O autêntico mel é um adoçante natural insubstituível.
É um verdadeiro tesouro de vitaminas e microelementos valiosos para o corpo.
Infelizmente, devido ao armazenamento inadequado, as propriedades deste produto podem ser irremediavelmente perdidas.
O portal newsy.gotujmy revelou no que você deve prestar atenção ao armazenar o mel.
O mel é um prazer que não é apenas ideal para passar no pão.
É o complemento perfeito para cafés da manhã doces, como aveia, painço, iogurte com frutas e nozes, e até mesmo para torradas francesas.
Também é usado para preparar molhos, marinadas para carnes e bolos.
É apreciado por seu sabor doce e distinto, bem como por seu efeito benéfico no corpo.
A que temperatura o mel deve ser armazenado?
A chave para o armazenamento adequado do mel são as condições térmicas corretas.
Este produto se sai melhor em temperaturas de 8 a 18 °C.
Essa temperatura permite que ele mantenha seu valor completo e uma consistência adequada.
No entanto, se a temperatura for muito baixa, o mel solidificará como uma pedra.
Por outro lado, se a temperatura for muito alta, ele perderá suas propriedades curativas.
Portanto, isso deve ser estritamente evitado.
Onde armazenar o mel em casa?
Dadas as condições de temperatura para armazenamento, o mel não deve ser guardado na geladeira ou perto de fontes de calor, como radiadores ou fogões.
Portanto, esse produto é melhor armazenado em locais secos, frescos e sombreados, como despensas ou armários escuros.
Recipientes de vidro hermeticamente fechados e recipientes de porcelana são recipientes adequados para armazenar esse valioso produto.
No seu caso, esqueça os recipientes de plástico.
Por quanto tempo o mel pode ser armazenado?
O mel que foi coletado no momento certo e armazenado em recipientes hermeticamente fechados e em condições ideais pode permanecer nas prateleiras por quase… para sempre.
Na verdade, o mel natural não tem uma data de validade.
Isso nos lembra o antigo Egito, onde supostamente foi encontrado mel cristalizado nas tumbas, que não apenas conservava seu sabor e aroma, mas ainda era adequado para consumo.
Como reconhecer o mel fermentado?
O mel coletado e armazenado corretamente não deve estragar.
No entanto, se algum desses fatores não for cumprido, o produto perde seu valor ou sofre fermentação.
O mel fermentado é o resultado de uma coleta muito precoce e da introdução de umidade e bactérias nele, como ao coletá-lo com uma colher lambida.
Como saber se há algo errado com o mel?
O processo começa com uma mudança no sabor, que adquire um leve aroma de cerveja devido às leveduras.
Também muda a cor do mel e uma espécie de espuma com cheiro de fermento aparece em sua superfície.
Esse mel só é adequado para tinturas caseiras.
Como distinguir o mel autêntico do falso?
Os apicultores são os que melhor conseguem distinguir facilmente entre o mel autêntico e o falso, que está longe de ser mel genuíno. Por isso, perguntamos diretamente a Filip Grgula como fazer isso.
Conselho simples
Seja mel autêntico ou falso, você pode facilmente notar na loja.
“Em primeiro lugar, é necessário estudar corretamente o rótulo. Se no rótulo estiver escrito ‘mistura de méis da UE e não UE’, trata-se de uma mistura cuja qualidade ninguém pode garantir. Claro, mesmo que o mel não seja da Eslováquia, não significa que não possa ser de qualidade, mas você sempre deveria poder rastrear sua origem através de um contato. Se você quer ter certeza e ter mel autêntico em casa, procure no rótulo o nome, endereço e dados de contato da empresa ou do apicultor. E então é simplesmente uma questão de confiança entre você e o apicultor ou empresa de quem você está comprando o mel”, aconselhou Filip Grgula para Dobré noviny.
Sinais de mel autêntico
O mel autêntico se diferencia do falso também por suas características.
“Um indício de autenticidade do mel pode ser a chamada cristalização nos potes; os méis florais mistos, como de colza, trevo ou girassol, cristalizam muito rapidamente, até mesmo em alguns dias ou semanas. Mas tenha cuidado, por exemplo, o mel de ágata cristaliza muito lentamente, às vezes leva até um ano”, revelou-nos Filip Grgula. Talvez você também já tenha ouvido falar de uma bolha de ar no mel que deveria distinguir sua autenticidade, mas o Sr. Grgula afirma algo diferente.
“Não me guio muito pelo movimento da bolha de ar no mel, pois isso depende muito do teor de água no mel e também da temperatura ambiente. Se você observar a velocidade do movimento da bolha de ar no mesmo mel no verão, parecerá muito líquida, e, ao contrário, no inverno, no mercado, estará bastante espessa. O melhor conselho é confiar no seu apicultor”, acrescentou.
Como deveria parecer?
“O mel de ágata é bastante claro, quase transparente, com um sabor muito suave. O de colza, especialmente quando está na forma cremosa, parece quase como manteiga de porco à primeira vista, mas tem um sabor deliciosamente suave. O mel de girassol tem uma cor alaranjada e um leve sabor picante. Os méis de floresta e melada têm sabores intensos, quase amargos”, disse um verdadeiro especialista para Dobré noviny.
Evite erros ao armazenar
Se você está preocupado que o sabor do seu mel não dure por causa do que comprou, pode estar cometendo um erro ao armazená-lo. Você deveria seguir certos princípios que o ajudarão melhor com esse problema.
“Para preservar o sabor e a qualidade do mel, é necessário armazená-lo em um recipiente bem fechado e em um local escuro. A cristalização do mel é sua propriedade natural e um sinal de autenticidade. Se precisar que o mel volte a fluir, apenas mergulhe-o em um banho de água quente”, disse Filip Grgula da loja de mel CeraMel.