vapor com alguns gestos fáceis para muitos usos.
Fique tranquilo, é tão fácil quanto para os ferros de passar!
Alguns sinais de que é hora de limpar sua central de vapor:
- O aparelho está vazando.
- O tempo de aquecimento não é mais tão rápido.
- O fluxo de vapor de alta pressão não é mais o mesmo: não há vapor suficiente ou nenhum vapor devido ao acúmulo de tártaro no aparelho.
- O ferro a vapor deixa manchas nas roupas.
- O vaporizador cospe água ou calcário.
Como limpar e descalcificar o interior da central de vapor sem danificá-la?
Alguns modelos têm um sistema antical integrado com um filtro que permite limitar a acumulação de tártaro. Se esse não for o caso do seu, será necessário uma manutenção regular para evitar que ele se acumule muito. Essa etapa será mais ou menos importante dependendo da dureza da água usada no reservatório para manter uma boa evacuação do vapor desde o reservatório. Para isso, opte pelo ácido cítrico ou vinagre branco. No entanto, este último nunca deve ser usado puro. Dilua-o em 1/3 ou 2/3 em água. Em caso de dúvida, dê preferência ao ácido cítrico, que é um descalcificante muito eficaz, mas suave, que também pode ser usado para descalcificar a máquina de lavar.
Para fazer isso, despeje o produto no reservatório da central. Com movimentos de vai e vem, distribua o produto por todo o aparelho. Em seguida, deixe agir por alguns minutos antes de acionar alguns jatos de vapor. Desligue e desconecte o aparelho e deixe esfriar. Finalmente, esvazie o reservatório passando panos velhos para uma boa descalcificação dos orifícios da sola. Enxágue o reservatório várias vezes com água limpa.
E para recuperar uma sola impecável?
Com furos bloqueados pelo tártaro, a sola pode deixar manchas nas roupas e deslizar menos. Para limpá-la, comece desligando, deixando esfriar e desconectando o aparelho. Em seguida, encontre um recipiente grande o suficiente para acomodar o ferro. Despeje um pouco de ácido cítrico ou vinagre de álcool diluídos em água para imergir a sola. Em seguida, deixe descansar por algumas horas, ou até mesmo durante a noite. Resta apenas limpar cuidadosamente a sola com um pano úmido e depois um pano seco macio. Após esse procedimento, não deixe de passar primeiro roupas menos delicadas (panos de prato, etc.), pois resíduos de calcário podem ser expelidos após essa limpeza. Você pode eliminar rapidamente esses depósitos acionando várias vezes a produção de vapor.
Outra dica 💡:
Em caso de entupimento grave, coloque sal em uma faixa de papel encerado colocada na tábua de passar. Ligue o ferro e passe sobre o papel encerado com movimentos amplos de cima para baixo e da esquerda para a direita. A sola ficará impecável novamente.
Última dica:
Os eletrodomésticos muitas vezes não suportam bem o não uso prolongado, especialmente os que funcionam com água. Portanto, para evitar o risco de oxidação e a formação de calcário e mofo, lembre-se de esvaziar o reservatório antes de sair de férias ou de declarar greve à tarefa de passar! Deixe a tampa do reservatório aberta até o retorno da tarefa de passar, e tudo ficará bem.
