Se a limpeza das paredes do chuveiro cobertas de calcário e sabão pode ser assustadora, às vezes tendemos a esquecer de mencionar a limpeza da cortina de chuveiro. No entanto, o calcário, a umidade, poeira, mofo, a estagnação da água e respingos de sabão podem deixar manchas persistentes nele (sem mencionar os maus odores!). Pode-se dizer que isso não é muito higiênico, pois se torna um verdadeiro ninho de bactérias. Felizmente, não é necessário descartar a cortina ao menor sinal de manchas, com toda a poluição plástica que isso implica. Basta conhecer as boas dicas de limpeza, desinfecção e remoção de manchas da cortina de chuveiro sem danificá-la!
Bom saber: Manchas ou não, é aconselhável limpar a cortina de chuveiro pelo menos uma vez por mês para mais higiene. No entanto, as boas práticas começam no dia a dia. Portanto, certifique-se sempre de ventilar bem o banheiro e deixe a cortina aberta após o uso para secar. Isso limitará o surgimento de mofo e a condensação, além de permitir uma secagem mais rápida. Você também pode usar uma toalha após o banho para secar a cortina e reduzir a umidade. Isso também limitará o desgaste e a sujeira acumulada! E, acima de tudo, limpe regularmente para evitar ter que lidar com a sujeira incrustada.
Cortina de chuveiro
Como limpar a cortina de chuveiro? 3 métodos!
Um ciclo na máquina de lavar, simples assim!
A cortina geralmente é lavável na máquina. Para uma cortina de chuveiro de tecido, escolha um ciclo de lavagem a 60°C, se possível usando um programa especial para algodão. Para uma cortina de chuveiro de plástico, não exceda os 40°C e prefira o programa especial para sintéticos na máquina de lavar. Para aprimorar a limpeza, você pode usar bicarbonato de sódio (removedor de manchas e desodorizante). Adicione meia xícara de bicarbonato à lavagem para obter uma eficácia ideal. E, acima de tudo, adicione duas toalhas grandes no tambor para proteger a cortina durante a limpeza.
Se sua cortina estiver muito manchada, certifique-se de remover as manchas primeiro com o produto de limpeza adequado antes de colocá-la na máquina (veja abaixo).
Para limpar uma cortina de chuveiro sintética: vinagre branco (ou álcool doméstico)
Cortina de chuveiro
O vinagre branco e o álcool doméstico são produtos domésticos ecológicos e econômicos indispensáveis para a casa. Eles compartilham as mesmas propriedades removedoras de manchas. O álcool doméstico é mais desinfetante e tem uma tendência a incomodar menos pelo cheiro. No entanto, ambos funcionarão muito bem, então cabe a você escolher. De qualquer forma, isso não corre o risco de danificar o poliéster ou vinil da cortina! Como limpar a cortina? Basta desenganchar a cortina do chuveiro das hastes e colocá-la plana na banheira, no chão ou em uma mesa. Use uma esponja embebida no produto ou uma escova macia para esfregar a sujeira. Uma escova de dentes pode ser útil nas costuras. Finalmente, certifique-se de enxaguar bem antes de lavar na máquina.
Para limpar uma cortina de chuveiro de tecido: sabão de Marselha
Limpar cortina de chuveiro
Aqui, procedemos da mesma forma que com a cortina de chuveiro sintética! Desengate a cortina e coloque-a plana em uma banheira, em um chão limpo ou em uma mesa. Em seguida, esfregue com uma esponja úmida e depois com sabão de Marselha para remover as manchas incrustadas. Depois de tratar as manchas, você pode colocar sua cortina na máquina. Se for de tecido branco, lembre-se de adicionar uma ou duas colheres de sopa de percarbonato de sódio para clarear e ajudar a remover manchas difíceis. A água oxigenada também pode ser muito eficaz.
Não é necessário usar água sanitária, que não é nada ecológica!
Dica extra: Como prevenir o surgimento de mofo em uma cortina de chuveiro?
Para limitar as manchas relacionadas a fungos e umidade, mergulhe sua cortina de chuveiro limpa em uma bacia cheia de água salgada antes de recolocá-la. Você pode ferver a água e adicionar sal grosso antes, enquanto a máquina está em funcionamento, e deixar esfriar para evitar encolhimento.
