Como Cuidar e Limpar Pincéis e Rolos de Pintura: Dicas Essenciais
Repintar uma sala, renovar um móvel, criar uma tela… Envolvidos em trabalhos de pintura, por vezes cansativos, podemos esquecer-nos de cuidar das nossas ferramentas, resultando em desperdício e viagens frequentes para comprar substitutos na loja de bricolage. E se, em vez de as deixarmos de lado, cuidássemos de limpá-las após o uso ou tratássemos delas mesmo que os pelos do pincel estejam endurecidos e o rolo pareça mumificado pela tinta? Seja você um faz-tudo ou um artista, você poderá dar uma segunda vida a esses produtos secos devido à falta de manutenção, que podem ser bastante dispendiosos. Aqui está como trazer seus pincéis e rolos inutilizáveis de volta ao estado original, evitando danos e economizando dinheiro na próxima vez que precisar pintar!
Como evitar que um pincel ou rolo seque entre dois usos?
Vendo o tempo passar e a noite cair, às vezes somos forçados a adiar nossos projetos de pintura. Se soubermos que voltaremos a eles dentro de 24 horas (ou no máximo 48 horas), podemos tomar precauções para evitar que a tinta seque. Assim, não é necessário limpar o aplicador imediatamente: você pode retomar tranquilamente no dia seguinte. Para reutilizar seu material, aconselhamos embalá-lo em um saco plástico, filme plástico ou papel alumínio. Se estiver usando luvas para pintar e o pincel for pequeno, você pode segurá-lo na palma da sua mão e virar a luva para cobrir as cerdas. Em seguida, fixe a proteção com fita adesiva.
Para evitar que o rolo seque e endureça, também é possível embalá-lo em plástico ou alumínio. Se o tamanho permitir, você pode até mesmo colocá-lo… numa caixa Pringles limpa. Observe, por fim, que a bandeja também pode ser embalada para proteger a tinta. Assim, no dia seguinte, basta desembalar tudo e retomar sem perder tempo, sem endurecimento e sem perda de flexibilidade nas cerdas!
Como limpar pincéis para evitar que endureçam?
Se você não precisar mais deles, aproveite o fato de que a tinta ainda está fresca nos pincéis para realizar uma limpeza fácil. Dessa forma, você não precisará esfregar ou raspar muito, nem usar produtos químicos potencialmente irritantes para remover a tinta seca. O método de limpeza e o solvente para diluir as manchas dependerão, no entanto, do tipo de tinta utilizada.
Limpar um pincel coberto de tinta acrílica ou tinta à base de água:
Coloque as cerdas do pincel em água morna. Em seguida, enxágue bem e não hesite em usar sabão de Marselha ou sabão de pintor para shampoo nas cerdas e remover os últimos vestígios. Para fazer isso, molhe as cerdas, passe-as delicadamente sobre o sabão para pegar o produto sem danificar as cerdas, depois esfregue-as contra a palma da sua mão antes de enxaguar.
Limpar um pincel coberto de tinta à base de óleo:
Para esse tipo de tinta, geralmente usamos aguarrás despejada em um grande recipiente, deixando descansar por várias horas, até mesmo a noite, com a tampa ou filme plástico mantido no lugar com um elástico. Em seguida, basta enxaguar. Se preferir evitar produtos tóxicos, saiba que há uma alternativa à aguarrás: o substituto ecológico da aguarrás. À base de cítricos, ele é usado da mesma forma que seu homólogo.
Muito importante: para secar seu pincel, evite o secador de cabelo ou qualquer outra fonte de calor que possa arruinar as cerdas e deformá-las. Opte por uma secagem pendurada de cabeça para baixo ou plana em uma superfície plana e limpa.
Como recuperar pincéis secos e endurecidos?
