O congelador é um dos eletrodomésticos que mais consome energia em sua casa, com um consumo médio de cerca de 350 kWh ao longo do ano. Isso representa aproximadamente o dobro do consumo de sua geladeira, que por si só já consome muita eletricidade. Felizmente, com alguns hábitos diários adequados, é possível reduzir facilmente suas contas de energia. Então, siga todas essas recomendações para reduzir sua consumo em pelo menos 40% ao ano.
Combine essas técnicas com nossas outras dicas para economizar muito com seus aparelhos elétricos e você verá uma diferença real em seu orçamento ao longo dos meses.
Sumário
1) Posicione seu congelador estrategicamente para limitar seu consumo
Certamente, às vezes estamos limitados pelo tamanho ou pela configuração de nossa cozinha. No entanto, sempre que possível, evite colocar seu congelador perto de uma fonte de calor, seja um radiador, fogão ou forno. Tenha cuidado também com os raios solares, que podem superaquecer seu aparelho. Quanto mais preservado do calor, menos energia ele precisará para manter a temperatura adequada. Isso resultará em um consumo de energia reduzido.
2) Não se esqueça de descongelar
Descongelar seu congelador tem um impacto direto em seu consumo. Se você deseja economizar, é imperativo passar pela etapa de descongelamento. Na verdade, mesmo uma camada muito fina (3 mm de espessura) causará um consumo de eletricidade duas vezes maior em comparação com um aparelho descongelado. Portanto, lembre-se de fazer isso pelo menos a cada seis meses (técnica aqui).
3) Escolha as configurações certas para um consumo razoável do congelador
Para a conservação ideal de alimentos congelados, nem sempre é necessário optar pela configuração mais fria. Seus alimentos congelados podem ser perfeitamente preservados a uma temperatura de -18 °C, que será mais do que suficiente sem consumir excessivamente energia. Se não puder mais consultar o manual para orientação nas configurações, considere colocar um termômetro dentro para ter certeza. Você pode então usá-lo na geladeira para garantir que não ultrapasse 4 a 5 °C.
4) Limpe a grade traseira do congelador
Nunca pensamos em olhar o que está acontecendo atrás de nossa dupla geladeira-congelador, no entanto, isso não faria mal a eles. Na verdade, a grade tende a sujar rapidamente. No entanto, o congelador a usa para dissipar o calor que produz. Essa sujeira aumentará seu consumo, pois o motor será ativado para eliminar o calor acumulado. Portanto, lembre-se de remover o pó de vez em quando para consumir menos eletricidade. Também lembre-se de verificar o estado das juntas, que podem ficar menos vedadas ao longo do tempo. Isso faz com que você perca ar frio, e seu aparelho precisa funcionar ainda mais para manter a temperatura.
5) Use seu congelador corretamente para reduzir seu consumo
Para evitar que a temperatura interna aumente muito rapidamente, lembre-se de fechar rapidamente a porta do congelador. Isso evitará que ele consuma muita energia para voltar à temperatura certa. Aqui, uma boa organização é fundamental para não ter que passar muito tempo procurando o que você precisa. Portanto, evite sobrecarregar as gavetas ou prateleiras. Para um funcionamento ideal, estima-se que um enchimento de três quartos seja ideal. Isso permite estabilizar a temperatura facilmente, mantendo uma boa visibilidade interna.
Você também pode congelar alimentos sem a embalagem original para economizar espaço e obter uma congelamento ideal. Substitua essas embalagens por caixas adequadas ou sacos de congelamento. E se seu congelador estiver pouco cheio, adicione garrafas de água preenchidas dois terços (para evitar que elas explodam) dentro. Assim, você terá um enchimento suficiente para otimizar o funcionamento do congelador e seu consumo.
