Bien escolher o edredom para uma boa noite de sono é uma coisa, mas cuidar dele é outra! Gostaríamos de adiar essa questão para uma data sempre posterior… mas é preciso lidar com a tarefa de lavar o edredom mais cedo ou mais tarde. E, ao contrário da roupa de cama, não é uma tarefa fácil. No entanto, é preciso fazê-lo para remover ácaros que causam alergias durante a noite e manchas de suor. Seja um edredom natural (de penas de ganso ou pato, seda, algodão orgânico, bambu, etc.) ou de fibras sintéticas antiácaros (poliéster…), queremos manter toda a sua maciez e arejá-lo bem! Aqui estão algumas dicas para que tudo corra bem e lavar o edredom não seja mais uma tarefa temida.
Sumário
Algumas verificações antes de lavar o edredom na máquina
Primeiramente, verifique se não há nenhum buraco para remendar, para não danificar o edredom e sua máquina de lavar. Além disso, não queremos que o enchimento escape! Em seguida, trate eventuais manchas com um produto adequado. Para manchas incrustadas, recomendamos a imbatível mistura de detergente para louça e água oxigenada. Caso contrário, escolha um dos removedores de manchas eficazes listados aqui.
Além disso, verifique na etiqueta se é possível lavar o edredom na máquina e a que temperatura. Também verifique se o tambor da sua máquina de lavar é adequado. Uma máquina de 5 kg é suficiente para um edredom de 140200 cm. Se medir 200200 cm, escolha uma máquina de 7 kg. Além disso, escolha uma máquina de 10 kg ou mais. Idealmente, o tambor deve estar cheio até 3/4. Felizmente, se a lavagem na máquina for impossível para uma cama king size, você sempre pode ir à lavanderia! Com essas máquinas de grande capacidade, você pode lavar um edredom leve ou um edredom de inverno muito quente sem problemas. Em todos os casos, siga as dicas abaixo.
Concretamente, como proceder para lavar o edredom?
O programa deve ser ajustado para um ciclo normal de algodão a 30 ou 40°C e um enxágue extra. Caso contrário, você também pode fazer dois ciclos de enxágue. Em seguida, ajuste a centrifugação entre 900 e 1000 rotações (não mais para evitar rasgos). Para edredons de penas, seria melhor escolher uma centrifugação mais baixa! E, acima de tudo, adicione duas ou três bolas de tênis no tambor para bater bem o edredom e preservar sua fofura. Não queremos que ele murche! Se você tem medo de que as bolas de tênis soltem tinta, coloque-as em uma meia e amarre. Além disso, dobre o edredom em acordeão para uma limpeza mais uniforme.
Quanto ao detergente, é aconselhável usar a lavagem líquida, que deixa menos resíduos. Assim, você não corre o risco de ver mofo aparecer. No entanto, não exagere na quantidade pensando que está lavando melhor seu edredom e esqueça o amaciante, especialmente para edredons naturais que contêm penas ou plumas.
E depois, como lidamos com a secagem do edredom?
Claro, optar pelo secador é a opção mais simples e prática. Aqui, usaremos novamente nossas duas ou três bolas de tênis para mais fofura. Além disso, favoreceremos uma temperatura mais baixa, especialmente para um edredom com enchimento natural ou colorido. Note que um edredom espesso com uma gramatura alta exigirá um tempo de secagem mais longo. Geralmente, é aconselhável parar o secador a cada meia hora para não exagerar no tempo de secagem. E depois, ainda deixamos o edredom ao ar livre antes de guardá-lo ou usá-lo novamente. No entanto, você não tem necessariamente uma secadora? Se as temperaturas estiverem amenas, você pode secar ao ar livre. Caso contrário, um ambiente quente e arejado servirá.
Você terá todo o direito a uma boa noite de sono bem quentinho sob o edredom depois disso… E lembre-se também de dar uma boa limpeza em seus travesseiros, edredons e colchões de vez em quando. E se trocar a capa do edredom para lavar ainda é complicado, existe uma técnica para colocá-la em poucos segundos e sem esforço!
