Os mofo são frequentemente causados pela umidade dentro de casa. Eles podem se desenvolver em qualquer superfície úmida, como paredes, tetos, tapetes, móveis e até mesmo roupas, especialmente em áreas propensas ao excesso de umidade, como banheiros, porões ou cozinhas, onde há vazamentos de água ou ventilação inadequada (por exemplo, falta de janelas na área úmida). Felizmente, é possível remover manchas de mofo em todas as superfícies, ajustando os produtos de limpeza utilizados para não danificar a superfície tratada.
Seja nas paredes, nas juntas, nas roupas mofadas no armário, no teto ou nas paredes do chuveiro, você certamente encontrará uma solução para eliminar manchas persistentes e evitar problemas de saúde, tudo sem usar alvejante prejudicial ou produtos de limpeza químicos comerciais perigosos para a saúde.
1) Como limpar mofo em tecidos
Nossos armários geralmente não são locais muito arejados, e muitas vezes armazenamos itens que absorvem umidade. Assim, toalhas no armazenamento do banheiro e roupas no guarda-roupa podem ficar cobertas de manchas pretas (sem mencionar os maus odores!). Embora existam várias maneiras de limpar um tecido mofado, a melhor dica para manchas é misturar um sachê de fermento químico com pasta de dentes. Essa mistura pode ser usada para esfregar as manchas em um tecido com uma escova de dentes velha. Em seguida, basta deixar agir e colocar na máquina de lavar.
2) Como limpar as juntas de azulejos cobertas de mofo
Mesmo limpando a parede e o chão quando o azulejo está úmido, a umidade ainda pode se infiltrar nas juntas entre as peças. Para uma limpeza fácil, rápida e econômica, misture um copo de vinagre branco (antifúngico, removedor de manchas e desodorizante) com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Em seguida, pegue um pouco dessa mistura para esfregar as juntas (bem como as peças). Deixe agir por quinze minutos antes de enxaguar e secar. Se isso não for suficiente, você pode misturar bicarbonato de sódio com água oxigenada e algumas gotas de detergente para formar uma pasta macia para esfregar nas manchas antes de deixar agir e enxaguar.
Se suas juntas forem de silicone, você também pode usar extrato de semente de toranja. Esse antifúngico e antibacteriano natural permite limpá-las sem danificar. Além disso, previne o retorno do mofo. Para fazer isso, dilua 10 gotas em uma xícara de água, pulverize nas superfícies a serem tratadas e deixe agir antes de esfregar e enxaguar.
3) E se o mofo estiver nas paredes, o que fazer?
Aqui, o método de limpeza dependerá principalmente do tipo de parede. Na maioria das vezes, você pode misturar 200 ml de água e 300 ml de vinagre branco em um borrifador para pulverizar nas áreas a serem tratadas. Em seguida, basta deixar agir meio dia antes de esfregar e secar a área limpa. No entanto, essa solução não é adequada para uma parede de pedra ou madeira, que nem sempre reage bem ao vinagre. Nesse caso, prefira uma mistura de um quarto de xícara de bicarbonato de sódio e uma xícara de água quente. Em seguida, proceda como explicado anteriormente.
4) Como eliminar o mofo na cortina de chuveiro?
Você sabia que a cortina de chuveiro pode ir à máquina de lavar? Isso pode ser suficiente para uma limpeza profunda. No entanto, certifique-se de não ultrapassar 40°C para uma cortina de plástico. Para um resultado perfeito antes de colocar na máquina de lavar, você pode usar sabão preto para remover uma mancha de mofo. Para isso, basta esfregar com uma esponja. Deixe agir por 10 minutos e depois coloque a cortina na máquina para um ciclo de lavagem. Não hesite em adicionar meia xícara de bicarbonato (removedor de manchas e desodorizante) à sua roupa para uma eficácia ideal. Além disso, tenha duas toalhas grandes para adicionar no tambor e proteger a cortina durante a limpeza.
Bom saber: esta dica também funciona em tapetes!
5) Eliminar manchas de mofo na madeira externa
Os móveis de jardim esquecidos ao ar livre podem ficar cobertos de manchas de mofo? Deixe o tomilho (fungicida e anti-infeccioso) macerar em álcool doméstico e depois coe. Em seguida, use este líquido em um local não visível para verificar se não danifica a madeira. Você pode então usar uma esponja embebida nessa mistura para limpar a madeira danificada.
O mais importante é tratar o mofo na fonte!
Manchas de mofo
Créditos: Wikimedia Commons/Martin Grube
O mofo continua voltando? Isso mostra que é necessário abordar o problema na fonte para resolvê-lo de maneira duradoura e eficaz. A limpeza apenas ataca o sintoma, e sua saúde e a limpeza da casa não terão descanso até que você resolva os problemas relacionados ao alto nível de umidade. Portanto, tome algumas boas resoluções.
- Antes de tudo, identifique a fonte de umidade. Os mofo podem resultar de vazamentos, vazamentos de água (visíveis ou invisíveis) ou inundações. A casa também pode ter problemas de encanamento ou telhado. Às vezes, também pode estar exposta a infiltrações de água ou até mesmo problemas de condensação. Verifique o estado do seu sistema de ventilação mecânica (VMC) e repare a fonte de umidade que está causando o mofo.
- Manchas pretas também podem resultar de falta de ventilação. Use um desumidificador para ajudar a reduzir a umidade. Se possível, considere trabalhos para adicionar uma janela ao banheiro, caso ela não tenha. Se necessário, renove o revestimento ou as juntas e descarte objetos muito sujos que a limpeza não consiga recuperar completamente.
- Após a limpeza ou o uso, certifique-se de que as superfícies estejam completamente secas. Isso impedirá que o mofo se desenvolva novamente. Use um pano limpo e seco para secar as superfícies úmidas regularmente.
- Se o mofo for muito extenso ou se espalhar para áreas de difícil acesso, pode ser melhor chamar um profissional para removê-lo. Eles também serão capazes de identificar vazamentos que não são visíveis a olho nu e fornecer conselhos para restaurar um nível de umidade normal.
Se você é sensível a alergias, tem asma ou experimenta sintomas como coceira, erupções cutâneas, tosse ou espirros, considere consultar um médico. Manchas de mofo não devem ser ignoradas.
