Alguns produtos de limpeza multiuso podem ser utilizados em todas as superfícies. No entanto, às vezes é preciso ter cuidado ao testar certos produtos de limpeza em tipos de materiais mais frágeis, sob o risco de danificá-los. Isso é válido para nossos pisos, que às vezes podem inchar devido à água ou ficar repletos de manchas. Agravando a situação, o vinagre branco, conhecido como um aliado em toda a casa, pode até danificar pisos de madeira! Além disso, nem todas as soluções caseiras se aplicam a todos os tipos de pisos e revestimentos. Para conhecer as melhores maneiras de limpar seus pisos com produtos naturais e reduzir o uso de produtos químicos pouco ecológicos, aqui está um guia muito útil para ter à mão em sua próxima limpeza de piso.
Importante: Antes de limpar, sempre varra ou aspire cuidadosamente (com um acessório adequado para pisos frágeis). Isso ajudará a eliminar a maior parte da sujeira e poeira antes de usar o limpador certo para garantir a limpeza e a manutenção adequadas dos pisos. Observe que esses produtos de limpeza para pisos estão disponíveis na maioria das grandes superfícies, em lojas de produtos naturais ou em lojas de materiais de construção.
A limpeza de azulejos, um piso nem sempre muito fácil
Azulejos limpeza pano luva
Os azulejos são pisos bonitos e resistentes, mas podem ser um verdadeiro problema para limpar. Primeiramente, existem os rejuntes que tendem a acumular sujeira e, além disso, frequentemente aparecem manchas. Vamos abordar um problema de cada vez! Para salvar um rejunte de azulejo, muitas vezes é suficiente dar uma escovada úmida com branco de Meudon. Uma pasta de bicarbonato de sódio, água oxigenada e algumas gotas de detergente para a louça resolve manchas persistentes. E para a sujeira nos próprios azulejos, misture 1 xícara de vinagre com 1 litro de água e passe o esfregão. Todas as nossas dicas para dar brilho e manter o piso de azulejo estão aqui.
Limpar um piso de madeira
Se muitas soluções permitem a manutenção de um piso de madeira, saiba que o vinagre branco deve ser evitado para essa limpeza. Então, como limpar um piso de madeira? Comece diluindo 2 colheres de sopa de sabão preto em 5 litros de água quente. Em seguida, passe o esfregão de microfibra, certificando-se de não saturá-lo de líquido. É importante espremê-lo bem para evitar danificar o piso de madeira com a umidade durante a esfregação.
Andar sobre um piso laminado?
Primeiro, umedeça o esfregão com água quente e uma gota de detergente para a louça. Principalmente, esprema-o bem para evitar que o piso laminado inche. Se necessário, você pode sempre passar um pano seco limpo para secar o excesso de água.
A limpeza do piso de linóleo
O linóleo é fácil de manter, mas às vezes pode deixar aparecer manchas, dependendo do detergente utilizado. Felizmente, podemos evitar e eliminar manchas enxaguando e espremendo regularmente o esfregão durante a limpeza. Em termos de produtos de limpeza, aqui buscamos simplicidade. Pegue detergente (1 gota) e vinagre branco (um copo). Em seguida, dilua tudo em 5 litros de água quente. Para dar um brilho extra, aplique uma camada fina de cera pura com um pano macio, como um pano de microfibra, a cada 6 meses.
Piso em linóleo esfregão
E para dar brilho a um piso de mármore?
Como devolver o brilho a um piso de mármore sem danificá-lo? Primeiramente, é preciso lembrar que o mármore é muito frágil. Detergentes ácidos (suco de limão, vinagre branco ou produtos anticalcários) devem ser rigorosamente evitados em pedras naturais e materiais porosos, como o mármore. Quanto à água sanitária, ela também deve ser esquecida para o mármore. Então, quais são os produtos adequados? É melhor usar uma simples bacia de água com sabão de Marselha ou sabão preto líquido (uma tampa por litro de água quente). Em caso de manchas, dilua cristais de soda em água bem quente. Esfregue as sujeiras com um pano macio. E para dar brilho, use óleo de linhaça sicativo durante o polimento.
