Como fazer o seu próprio detergente em pó? 7 receitas analisadas ao microscópio!

As receitas para fazer sabão em casa apresentam muitas vantagens. Elas são feitas com ingredientes naturais, ecológicos e biodegradáveis, sendo, portanto, benéficas para o meio ambiente. Devido à sua composição, eliminam também todos os perfumes alergênicos, corantes irritantes e conservantes. Essas fórmulas também são mais suaves para as peles sensíveis de toda a família. E, acima de tudo, são muito econômicas: uma vez que se tenha os ingredientes básicos, é possível fazer recipientes de sabão para vários meses. Além disso, esses elementos também são frequentemente produtos de limpeza multiuso cuja compra é rapidamente rentabilizada para a limpeza de todas as superfícies da casa. Com vontade de se aventurar e preparar um sabão ecológico caseiro muito eficaz? Aqui estão as diferentes receitas e seus muitos benefícios!

Ao conhecer as vantagens e desvantagens de cada uma, você poderá fazer uma escolha informada da receita que atenderá às suas vontades e necessidades.

Sumário
Sabão de Marselha: o mais universal
Vamos começar por algum lugar! Hipoalergênico, o sabão de Marselha (ou sabão de Aleppo) funciona tanto para roupas brancas quanto para roupas pretas e coloridas. Se tiver que escolher apenas um, é definitivamente este! A única dificuldade é verificar se o seu sabão não contém glicerina. Caso contrário, seu sabão pode endurecer ao longo do tempo, tornando-o inutilizável, podendo entupir a máquina. De resto, a dosagem é a mesma que a de um sabão comum. Fácil e muito eficaz, você pode prepará-lo em forma líquida ou em pó!

A receita do sabão líquido de Marselha
A receita do sabão em pó caseiro

Sabão preto, uma alternativa rápida
Respeitadora das roupas delicadas e eficaz em todos os tipos de tecidos e cores, a receita de sabão preto é uma boa alternativa universal ao sabão de Marselha. Se você usar um sabão preto líquido, ela também tem a vantagem de ser muito rápida de fazer. De fato, muitas vezes é necessário ralar ou derreter outros sabões. O sabão preto se dissolve na água em questão de segundos. Basta incorporar os outros elementos e, em no máximo 5 minutos, você terá sabão para as próximas semanas!

A receita do sabão preto

Sabão de hera, a rainha do desperdício zero!
Para muitas receitas de produtos de limpeza, incluindo sabão, é necessário comprar ingredientes no comércio. No entanto, o sabão de hera escapa a essa regra! De fato, não existe receita mais simples, ecológica e sem desperdício do que essa, feita com água e hera coletada na natureza. Essas folhas, que podem ser coletadas o ano todo, são ricas em saponinas (um agente de limpeza e espumante natural), assim como as nozes de lavagem. Este sabão é particularmente útil para roupas coloridas ou escuras. Também respeita muito bem os tecidos delicados. No entanto, pode ocasionalmente causar reações cutâneas em uma pele sensível (especialmente de bebê) e sua conservação não excede um mês. No entanto, você pode usá-lo para limpar o chão se seu recipiente não estiver acabado!

A receita do sabão de hera

Sem desperdício com sabão de cinzas!
Se você tem uma lareira, saiba que suas cinzas de madeira são muito úteis. Entre outras utilizações, elas têm uma forte eficácia doméstica devido à sua riqueza em potassa, um tensoativo natural! E quando você não as usa para desengordurar uma panela queimada ou fazer brilhar o vidro da lareira, guarde-as preciosamente em um balde para reciclá-las em sabão. O sabão de cinzas pode ser usado em todos os tipos de tecidos, exceto os tecidos muito frágeis. Excelente em roupas coloridas, também permite remover manchas orgânicas (sangue, óleo, comida, etc.). Saiba que com o tempo pode desbotar os tecidos brancos. Portanto, não hesite em adicionar uma xícara de percarbonato de sódio no tambor para lavar o branco sem risco com as cinzas!

A receita do sabão de cinzas de madeira

Uma receita original de outono com castanhas
Você gosta de passeios de outono? Aproveite para coletar castanhas! A receita ecológica de sabão de castanhas é muito eficaz, pois é rica em saponinas. Muito simples de fazer e pouco alergênica, ela não irrita absolutamente as peles sensíveis. Portanto,

é muito apreciada por famílias com crianças, bebês ou peles atópicas. Geralmente, ela é preferida para lãs, cores e cores escuras, especialmente preto. Este sabão não é desaconselhado para tecidos claros ou brancos, mas neste caso, certifique-se de remover a casca antes de fazer a receita para limitar os riscos de descoloração.

A receita do sabão de castanhas

Um sabão caseiro para roupas brancas
Um sabão com oxigênio ativo que lava “mais branco que branco”, é o que promete esta última receita, que se baseia no uso de percarbonato de sódio. Este ingrediente permite devolver o brilho ao branco, remover manchas e também alvejar quando este já está desbotado com o tempo e o desgaste. Esta pequena receita também convida o bicarbonato de sódio e os cristais de sódio para tornar a fórmula ainda mais ativa na limpeza, remoção de manchas e revitalização de têxteis brancos.

A receita do sabão especial para roupas brancas

Para ir além do sabão caseiro…
Além disso, não hesite em substituir o amaciante químico por vinagre branco, um amaciante natural que mantém as roupas muito macias e também cuida da máquina. Mesmo que não deixe nenhum odor, você pode fazer infusões de plantas (menta, lavanda, alecrim…) para dar um aroma fresco. Quanto aos óleos essenciais (óleo essencial de lavanda, limão, eucalipto…), prefira substituí-los por uma fragrância natural comprada em uma loja de produtos naturais ou online. Isso será menos poluente e mais eficaz para perfumar duradouramente as roupas!

Deixe um comentário