Água parada na pia, banheiros entupidos, banheiras impossíveis de esvaziar, tubulações liberando odores de esgoto… E se parássemos de usar desentupidores químicos para desobstruir os encanamentos dos nossos sanitários? Esses produtos químicos têm um efeito devastador no meio ambiente, tanto em sua produção quanto em sua eliminação após o uso. A solução provavelmente está nesta receita de desentupidor natural à moda antiga! Quando o escoamento das águas residuais está comprometido devido a resíduos, isso pode resolver o seu pequeno problema de encanamento.
Primeiramente, lembremos que a manutenção regular evitará transbordamentos catastróficos que mais tarde o obrigariam a recorrer a medidas drásticas chamando um encanador. Para prevenção, utilize uma preparação simples à base de bicarbonato de sódio e vinagre branco ou vinagre e cristais de soda. Isso permite desentupir facilmente os bloqueios nos ralos. Você também pode despejar borra de café, que se encarregará de soltar as gorduras no sifão que entopem o encanamento. Além disso, isso ajuda a desodorizar em caso de maus odores. Considere também o uso de um desentupidor ou fios (ou um cabide) para fazer movimentos de vaivém e ajudar a desobstruir os encanamentos entupidos.
A receita do desentupidor natural
Se seus encanamentos já estão entupidos, retome a receita da mistura anterior e adicione sal grosso. Adquira os ingredientes na seguinte quantidade:
- 200 g de bicarbonato de sódio (também chamado de bicarbonato de sódio)
- 20 cl de vinagre de álcool branco
- 200 g de sal grosso
Misture bem esses três ingredientes. Haverá uma pequena reação química muito útil para desentupir um encanamento e dissolver o que o obstrui.
Para desentupir uma pia, despeje imediatamente essa solução em seus encanamentos. Deixe agir por 30 minutos. Em seguida, despeje um litro de água fervente para remover o entupimento. A desobstrução da sua pia entupida por sujeira e restos de alimentos será muito eficaz. A água vai escoar melhor.
Essa solução econômica e ecológica evitará que você tenha que suportar por muito tempo os odores fortes e tóxicos dos desentupidores industriais à base de soda cáustica, água sanitária ou ácido sulfúrico prejudiciais ao meio ambiente.
