As coisas certas a fazer… e as que devem ser evitadas ao limpar uma máscara de tecidoAs coisas certas a fazer…

Com as medidas de distanciamento social, as máscaras de proteção tornaram-se parte integrante das ferramentas para reduzir a transmissão do vírus Covid-19 quando é necessário sair de casa. A partir de 11 de maio de 2020, as máscaras serão obrigatórias em alguns locais públicos, como transportes públicos e escolas. Também são aconselháveis para cada saída ao ar livre, especialmente para ir ao trabalho ou fazer compras com segurança. No entanto, ao comprar máscaras comuns ou fabricá-las, nem sempre sabemos como limpar uma máscara de tecido para reutilizá-la após o uso. De fato, para que ela continue sendo eficaz, a limpeza é um elemento-chave. Aqui está como proceder para desinfetar suas máscaras de proteção sem danificá-las.

Como limpar sua máscara de tecido e desinfetá-la?
Primeiramente, o infectologista Benjamin Davido aconselha uma técnica de desinfecção usada em hospitais para os aventais da equipe médica. Esta dica consiste em passar um ferro de passar bem quente de ambos os lados da máscara para destruir as bactérias e vírus. O calor elimina todos os germes patogênicos. Evite tocar nas alças para não danificá-las. Claro, isso não substitui a limpeza da máscara. No entanto, permite desinfetá-la após cada uso antes de colocá-la na máquina de lavar. E é mais rápido do que deixar a máscara pendurada por vários dias esperando que ela não seja mais contagiosa.

Em seguida, na hora da limpeza, a ANSM recomenda uma lavagem a 60°C no mínimo por pelo menos meia hora. Isso vale tanto para a limpeza de uma máscara de tecido quanto para roupas e roupas de cama potencialmente infectadas. Evite, se possível, detergentes muito químicos com muitos solventes. Com a máscara pressionada contra o nariz, eles podem irritar os brônquios. No entanto, uma lavagem, caseira ou comercial, ainda é obrigatória. Por outro lado, é altamente recomendável fazer a lavagem sem centrifugação e sem amaciante. Em seguida, deixe sua máscara secar completamente antes de reutilizá-la. Segundo o INRS, a umidade pode “alterar a eficácia da filtração da máscara e reduzir sua respirabilidade”.

O que não fazer na manutenção de uma máscara de tecido
Com boatos da Internet e o desejo de fazer certo, às vezes podemos tomar precauções que podem ser prejudiciais! Aqui estão erros a serem evitados na desinfecção da máscara:

  • Primeiramente, você pode ter visto a publicação no Facebook recomendando passar a máscara sobre o vapor. Isso deve ser evitado por várias razões, principalmente porque você pode se queimar. Além disso, isso não será suficiente para esterilizar a máscara e é, portanto, completamente inútil. Isso pode até fixar os micróbios na máscara…
  • Evite também o micro-ondas, pois muitas máscaras têm componentes metálicos para manter a forma no nariz.
  • Além disso, ferver a máscara de tecido ou limpá-la com água sanitária ou álcool pode danificar os tecidos. Isso prejudica a qualidade da máscara. Além disso, resíduos de água sanitária no tecido podem irritar a pele e as vias respiratórias.
  • Além disso, não coloque a máscara no forno. Um estudo da Universidade Stanford mostrou que 30 minutos em um forno a 70°C podem destruir os restos de vírus. No entanto, isso não é viável em casa, pois a máscara não deve tocar a superfície metálica do forno para funcionar. Portanto, ela precisaria ser suspensa longe das paredes, em uma grade de madeira, o que é impossível em casa.

Nossas últimas dicas importantes:
Na compra, sempre pergunte sobre o número de usos para saber quantas lavagens você poderá fazer antes de descartar a máscara. Às vezes, é possível limpar uma máscara de tecido 6 a 7 vezes ou até mais. E não hesite em descartá-la ao primeiro sinal de desgaste (tecido danificado, deformação, buraco…). Lembre-se, por fim, que essas regras de limpeza se aplicam apenas a máscaras reutilizáveis de tecido. Máscaras descartáveis duram no máximo 4 horas e limpá-las ou mantê-las por mais tempo as torna inúteis. Máscaras cirúrgicas devem ser descartadas obrigatoriamente após o uso.

Deixe um comentário