À medida que as tão aguardadas férias de Natal se aproximam, surge novamente toda a decoração relacionada. Luzes, árvores decoradas, vários enfeites e também suas características flores: as estrelas-de-Natal. Vermelhas e belas, essas flores se tornaram um símbolo do Natal graças às suas grandes pétalas vermelhas e pontiagudas. Um costume bem enraizado na Itália é trazê-las como presente quando se é convidado para um jantar ou almoço temático de Natal. Mas elas não são apenas adquiridas como presentes: muitas pessoas optam por encher suas casas com essas adoráveis flores ornamentais para tornar a atmosfera perfeita.
O problema é que muitas pessoas compram estrelas-de-Natal, mas poucas sabem como cuidar delas de verdade. O resultado é que todos os anos muitas estrelas-de-Natal são jogadas fora porque, após algum tempo, elas secam completamente e morrem. Mas para aqueles com dedos verdes, há uma maneira certa de cuidar das plantas e flores, e cada espécie requer cuidados específicos que são diferentes das outras. As estrelas-de-Natal não são exceção: há apenas uma maneira correta de cuidar delas, vamos ver juntos qual é.
**Por que as Estrelas-de-Natal Perdem Suas Folhas Secas**
Como já mencionado, cada espécie de flores e plantas requer cuidados específicos e personalizados. Tratamentos específicos principalmente significam uma certa dosagem de água e a exposição correta à luz natural e ao sol. As estrelas-de-Natal não são exceção, também existem regras e práticas específicas para essas flores cuidarem e mantê-las ao longo do tempo. É uma flor que vem do México e floresce abundantemente nas áreas mais altas da América Central. Uma curiosidade que nem todos conhecem é que ela pode facilmente atingir e exceder cinco metros de altura.
As estrelas-de-Natal são plantas frágeis e é fácil testemunhar suas folhas secas caindo inesperadamente, mesmo se pensarmos que as regamos corretamente. Isso acontece porque evidentemente erramos na dose de água que nossa flor realmente precisa. De fato, a causa mais frequente de morte das estrelas-de-Natal é uma dose excessiva de água: elas não requerem muita. O excesso de água causa apodrecimento das raízes. A solução, portanto, é parar de regar por um tempo até que o solo fique um pouco seco novamente. Se as estrelas-de-Natal começarem a mostrar manchas marrons nas folhas ou começarem a descolorir, significa que não estão recebendo água suficiente. Isso também pode ser percebido pela consistência muito seca do solo.
**O Método Infalível para a Rega Correta das Estrelas-de-Natal**
Se você encontrou esse problema em suas amadas flores, não se preocupe: os especialistas oferecem a solução. Para remediar os erros na avaliação, basta usar este truque, ou seja, a irrigação por imersão. Este método também é usado para orquídeas e agora está bem estabelecido. O que você precisa fazer é inserir um prato para encher com água. O vaso de estrela-de-Natal terá furos na parte inferior. Mergulhe a planta e deixe-a assim por cerca de dez minutos. Nesse período de tempo, as raízes absorverão a quantidade certa de água através dos furos e voltarão a ficar vigorosas.
Em geral, regue a estrela-de-Natal apenas quando notar que o solo está seco. Quanto à exposição ao sol e à temperatura ideal, você deve saber que nunca deve expô-las diretamente à luz solar. O local ideal é um lugar com temperatura variando de 16 a 22 graus afetado pela luz natural, mas não pela luz solar. Ao tomar essas precauções, você pode salvar sua planta de Natal!
