Limpar um colchão não é um luxo, mas uma necessidade, especialmente quando este fica manchado ou infestado de ácaros ao longo dos anos. Por isso, é necessário removê-los, desodorizá-los e também desinfectá-los. E para isso, nada melhor do que produtos de limpeza e desinfectantes naturais para ultrapassar esta árdua tarefa.
Com o passar dos anos, um colchão perde o seu brilho. Manchas, bolor, urina, bactérias… Um colchão pode rapidamente ficar sujo e libertar odores desagradáveis. Alguns truques ecológicos e baratos da avó podem remediar estes vários problemas e deixar o seu colchão como novo.
O colchão deve ser limpo regularmente. Fonte: thespruce
- cristais de soda
É um ingrediente poderoso que actua como desinfetante, capaz de dissolver as manchas mais difíceis, como as de urina ou sangue. As nossas avós compreenderam-no, pois o seu poder desengordurante faz deste produto de limpeza um limpador multiusos para muitas superfícies domésticas. De facto, é utilizado para fazer detergentes caseiros, limpar fogões, grelhas de forno ou o lavatório da casa de banho.
Para isso, vai precisar de
Uma chávena de cristais de soda
água quente
Um lava-loiça
uma esponja
Numa tigela cheia de água quente, dilua os cristais de soda e misture. Mergulhe uma esponja neste líquido e esfregue com ela as zonas manchadas do colchão. Depois, enxagúe com uma luva humedecida em água. Deixe secar ao ar e terá um colchão limpo.
- Líquido de lavagem da loiça
Este é um ótimo truque contra as nódoas no colchão, especialmente se forem recentes. Funciona menos bem em nódoas antigas profundamente entranhadas no colchão. Por esta razão, o colchão deve ser limpo regularmente para remover rapidamente as nódoas. Para tal, é necessário misturar água morna com detergente da loiça e limpar o colchão com uma esponja embebida neste líquido. Deixe-o secar ao sol, se possível durante algumas horas. O seu colchão ficará limpo, arrumado e sem cheiro.
Tratar as nódoas. Fonte: thespruce
- vinagre branco
Também chamado de álcool doméstico, o vinagre branco é um produto de limpeza doméstico muito útil. Os defensores da limpeza inteligente utilizam este produto natural para uma variedade de tarefas domésticas, tais como descalcificar e dar brilho às torneiras, limpar uma chaleira, remover o bolor dos azulejos da casa de banho e muitas outras tarefas domésticas. Para limpar as nódoas do seu colchão, o tira-nódoas pode ser o seu melhor aliado.
Para isso, vai precisar de
500 ml de vinagre branco
200 ml de água morna
2 colheres de sopa de detergente da loiça
Misture os ingredientes, humedeça uma esponja limpa com este líquido e torça-a antes de a esfregar em toda a superfície do colchão. Em seguida, enxaguar com outra esponja humedecida e espremida. Para terminar a limpeza, esfregue o colchão com um pano seco ou um pano de microfibras para absorver o máximo de humidade possível e, se possível, deixe o colchão secar ao sol.
Ingredientes naturais para limpar o seu colchão. Fonte: thespruce
- Bicarbonato de sódio
As manchas de urina formam halos num colchão, já para não falar do cheiro que libertam. O bicarbonato de sódio será a solução para este problema. Como o utilizar? Basta polvilhar o pó branco sobre a zona a limpar e deixá-lo atuar durante pelo menos 30 minutos. Passado este tempo, esfregar a zona com uma esponja embebida em água com sabão e depois enxaguar com um pano húmido para completar a limpeza. Deixe secar com a janela do quarto aberta para ventilação. Além disso, para se livrar dos ácaros, pode polvilhar bicarbonato de sódio em toda a superfície do colchão e deixar atuar durante algumas horas antes de aspirar o pó. O seu colchão livrar-se-á dos parasitas que podem causar alergias. - Peróxido de hidrogénio
Também conhecido como peróxido de hidrogénio, este produto é eficaz mesmo contra as manchas de bolor mais antigas. Para o fazer, vai precisar de
30 ml de água oxigenada
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
Misture os dois ingredientes e use uma escova de dentes velha para esfregar as áreas afectadas pela sujidade. Depois, retire o excesso de produto de limpeza com um pano húmido e deixe secar num local bem ventilado.
