No outono/inverno, os suéteres são indispensáveis. No entanto, assim como outras peças de roupa delicadas, eles tendem a formar bolinhas com as lavagens e o uso frequente, sinal de que o tecido está se desgastando. Embora seja fácil remover as bolinhas sem danificar a roupa (com um rolo adesivo, velcro, lixa ou até mesmo uma lâmina), é ainda mais agradável poder manter os suéteres em bom estado e livres de bolinhas. Para mantê-los como novos pelo maior tempo possível, descubra como evitar as bolinhas em seus suéteres, cardigãs, coletes, cachecóis ou luvas de malha favoritos.
1) Evitar as bolinhas começa com a escolha do tecido
A lã de alpaca é praticamente a única que não forma bolinhas. Para as outras, seja de fibras naturais (lã merino, angorá, mohair, cashmere, etc.) ou de fibras sintéticas (acrílico, nylon, poliéster, etc.), o risco é muito maior, especialmente no caso dos sintéticos, que são mais propensos a isso. No entanto, pode-se optar por um tecido mais apertado, o que limitará a formação de bolinhas. Fibra bem compacta se rompe e emaranha menos, diminuindo assim o risco de desgaste.
2) Um tempo no congelador para evitar bolinhas, e mais!
Coloque seu suéter em um saco plástico, depois direcione-o para o congelador! Para quê? Além de tornar um suéter que coça mais agradável, isso também limitará a perda de pelos dos suéteres felpudos. Além disso, o frio fortalecerá as fibras, evitando a formação de bolinhas. Você pode, por exemplo, congelar seu suéter por uma ou duas horas antes de usá-lo. Assim, você ficará tranquilo por várias horas. Também é possível passar pela etapa de congelamento por 48 horas antes do descongelamento e da primeira lavagem. Dessa forma, seu suéter será muito menos frágil.
3) Lavagem perfeita para evitar bolinhas
Usar os produtos certos
A boa manutenção das roupas passa pela escolha de bons produtos. Aqui, uma lavagem à mão com um produto suave é mais do que recomendada (por exemplo, shampoo para bebê). No entanto, é óbvio que lavar os suéteres na máquina de lavar é mais prático, rápido e fácil. Nesse caso, você deve preferir um detergente líquido em vez de um em pó, que pode danificar as fibras do tecido. Nossa receita de detergente líquido especial para lã e roupas delicadas é ideal para essa lavagem. Se você preferir produtos comerciais, verifique os ingredientes e certifique-se de que eles não contenham agentes clareadores ou amaciantes (o amaciante favorece a formação de bolinhas). E, acima de tudo, não use muito produto para não saturar as fibras.
Escolher o programa certo
Se sua máquina de lavar não tiver um programa especial para lã, opte sempre por um programa suave e curto, ou até mesmo uma lavagem a frio (20 a 30°C). Quanto à centrifugação, você pode aumentar para mil rotações por minuto ou mais. Centrifugar roupas delicadas em alta velocidade reduzirá o atrito do material, que será pressionado contra o tambor. Na centrifugação lenta, o tecido segue o movimento do tambor e cai regularmente, o que aumenta a formação de bolinhas.
E para a secagem, como proceder?
Somos categóricos: você deve esquecer completamente a secadora, pois o calor favorece a formação de bolinhas. Este aparelho pode encolher os pontos além de agredi-los. A secagem ao ar livre é indispensável e, se possível, deitada em vez de pendurada em um cabide, o que pode deformá-los. A melhor técnica? Deixe seu suéter secar deitado sobre uma toalha de algodão. É um pouco mais demorado, mas é o melhor para manter seus tecidos em boas condições por mais tempo.
Algumas regras de ouro para evitar bolinhas
Sempre lave suas roupas do avesso, elas serão muito menos frágeis. Você também pode colocá-las em uma rede especial para roupas delicadas ou em uma fronha para reduzir o atrito. Para diminuir ainda mais o atrito, evite sobrecarregar o tambor e, sempre que possível, lave roupas delicadas separadamente.
5) Últimas recomendações para evitar bolinhas
As fibras têm a tendência de se emaranhar e, portanto, formar bolinhas rapidamente. Para evitar isso, você pode usar uma escova especial ou passar um rolo sobre suas roupas de malha. Fazendo isso regularmente, você evitará a formação de bolinhas! Evite também amontoar suas roupas de lã com roupas úmidas na cesta de roupa, pois a umidade pode favorecer a formação de bolinhas. Por fim, tenha cuidado ao usar uma bolsa tiracolo, mochila ou joias grandes, que, devido ao fenômeno de atrito, podem danificar o tecido.
