Quando o sistema de encanamento de uma casa não está conectado ao esgoto central (por exemplo, em áreas montanhosas ou rurais), os resíduos domésticos fluem diretamente para uma fossa séptica. Este sistema opera graças a bactérias anaeróbicas. Esses organismos vivos garantem o bom funcionamento da fossa ao digerir seus diversos componentes (excrementos…). Isso transforma essa matéria espessa em gás e água suficientemente clara para ser evacuada por drenagem. No entanto, essas bactérias são sensíveis, e manter o tanque em boas condições não é tarefa fácil. Para limpar os sanitários sem danificar a fossa séptica, é preciso ter cuidado com o que se utiliza para evitar falhas ou problemas inesperados (mau odor, transbordamentos…). Veja como manter adequadamente sua fossa e estimular as bactérias com produtos naturais bons para o meio ambiente.
Antes de tudo, evite jogar elementos prejudiciais!
Atenção aos produtos químicos que podem acabar na fossa e causar danos! Evite:
- Blocos desodorizantes
- Água sanitária e produtos antissépticos
- Desentupidores com soda cáustica para remover entupimentos
- Tinta, diluente de tinta, gasolina, álcool para queimar, pesticidas, deserbantes, resina, cera, anticongelante, aguarrás e outros solventes semelhantes.
De modo geral, limite o uso de produtos de limpeza químicos o máximo possível. Especialmente para limpar pisos, desengraxar a banheira, etc. Lembre-se de que esses detergentes são posteriormente descartados nos canos, deixando resíduos prejudiciais na fossa!
Outros elementos não têm lugar ali:
- Papel-toalha e lenços umedecidos, especialmente desinfetantes
- Fraldas descartáveis e produtos de higiene (tampões, preservativos, fio dental, cotonetes…)
- Produtos farmacêuticos, especialmente antibióticos (os medicamentos devem ser levados à farmácia e não jogados no vaso sanitário ou na lixeira)
- Água da piscina (o cloro é muito prejudicial) ou água da chuva
- Óleo (óleos alimentares e de fritura, por exemplo), gordura, borra de café, cascas de ovos ou nozes
- Pontas de cigarro
- Areia para gatos
Com ou sem fossa séptica, os sanitários não são lixeiras!
A dica do iogurte natural para reativar a fossa séptica
Coloque seus iogurtes vencidos ou de marca mais barata para trabalhar! Isso ajuda a impulsionar as bactérias para cuidar da fossa e garantir sua eficácia. Também ajuda a afastar os maus odores que podem se instalar. Como tratamento de choque, deixe fermentar 4 iogurtes fora da geladeira ou ao sol por dois dias à temperatura ambiente. Em seguida, despeje-os no vaso sanitário. Depois disso, continue com um iogurte fermentado por dia por uma semana. Para a manutenção, despeje um iogurte fermentado por semana no vaso sanitário. Sua fossa agradecerá!
Bicarbonato para limpar os sanitários sem prejudicar a fossa séptica
Ecológico e compatível com a fossa séptica, o bicarbonato de sódio (ou sódio) possui um pH alcalino. Isso permite manter o pH na fossa mesmo após o esvaziamento. Ao manter o pH mais neutro, ele permite que as boas bactérias se desenvolvam e prosperem. Isso facilita a degradação adequada de depósitos e resíduos (e é mais econômico que o Eparcyl!), e ajuda a espaçar os esvaziamentos. Para fazer isso, despeje 200 g de bicarbonato uma vez por semana antes de dar descarga. A pasta de água e bicarbonato também pode ser usada para limpar diferentes elementos do vaso sanitário (assento, tigela…).
Vinagre branco, essencial para limpar os sanitários conectados a uma fossa séptica
Ao contrário do que se ouve às vezes, o vinagre branco não pode danificar a fossa séptica. Na verdade, seu ácido acético é produzido em grande quantidade durante a digestão anaeróbica em uma fossa antes de ser transformado em biogás. Portanto, é seguro para a flora na fossa. E isso é uma boa notícia, pois é simultaneamente descalcificante, desinfetante, limpador e desodorizante! Pode-se despejar 250 ml puros (quente para mais eficácia) e deixar agir por alguns minutos antes de acionar a descarga para limpar os sanitários. Também é possível despejar vários litros (até 5) diretamente no vaso sanitário para dissolver um entupimento de maneira eficaz. Deixe agir por três horas antes de dar descarga. Finalmente, assim como o sabão preto, o sabão de Marselha ou o suco de limão, também pode ser usado para limpar o assento ou a tigela do vaso sanitário.
Ácido cítrico, quando o bicarbonato não é suficiente!
É um descalcificante natural muito potente e não prejudicial. Basta diluir 2 colheres de sopa de ácido cítrico em ½ litro de água quente. Em seguida, use esta solução para esfregar as paredes da tigela dos sanitários entupidos. Em seguida, faça um enxágue imediatamente para concluir a limpeza.
Limpeza caseira para limpar os sanitários sem prejudicar a fossa séptica
Misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, mais 2 de cristais de sódio e 1 de ácido cítrico. Incorpore gradualmente uma colher de chá de sabão preto e ½ xícara de água. Você só precisa pegar essa mistura de produtos de limpeza e esfregar com uma esponja. Não se esqueça de enxaguar.
de argila e álcool doméstico**
Não pensamos nisso com frequência, mas a pasta de argila também pode ser usada contra o calcário em uma tigela de vaso sanitário. Basta aplicá-la com uma esponja e finalizar com uma escova embebida em álcool doméstico.
Bom saber: Para desentupir os sanitários ou os canos obstruídos, prefira o êmbolo desentupidor ou a ventosa. Essas soluções sem produtos químicos ou que possam possivelmente alterar o bom funcionamento da sua fossa. Após alguns movimentos para frente e para trás, o cano entupido será rapidamente esquecido. Muito eficaz! A técnica da Coca-Cola, que é derramada para desentupir os sanitários entupidos graças ao seu ácido fosfórico, também não representa nenhum perigo para a fossa.
