Détachar, lavar, passar… a manutenção das roupas não é uma tarefa doméstica fácil e pode se tornar bastante demorada. No entanto, as coisas podem complicar ainda mais quando se trata de uma peça delicada com a etiqueta “Limpeza a seco apenas”. Imagina-se imediatamente que será necessário correr para a lavanderia mais próxima para realizar uma limpeza a seco que nem sempre é acessível. No entanto, como verá, é possível limpar a seco a maioria das suas roupas delicadas em casa! E além disso, não é nada complicado. Basta usar o bom senso e seguir os passos certos. Aqui está o que você precisa saber para economizar dinheiro na lavanderia sem danificar suas roupas ou a sua máquina de lavar.
Usar a lavanderia e a limpeza a seco é uma obrigação?
Muitas vezes, as instruções nas etiquetas de lavagem são apenas recomendações. Portanto, é necessário encará-las como tal, especialmente porque muitos fabricantes recomendam a limpeza a seco apenas para se protegerem. Assim, se a manutenção não correr bem, não é culpa deles, mas sim dos profissionais de limpeza ou dos usuários.
Felizmente, com um método de lavagem suave e produtos domésticos adequados, você pode cuidar da maioria dos tecidos delicados por si mesmo, sem riscos e sem exposição a produtos químicos irritantes usados em algumas lavanderias. Isso se aplica, por exemplo, a malhas (lã, cashmere, angorá, mohair…), peças em fibras naturais (linho, algodão, seda…), fibras sintéticas delicadas (viscose, poliéster, elastano…), roupas simples (sem forro ou costuras complicadas). Saiba também que as misturas de fibras tornam os tecidos mais adequados para a máquina de lavar, especialmente se incluírem fibras sintéticas. E se você estiver em dúvida, pode lavar à mão!
Quais roupas é melhor confiar à lavanderia?
Você entendeu: é possível lavar em casa a maioria das roupas, mesmo que a etiqueta diga o contrário. No entanto, pode ser mais sensato recorrer a um profissional de limpeza em alguns casos específicos:
- Para camurça, veludo, tafetá, viscose e couro, bem como qualquer coisa que contenha pele, forro e penas.
- Se houver pérolas, lantejoulas ou enfeites metálicos na roupa.
- No caso de saias plissadas e ternos ou casacos estruturados.
Também não hesite em usar o bom senso. Para uma peça muito cara ou com valor sentimental, é melhor optar pela segurança se você não tiver certeza, especialmente para uma peça que você realmente adora. Por outro lado, pagar caro na lavanderia por uma peça que não custou caro e que precisará ser levada ao profissional pode não valer a pena.
Como ter certeza de que é possível fazer a limpeza em casa?
Se ainda estiver em dúvida, não hesite em verificar a etiqueta da sua peça. Você poderá conferir o material e encontrar dicas para limpá-lo na internet. Também é possível consultar as avaliações, quando disponíveis no site do vendedor, para verificar se as roupas em questão resistem bem à lavagem.
Você também pode fazer o teste do cotonete para identificar riscos de descoloração e verificar se o tecido resiste à lavagem antes de limpá-lo à mão ou na máquina. Isso permite começar com mais tranquilidade! Para fazer isso, pegue um cotonete, um pouco de água fria em uma tigela e adicione 2 a 3 gotas do detergente suave que pretende usar. (Se não tiver, pode fazer o seu com dois ingredientes.) Em seguida, basta esfregar a mistura em uma parte pouco visível (por exemplo, a costura interna). Se a cor da roupa desbotar, vá para a lavanderia! Caso contrário, pode lavá-la sem problemas.
Como substituir a limpeza a seco em casa?
Existem duas técnicas principais: lavagem à máquina para algodão, linho ou poliéster, e lavagem à mão para malhas, seda e todas as roupas das quais você tem dúvidas. Esta é, de fato, a maneira mais segura e suave. Vejamos agora como fazer!
Como lavar roupas delicadas à mão?
Você precisará de uma bacia, pia ou banheira, bem como um detergente suave. Despeje água fria no recipiente e adicione uma pequena quantidade de detergente. Não exagere para não tornar o produto difícil de enxaguar! Assim que a água estiver um pouco espumosa, mergulhe completamente a peça. Com os dedos, esfregue suavemente as áreas manchadas, depois esvazie a água e encha o recipiente novamente, desta vez apenas com água. Enxágue a peça cuidadosamente e delicadamente. Por fim, retire o máximo de água sem torcer ou espremer o tecido. Explicamos abaixo como secá-lo sem deformar.
Como fazer uma lavagem na máquina para roupas delicadas?
Aqui também, use um detergente suave, pois os produtos de limpeza comuns podem ser muito agressivos para roupas delicadas. Em seguida, faça uma lavagem com água fria, selecionando o programa mais suave. O programa para lã e roupas delicadas funcionará muito bem, se houver um. Se necessário, consulte o manual do usuário para encontrar o ciclo correto. Principalmente, lave as roupas delicadas separadamente, sempre do avesso e em uma rede de lavagem para evitar rasgos durante a limpeza.
Outras dicas para roupas que requerem limpeza a seco
Se a roupa estiver pouco suja, você pode dar um toque de frescor com farinha! E
nesse caso, podemos realmente falar de limpeza a seco. Na verdade, nenhuma água será usada. Para limpar a seco com farinha, basta colocar a peça em um saco bem fechado com algumas alças de farinha. Em seguida, agite bem o saco, tire a roupa, sacuda-a e escove-a, se necessário. É simples, muito eficaz e rápido! Outra opção é investir em um kit de limpeza a seco. No entanto, atenção: você precisará de uma secadora para usá-lo.
Como remover manchas e secar roupas delicadas antes da limpeza a seco em casa?
Se a roupa tiver uma mancha que pode não sair com as soluções de lavagem apresentadas anteriormente, uma pré-lavagem é necessária. Para fazer isso, aja em um tecido seco e concentre bem o removedor de manchas para tecidos na mancha. Não hesite em testar o mesmo produto em uma área pouco visível para mais segurança. No entanto, se você usar sabão de Marselha, sabão preto ou até bicarbonato, os removedores de manchas naturais mais suaves, isso não deve causar descoloração.
Quanto à secagem…
Como explicado anteriormente, é essencial não torcer ou espremer o tecido se você não quiser danificá-lo ou deformá-lo. Para secá-lo, basta colocá-lo plano em uma toalha grande que você enrolará sobre si mesma. Isso ajudará a absorver a umidade das fibras sem danificá-las. Em seguida, coloque a peça em um local mais seco (ou outra toalha) e repita de 3 a 5 vezes para retirar o máximo de água. Você pode então secar a roupa plana, ao ar livre, e usar um vaporizador para remover possíveis rugas e desinfetar a peça.
