Bastam 3 colheres de sopa e a zamioculcas produzirá MUITAS folhas novas!

Zamioculcas, uma planta de cultivo fácil com belo follaje decorativo

A Zamioculcas é uma planta fácil de cultivar e, ao mesmo tempo, distingue-se pelo seu belo follaje decorativo. No entanto, para que pareça esplêndida, é necessário cuidar dela adequadamente. Aprenda o que é necessário fornecer e quais erros evitar ao cultivá-la.

O que fazer quando a Zamioculcas fica amarela e como estimular o crescimento de novas folhas?

Você pode encontrar respostas para essas perguntas no portal Deccoria.

Erros comuns no cultivo

A Zamioculcas é uma planta perene que está sendo cada vez mais cultivada como planta ornamental. Ganhou popularidade no início do século XXI. Esta planta tropical pode atingir uma altura de até 1 metro.

Tem folhas grossas, brilhantes e de cor verde escuro que podem crescer até 10 cm de comprimento, bem como caules carnudos que se estreitam em direção ao topo. A Zamioculcas não exige muitos cuidados e é uma planta bastante resistente. No entanto, é importante lembrar algumas regras e evitar cometer certos erros ao cuidar dela.

O mais importante

A rega desta planta ornamental não precisa ser muito frequente. A planta armazena água em suas folhas e pode sobreviver sem ela por 2-3 meses. No entanto, a drenagem adequada é importante.

Portanto, é recomendável colocar cascalho no fundo do vaso. A Zamioculcas não tolera correntes de ar nem mudanças bruscas de temperatura. É melhor comprá-la nos meses quentes para evitar que as folhas se danifiquem pelo contato com geadas.

Não coloque a Zamioculcas em um local muito ensolarado.

Ela se sente melhor na sombra ou meia-sombra. Pode ficar em um canto do ambiente sem problemas, e devido à sua baixa necessidade de luz, é adequada mesmo para ambientes como o banheiro.

No entanto, se você deseja que a planta cresça exuberantemente, ela deve receber luz solar natural, pois a falta de luz pode inibir seu crescimento. As folhas da planta se curvam em direção à luz, por isso é recomendável girar o vaso de tempos em tempos.

O transplante de plantas mais maduras deve ser feito a cada 2-3 anos, enquanto plantas mais jovens podem ser transplantadas para vasos ligeiramente maiores a cada ano.

O vaso para a Zamioculcas deve ter furos de drenagem grandes. Deve ser usado um substrato permeável e fértil, como o utilizado para palmeiras.

Erros mais comuns no cultivo:

  • Escolher um vaso muito grande e profundo.
  • Omitir a camada de drenagem.
  • Usar um vaso sem furos de drenagem.
  • Fertilização insuficiente.

O que a Zamioculcas não gosta?

Primeiramente, lembre-se de que a Zamioculcas é uma planta de interior, portanto não é adequada para áreas externas. Não a coloque em uma varanda ou terraço, pois não é resistente ao frio e se danificará rapidamente após a exposição ao gelo. Temperaturas abaixo de 5 °C podem prejudicar a planta. A Zamioculcas também prefere um substrato mais seco do que a rega excessiva.

Quando a planta está seca, você notará rapidamente que suas folhas começam a enrugarse. No entanto, a rega adequada restaurará sua aparência saudável. A rega excessiva pode causar a decomposição da planta, um processo irreversível, por isso é melhor lembrar da camada de drenagem e usar um vaso com furos na parte inferior para que o excesso de água possa drenar, se necessário.

Por que a Zamioculcas não produz novas folhas?

O cuidado incorreto da planta pode afetar sua aparência. Se a Zamioculcas tem folhas enrugadas, está apodrecendo ou murchando, significa que algo foi feito incorretamente. Também é notável a desaceleração do crescimento ou o amarelecimento das folhas.

As possíveis razões para o amarelecimento e a falta de crescimento podem ser a rega excessiva. É importante lembrar que é melhor regar a planta quando o substrato estiver ligeiramente seco. Também evite borrifar as folhas com água, pois elas podem desenvolver manchas antiestéticas. Se você regou em excesso a Zamioculcas, deve transplantá-la para um solo fresco.

Outras possíveis causas da falta de novas folhas são:

  • Estação do ano errada.
  • pH do solo errado.
  • Falta de luz.
  • Vaso muito pequeno.
  • Rega insuficiente.

O uso de um fertilizante nutritivo deve ajudar a melhorar o estado da planta e estimular o crescimento de novas folhas.

Fertilizante à base de lentilhas

As lentilhas são uma leguminosa que é considerada uma fonte completa de proteína. Elas também contêm várias vitaminas e minerais, tornando-as um componente importante na dieta, não apenas para veganos e vegetarianos.

Descobre-se que as lentilhas podem ser usadas para preparar um fertilizante eficaz para a Zamioculcas. O fertilizante caseiro à base de lentilhas estimulará o crescimento da planta e a protegerá melhor contra doenças.

Processo para fazer o fertilizante de lentilhas:

Não é complicado e o fertilizante é preparado relativamente rápido. Ferva um litro de água e deixe esfriar. Quando a água atingir a temperatura ambiente, adicione 3 colheres de sopa de lentilhas. Deixe as lentilhas de molho, e após 4 horas, coe o líquido para separá-lo das lentilhas. Use essa solução para regar a planta, e você pode repetir a fertilização uma vez por mês.

A Zamioculcas não tem altas exigências nutricionais, mas a fertilização regular ajudará a fazê-la crescer melhor e a ficar com um belo verde escuro.

Deixe um comentário