Cultivando Lavanda en Maceta: Guía Completa para una Fragante Experiência Botânica
A lavanda (Lavandula) é uma erva perene, com uma fragrância doce e distintiva, tornando-se uma planta ornamental e medicinal popular. Você não precisa de muito espaço para cultivar esta erva aromática. Cultivar lavanda em vaso é simples, então vamos mergulhar nisso.
Como Transplantar Lavanda
Antes de plantar, é bom regar a planta no dia anterior, pois uma planta seca fica estressada, então é sempre bom regar entre 1 e 3 dias antes de plantar ou transplantar.
Para remover a lavanda do vaso original, coloque a planta de lado e pressione o vaso para separar as raízes.
Massageie suavemente o torrão para soltar as raízes finas. Isso facilita a extensão e o crescimento das raízes na nova mistura.
Coloque a planta no lugar com cuidado e preencha o buraco com terra até cobrir todas as raízes.
Pressione a parte superior da terra para endireitar a planta e regue até que a água saia pelos orifícios de drenagem. Uma vez plantada, deixe-a na sombra por cerca de três dias para se recuperar.
Escolha do Vaso
Quanto maior sua lavanda, maior o vaso necessário. Geralmente, eles precisam de uma base considerável para acomodar as raízes.
Escolha um vaso com pelo menos 30 cm de profundidade e não hesite em aumentá-lo à medida que sua lavanda cresce.
Mais importante do que o tamanho do vaso é sua capacidade de drenagem. Lavanda gosta de solo seco e murcha rapidamente em ambientes muito úmidos.
Escolha um vaso com muitos furos de drenagem (ou adicione mais com uma broca). Pratinhos sob os vasos não são recomendados, pois acumulam água perto das raízes.
Antes de adicionar qualquer coisa ao vaso, encha um ou dois centímetros no fundo com pequenas pedras ou cascalho para facilitar o drenagem.
Localização
Lavanda adora sol e precisa de pelo menos oito horas de luz direta por dia. Uma varanda ou sacada ensolarada são lugares ideais para seus novos vasos de lavanda.
Lavanda que recebe muita sombra continuará crescendo, mas mais lentamente, com menos flores e até menos fragrância.
Preparação do Solo
Todas as lavandas, grandes ou pequenas, precisam de uma mistura de solo com um pouco de areia que seja muito bem drenada. Embora não seja exigente com o solo, deve ser alcalino, moderadamente fértil e bem arejado.
Você pode usar esta mistura:
- 3 partes de terra para vasos (isso, junto com um pouco de composto, adiciona riqueza)
- 1 parte de areia de rio (para que o solo não se compacte)
- 1 parte de seixos de argila no fundo do vaso (para melhorar a drenagem)
Irrigação
Deixe o vaso de lavanda secar completamente entre as regas. Quando regar, faça-o profundamente.
Manter a irrigação até que a água escorra livremente pelo fundo é uma boa maneira de garantir que a planta receba a irrigação necessária.
No verão, regue uma vez por semana e, no inverno, regue com menos frequência, deixando o solo secar completamente antes de oferecer apenas água suficiente para umedecer o primeiro centímetro de solo.
Cuidados com a Lavanda em Vaso
Adubação
Adube a planta a cada 8-10 semanas, usando um fertilizante equilibrado, durante seus anos de crescimento.
Uma vez que a planta esteja bem estabelecida, não é necessário usar qualquer tipo de fertilizante. Adubar excessivamente a planta pode prejudicá-la.
Poda
A lavanda pode ser mantida com uma forma natural de arbusto ou podada para se assemelhar a uma árvore arredondada, dependendo da variedade.
Em qualquer caso, é importante evitar a poda dos ramos grossos e lenhosos da planta. Em vez disso, concentre-se em cortar os ramos frondosos, deixando alguns centímetros de folhas entre o local de corte e os talos lenhosos.
Proteção contra o Frio
A lavanda em vaso, especialmente as variedades menos resistentes, precisará ser levada para dentro durante o inverno, a menos que você viva em um clima temperado.
Você pode guardar o vaso na garagem e deixar a planta em repouso absoluto, ou colocar a planta em frente a uma janela ensolarada de sua casa.
Pragas e Doenças
Embora as lavandas estejam seguras de doenças, deve-se ter cuidado com infecções fúngicas que podem ocorrer devido ao frio e umidade do solo.
As moscas brancas são facilmente atraídas pelas lavandas, alimentando-se da seiva da planta.
Para eliminar as moscas brancas, basta borrifá-las com água e um pouco de detergente.
Colheita da Lavanda
É melhor colher a lavanda de manhã cedo, quando a fragrância está no auge e conservam a maioria dos óleos essenciais.
Comece cortando os talos, logo acima das folhas, quando as flores se abrirem. Lembre-se de que quanto mais você colher a planta, mais ela crescerá, até três vezes durante os verões!
Se quiser armazenar esta erva, uma vez colhida, amarre-a em feixes e pendure-a para secar em um local quente e sem luz solar direta, de cabeça para baixo. Isso ajudará a manter sua cor intensa e seu óleo.