Ralos: 7 dicas para eliminar de vez os odores desagradáveis

Os maus odores nas canalizações são muito comuns. Infelizmente, mesmo com uma manutenção regular, é possível perceber odores de esgoto. É possível recorrer a produtos de limpeza especializados disponíveis no comércio. No entanto, eles costumam ser caros e nem sempre são amigos do ambiente. No entanto, é possível desodorizar e evitar eficazmente o retorno de odores na casa de banho, nas sanitas, na cozinha ou na lavandaria, através de alguns gestos simples e truques de avó tão fáceis de implementar quanto económicos. Apostamos que já tem tudo o que precisa em casa para eliminar os maus odores sem usar produtos químicos.

1) Limpar o sifão contra maus odores nas canalizações
Uma pessoa a limpar o sifão de um lavatório
O sifão pode acumular depósitos que se tornam malcheirosos ao longo do tempo. Isso pode obstruir as saídas e favorecer a subida de odores. A boa notícia é que a limpeza é muito fácil. Basta colocar uma bacia por baixo para recolher a água e os detritos nas canalizações. (Deixe correr por alguns minutos!) Depois, desaperte delicadamente o sifão, esvazie-o e enxágue-o cuidadosamente. Se necessário, pode esfregá-lo com uma escova de dentes velha e um pouco de sabão. Pode, então, secá-lo e recolocá-lo no lugar. Muitas vezes, esta simples manipulação é suficiente para reduzir significativamente os odores desagradáveis nas canalizações.

2) O vinagre branco, o campeão de todos na desodorização
vinagre branco produto de limpeza eficaz
Contra as emissões desagradáveis, nada como o vinagre branco. Este produto de limpeza ecológico limpa, desengordura e desodoriza as canalizações, enquanto desinfeta naturalmente os tubos. Usado regularmente em pequenas quantidades, age eficazmente na prevenção de odores provenientes do ralo!

Também pode ser usado como tratamento quando as emissões já estão presentes. Para isso, pode despejar 250 ml todas as noites no escoamento do lavatório (e um pouco também no buraco de transbordamento, que também pode limpar com uma escova de dentes). Fazendo isso durante vários dias seguidos durante a fase de ataque, poderá eliminar os odores. Melhor ainda, pode usar vinagre quente para um efeito de limpeza muito eficaz no escoamento do lavatório, da banheira, do chuveiro ou do bidé. Deixe atuar durante toda a noite e depois enxágue com água quente no dia seguinte.

3) Bicarbonato contra os odores das canalizações
bicarbonato de sódio no ralo da pia para desentupir, desodorizar e limpar canalizações

O bicarbonato de sódio, um agente de limpeza, desodorizante, suavemente abrasivo e ligeiramente desinfetante, tem tudo para combater os odores desagradáveis que se libertam das suas canalizações. Para fazer isso, pode diluir uma colher de sopa desta substância branca e uma colher de sal em um litro de água a ferver. Em seguida, despeje tudo no ralo malcheiroso e deixe repousar por várias horas antes de voltar a usar a pia normalmente. Pode também associá-lo ao vinagre branco: a reação química eliminará mecanicamente a sujidade, os entupimentos e os odores. Conte com 250 g de bicarbonato cobertos com 250 ml de vinagre quente. Deixe atuar durante algumas horas antes de enxaguar com 1 litro de água a ferver.

4) Borras de café como prevenção e tratamento
borras de café na pia
As borras de café recolhidas no filtro ou nas cápsulas da máquina de café podem ser recicladas de mil e uma maneiras. É ecológico, gratuito e muito astuto! No entanto, pense também em guardar um pouco para a manutenção das suas canalizações. As propriedades abrasivas do café ajudarão a limpar as sujidades que se acumulam nos tubos, enquanto o seu poder desodorizante impedirá a formação de odores (ou ajudará a reduzi-los se começarem a ser perceptíveis). No entanto, evite colocar em excesso para não entupir tudo. Conte com uma ou duas colheres de sopa que deve enxaguar imediatamente e abundantemente com água quente ou a ferver.

5) Um iogurte contra o cheiro da canalização
iogurte
As bactérias do iogurte natural podem ajudar a eliminar as bactérias responsáveis pelos maus odores e alimentar a sua fossa séptica, se tiver uma. Além disso, a acidez do iogurte ajuda a eliminar impurezas. Também é uma boa ideia reciclar um iogurte que tenha passado da data (mesmo que ainda seja consumível várias semanas após a data de validade, diga-se!). Para fazer isso, despeje o iogurte no ralo à noite, de preferência. Depois, deixe atuar durante várias horas sem usar a pia. Idealmente, deveria deixar repousar por 24 horas antes de a reutilizar.

6) Outras dicas contra canalizações malcheirosas
Pode limpar, desentupir e desodorizar odores persistentes com cristais de soda num único gesto. Despeje 200 g na canalização malcheirosa, deixe atuar durante 5 minutos, depois enxague com água bem quente e deixe atuar por mais algumas horas. Os óleos essenciais podem servir como uma solução temporária enquanto trata do problema. Despejar algumas gotas de óleo essencial de eucalipto, limão, pinho silvestre ou hortelã-pimenta ajuda a mascarar o mau cheiro por algum tempo.

Final

mente, se for viajar por alguns dias, despeje uma colher de chá de óleo nas canalizações malcheirosas. Isso impedirá a evaporação da água na curva do sifão, evitando que as canalizações reflitam e formem maus odores. Assim, não terá surpresas desagradáveis quando voltar de férias! 😉

7) Como prevenir o aparecimento de maus odores nas suas canalizações?
Vários fatores podem causar maus odores. Acumulação de resíduos, mofo, fungos e bactérias (por exemplo, com um entupimento), um sifão entupido, uma fossa séptica mal mantida ou usada, mas também um problema de canalização podem estar na origem dos cheiros desagradáveis.

Ralo com maus odores nas canalizações de uma pia
Para agir preventivamente, é possível fazer várias coisas:
-Evite deitar gorduras ou óleos na pia. Eles podem acumular-se e causar obstruções e odores desagradáveis.
–Use um filtro ou peneira para evitar que restos de alimentos, resíduos diversos e cabelos entrem nas canalizações.
-Limpe regularmente as canalizações usando produtos de limpeza ecológicos, como vinagre branco e bicarbonato de sódio. Por que não definir um lembrete no seu telefone para não esquecer de despejar um pouco de vinagre no primeiro dia de cada mês?
-Evite despejar produtos químicos agressivos nas canalizações, pois podem danificar os tubos e causar problemas mais graves.
-Manutenção adequada da sua fossa séptica. O uso de produtos inadequados (lixívia, desentupidores de soda cáustica, ácido clorídrico, etc.) pode desequilibrá-la, favorecendo odores e disfunções. Não negligencie também o esvaziamento. Esvaziá-la quando estiver cheia evita transbordamentos ou fugas de água.
-Além disso, faça a manutenção do aquecedor de água para prevenir odores desagradáveis e prolongar a vida útil do seu cilindro.
-Verifique também a vedação atrás da tigela da sanita. Pode, por vezes, danificar-se com o tempo e causar problemas de odor.
-Por fim, é possível instalar uma válvula antiodores (ou válvula antirretorno em PVC).

Seguindo estas dicas simples, pode prevenir o aparecimento de maus odores nas suas canalizações e manter um sistema de canalização limpo e funcional. Se nada resultar, não hesite em chamar um profissional. Um canalizador pode identificar um possível problema de canalização e resolvê-lo definitivamente (além de evitar que piore).

Deixe um comentário