O Anel de Casamento: Dicas para Mantê-lo Limpo e Brilhante
O anel de casamento é uma joia usada diariamente, todos os dias. Por esse motivo, pode sujar facilmente. Vamos ver como limpá-lo de maneira fácil e rápida.
Colher de Bicarbonato na Panela
Colher de Bicarbonato na Panela – nanopress.it
Mesmo sendo feito de ouro, o metal mais nobre de todos, o anel de casamento pode sujar e perder o brilho ao longo do tempo.
Por que o Anel de Casamento se Sujar?
O anel de casamento é o símbolo da promessa indissolúvel que maridos e esposas trocam durante o casamento, para a eternidade. Geralmente feito de ouro, o anel de casamento deve ser usado sempre no dedo anelar da mão esquerda.
Justamente por ser usado constantemente, todos os dias, o anel de casamento pode sujar, mesmo que o ouro seja considerado um dos metais menos reativos e resistentes à corrosão. No entanto, em alguns casos, a sujeira pode se acumular e fazer com que o anel perca o brilho.
O ouro resiste bem à oxidação, mas pode reagir a substâncias químicas presentes no ambiente, como detergentes ou até mesmo suor. Essas substâncias podem se depositar no anel, contribuindo para o acúmulo de sujeira que faz o anel de casamento perder o brilho. Em particular, o suor, que contém muitos sais minerais, pode se depositar e tornar opaca a superfície do anel.
O ambiente em que os anéis de casamento são armazenados também pode afetar sua aparência. Se forem armazenados em um local muito poeirento, úmido ou rico em poluentes do ar, pode-se incentivar a formação de uma pátina de sujeira.
Sem esquecer que o contato com materiais como madeira, metais ou tecidos pode causar arranhões ou abrasões na superfície do anel. Nos pontos danificados, a sujeira pode se acumular.
Felizmente, existem remédios para restaurar o brilho original mesmo para o anel de casamento mais opaco pelo tempo e pela sujeira. Vejamos o método mais simples e imediato abaixo.
Como Limpar o Anel de Casamento
O que você vai precisar já está disponível na sua cozinha: sabão neutro, algodão e álcool denaturado. Coloque os itens em uma panela cheia de água quente, juntamente com o sabão neutro. Deixe de molho por meia hora. Em seguida, com a ajuda de um pedaço de algodão, esfregue delicadamente os anéis com álcool denaturado.
No caso de anéis entrelaçados, é melhor usar uma escova com cerdas impregnadas de álcool para obter melhores resultados ao polir o ouro em todas as suas partes.
Em vez de álcool, você pode usar creme dental, desde que seja branco e sem microesferas que possam danificar e arranhar o ouro. Massageie a pasta de dentes nos anéis com as pontas dos dedos e depois enxágue.
A limpeza final pode ser concluída com um pano de microfibra. Você verá os anéis brilharem novamente, como no primeiro dia. O método que explicamos acima é adequado para ouro amarelo e prata. Para o ouro vermelho, é melhor usar um pedaço de algodão embebido em amônia.