Você esqueceu de limpar seus pincéis e a tinta agora está seca? Para salvar seu pincel endurecido, você terá que
agir novamente dependendo do tipo de tinta. Antes de tratar, no entanto, você poderá raspar o excesso de tinta, tendo o cuidado de não danificar as cerdas ou o cabo. Para a limpeza inicial, você pode usar uma faca ou uma colher.
Água com sabão para um pincel levemente sujo (tinta acrílica ou à base de água apenas):
Misture água quente com sabão (detergente, Marselha, etc.). Deixe o pincel de molho por cerca de quinze minutos, esfregue, enxágue bem e modele as cerdas com cuidado.
Vinagre branco para pincéis endurecidos:
Aqueça vinagre branco e deixe seus pincéis antigos de molho por cerca de trinta minutos (ou mais, se necessário, podendo estender esse banho para uma noite inteira). Isso funcionará maravilhosamente especialmente nas cerdas de nylon, onde você verá a tinta se soltar sem esforço! Depois disso, enxágue com água com sabão e água clara, escovando e esfregando as cerdas.
Acetona, último recurso para salvar um pincel endurecido:
Este produto químico não cheira muito bem e não é ideal para a saúde, mas pode realmente ajudar a remediar se nada mais funcionou. Basta deixar as cerdas de molho até que a tinta derreta. Em seguida, remova as últimas impurezas com água com sabão e enxágue abundantemente com água clara.
Outras ideias para limpar um pincel endurecido:
Algumas pessoas oferecem aos seus pincéis um banho de amaciante para roupas por algumas horas. Em seguida, basta esfregar e enxaguar com água com sabão e, em seguida, água clara para remover qualquer vestígio de amaciante e tinta. Isso removerá a tinta e amaciará as cerdas. Além disso, algumas pessoas também usam óleo vegetal (especialmente azeite) para amolecer um pincel endurecido. Isso requer várias horas de imersão no banho de óleo antes de esfregar para remover a sujeira colorida, seguido de uma limpeza com água e sabão. E, claro, também é possível optar diretamente pelo removedor de tinta, mas essa solução é menos econômica e ecológica, além de ser mais dura com as cerdas.
Como limpar um rolo de pintura?
O rolo de pintura é uma ferramenta bastante útil, mas é preciso aprender a limpá-lo para esperar reutilizá-lo. Novamente, para limpar os rolos sem danificá-los e de forma eficaz, será necessário usar os produtos certos. Além disso, após a lavagem, evite guardar um rolo ainda úmido. Isso pode fazer com que ele mofe.
Limpar um rolo coberto de tinta acrílica ou tinta à base de água:
Sobre a lata de tinta, raspe o rolo com uma colher para remover (e recuperar!) o máximo de material possível. Assim, você evita o desperdício. Em seguida, remova o cabo e mergulhe o rolo em uma bacia de água morna e sabão. Calcule cerca de 3 colheres de sopa de sabão de Marselha líquido para a limpeza e uma hora no mínimo para deixar de molho. Você poderá então espremer e enxaguar tudo com água morna. Aqui é possível usar um jato de água de alta pressão para enxaguar bem. Finalmente, deixe secar ao ar livre.
Limpar um rolo coberto de tinta à base de óleo:
Aqui, a água com sabão não será suficiente, ou então apenas após o tratamento, durante o enxágue, para finalizar. Opte por imergir o rolo por várias horas em aguarrás, seu substituto ecológico ou mesmo vinagre branco. Em seguida, enxágue bem e deixe secar o tempo necessário antes de guardá-lo na sua garagem ou ateliê.
Recuperar um rolo endurecido pela tinta:
Assim como com os pincéis, pode-se recorrer a um banho de vinagre previamente fervido em uma panela ou no micro-ondas. Tenha o cuidado de ter o suficiente para imergir completamente seu material. Em seguida, despeje este líquido em uma bacia e mergulhe seus rolos sujos nele. Deixe de molho por uma hora (ou mais, se necessário). Finalmente, vá para a água com sabão para aprimorar o resultado, enxágue bem e deixe secar.