- limão
Este é um dos truques a utilizar para remover nódoas de vinho, por exemplo. Para isso, misture o sumo de meio limão com meio copo de água e esfregue vigorosamente o colchão com esta mistura, utilizando um pano húmido. Deixe o colchão arejar. - Álcool etílico
Se quiser livrar-se dos maus cheiros que emanam do seu colchão devido, entre outras coisas, aos seus animais de estimação que partilham frequentemente o seu colchão durante a noite, experimente este produto infalível. Para isso, misture meio copo de álcool etílico e meio copo de vinagre branco num frasco de spray. Pulverize esta solução em toda a superfície do colchão e deixe-a secar durante 30 minutos. Para deixar um cheiro agradável no colchão como bónus, pode adicionar algumas gotas de óleo essencial à sua escolha, como lavanda ou eucalipto-limão, à mistura. A roupa de cama ficará com um cheiro agradável e desinfectada.
Aspirar o colchão para remover a sujidade e os ácaros. Fonte: thespruce
- Pó de talco
Depois de ter limpado bem o colchão com uma das dicas acima mencionadas, o pó de talco é ainda o último produto a utilizar para completar a limpeza e aperfeiçoá-la nas regras da arte. É simples, o pó de talco tem uma capacidade absorvente e elimina os maus cheiros graças à sua fragrância doce e subtil. É utilizado sobretudo quando o colchão já não é novo e, com o passar do tempo, liberta odores desagradáveis ou fica húmido.
Para utilizar, polvilhar o pó de talco na zona do colchão acabado de limpar e enxaguado. Deixe que este pó perfumado absorva a humidade restante durante o dia. No final, aspire os resíduos de talco com um aspirador. Terá obtido um colchão saudável e com um cheiro agradável. Não é impressionante!
Como obter uma secagem óptima do seu colchão?
Depois de limpar meticulosamente o seu colchão, tem de se certificar de que está completamente seco antes de o voltar a utilizar. E por uma boa razão, um colchão que não esteja completamente seco pode reter a humidade e conter bolor que pode ser prejudicial para a sua saúde.
Por estas razões, a limpeza deve começar de manhã para permitir que o colchão seque durante o dia. Esfregue os pontos limpos com uma toalha de banho limpa e deixe secar ao ar livre, se puder. Caso contrário, abra a janela do quarto para deixar entrar o sol e o ar fresco. Finalmente, para aperfeiçoar o processo de secagem, utilize um secador de cabelo para remover todos os vestígios de humidade e só volte a fazer a cama à noite, antes de ir dormir, certificando-se de que o colchão está bem seco.
Como cuidar do seu colchão para o manter em bom estado?
Para que um colchão garanta o conforto durante o sono, deve ser de boa qualidade. É um bom investimento que lhe garantirá uma boa noite de sono. E para que dure mais tempo, é necessário efetuar uma manutenção regular.
Não espere que as manchas se instalem no colchão para o limpar. Em vez de procrastinar, limpe-o com as dicas mencionadas acima assim que a primeira sujidade aparecer;
Areje o quarto diariamente, certificando-se de que coloca os lençóis, almofadas e fronhas ao sol ou ao ar livre durante pelo menos quinze minutos para deixar o colchão respirar;
Aspirar 2 a 3 vezes por mês para remover o pó, os restos de cabelo e a pele morta que podem atrair os ácaros;
Inverter a cabeça e os pés do colchão de três em três meses para que o colchão não se deforme. Também deve ser virado duas vezes por ano;
Levar o colchão para o exterior durante algumas horas, se possível, com bom tempo. O colchão poderá respirar dos dois lados e os raios de sol, com as suas propriedades desinfectantes, limpá-lo-ão.