As 6 piores utilizações do bicarbonato: erros a evitar!

Também conhecido como bicarbonato de sódio, o bicarbonato de sódio é o rei dos produtos de limpeza ecológicos à moda antiga. Do jardim à casa, passando por usos de beleza (esfoliação, desodorante…), suas aplicações no dia a dia são diversas. No entanto, assim como seu companheiro o vinagre branco, cujos usos devem ser evitados em algumas situações, às vezes cometemos erros com este pó natural. De fato, não é perigoso, mas um uso inadequado não é sem consequências. Aqui estão os piores usos do bicarbonato para evitar esses erros diários. Detalhes que todos deveriam conhecer sobre esse clássico produto de limpeza sem produtos químicos!

Erro 1: Misturar com vinagre branco
O bicarbonato e o vinagre de álcool só devem ser misturados em dois casos: para desentupir um cano e remover o tártaro ou para remover uma mancha pela ação mecânica da reação efervescente. No resto do tempo, é melhor evitar essa mistura, pois o ácido e o básico se neutralizam quimicamente. A mistura dos dois perde toda eficácia e, ao contrário, destrói seus princípios ativos, resultando em uma simples água salgada no final da reação química. Pode-se dizer que é um grande desperdício! Isso deve ser especialmente evitado em produtos que são mantidos por muito tempo, como o sabão em pó, o detergente, o spray para todas as superfícies… Escolha um ou outro para a limpeza da casa.

Erro 2: Usar para alvejar roupas
O bicarbonato é excelente para a manutenção de roupas. Além de ser um bom removedor de manchas, seu efeito anticalcário lhe confere um poder amaciante nas roupas. No entanto, não é absolutamente um agente alvejante! De fato, tendemos a atribuir a ele todas as virtudes, incluindo aquela que, no final das contas, não faz parte. Essa ideia falsa se explica por suas propriedades contra o tártaro, que também permitem limitar o escurecimento das roupas. Portanto, ajuda a preservar o brilho e a vivacidade das cores, assim como do branco. No entanto, se o branco precisar de alvejamento, ele não será mais útil. Use nesse caso percarbonato de sódio (água oxigenada em pó), cristais de sódio, sal de azeda ou até suco de limão para um alvejamento muito eficaz das roupas.

Erro 3: Usar o tipo errado de bicarbonato
Existem três tipos de bicarbonatos:

  • O bicarbonato de qualidade técnica é comprado em lojas de ferragens e é usado principalmente no jardim e para uso doméstico. No entanto, não é adequado para consumo, pois, embora seja a mesma molécula, sua pureza e qualidade são inferiores. Portanto, nunca o use na pele ou em crianças.
  • Também existe o bicarbonato alimentar, que é comprado em supermercados. O bicarbonato de qualidade alimentar pode ser usado na pele, internamente, no jardim, na limpeza doméstica e até mesmo em animais de estimação.
  • Por fim, o último tipo é o bicarbonato farmacêutico, que possui as mesmas aplicações que o bicarbonato alimentar natural, mas é mais caro. Para evitar erros, sempre verifique o tipo de bicarbonato ao comprar. O bicarbonato alimentar é o mais versátil e econômico.

Erro 4: Abusar do bicarbonato diariamente
A partir de 200 a 300 g, o bicarbonato se torna perigoso. Claro, são doses enormes que raramente ingerimos diariamente em nossas receitas ou remédios naturais. No entanto, não é sempre necessário ingerir o pacote inteiro para perceber efeitos prejudiciais. Mesmo em doses normais, pode ser perigoso para algumas pessoas, especialmente devido à sua riqueza em sódio, que pode ser prejudicial no consumo diário. O consumo excessivo pode levar a sintomas como náuseas e vômitos, diarréia, dor de cabeça, inchaço das pernas, etc. Nos casos mais graves, convulsões e insuficiência renal podem ocorrer. Além disso, não é aconselhável usar todos os dias para clarear os dentes, pois pode danificar o esmalte dentário.

Erro 5: Usar em caso de tratamento médico ou em pessoas frágeis
Para evitar erros criando interações entre seus medicamentos e o bicarbonato, é melhor pedir conselho ao seu médico ou farmacêutico. Além disso, é desaconselhável usar bicarbonato em mulheres grávidas e em crianças menores de 6 anos. Tenha cuidado também em casos de dieta sem sal, hipertensão, insuficiência cardíaca ou renal, edema pulmonar, doença renal ou hepática, acidose respiratória ou alcalose metabólica.

Erro 6: Confundir com outro pó branco
Sempre lembre de rotular bem seus potes de vidro ou latas de metal. Isso evitará que você use soda cáustica, muito semelhante ao bicarbonato em termos de aparência, mas muito perigosa e irritante em caso de uso inadequado. O percarbonato de sódio também é muito semelhante ao bicarbonato, mas não pode ser ingerido ou usado na pele. Cuidado com as confusões!

Deixe um comentário