Este produto de limpeza é perigoso para a saúde e para o meio ambiente. Além disso, pode ser facilmente substituído por outros produtos domésticos menos prejudiciais. No entanto, muitas vezes, encontramos dicas compartilhadas pelos nossos leitores em nossas publicações no Facebook, e frequentemente vemos práticas mais perigosas do que a simples utilização deste produto tóxico, nocivo e corrosivo. Se você o adora e não pretende abandoná-lo em breve, aqui estão as coisas que nunca deve fazer ou limpar com água sanitária!
Que esta lista de erros possa evitar acidentes domésticos que ocorrem com frequência com a água sanitária.
Erro 1: Branquear roupas com água sanitária
Captura de tela do YouTube do canal Alpha m.
É bem sabido que a água sanitária descolora as cores. O branco também é uma cor, e suas roupas brancas podem amarelar ao entrar em contato com ela. Como alternativa, você pode usar percarbonato de sódio. Este pó é o agente branqueador natural mais eficaz no mercado, podendo ser adquirido em supermercados, lojas de produtos naturais ou lojas de bricolage.
Erro 2: Lavar com água sanitária
Se isso está na lista de coisas a não fazer, é porque a água sanitária não contém tensoativo. Em outras palavras, ela não tem poder de limpeza. Suas propriedades são apenas desodorizar e desinfetar. Portanto, só deve ser usada após a limpeza de uma superfície. Caso contrário, você apenas irá branquear as manchas, e elas voltarão rapidamente. Lembre-se também de enxaguar bem as superfícies que entraram em contato com ela.
Erro 3: Usar quando se tem uma fossa séptica
limpeza limpar banheiros vaso sanitário
Pode parecer lógico, mas para evitar mensagens de leitores que cometeram esse erro, é melhor incluí-lo nesta lista de coisas a não fazer com água sanitária. O problema aqui é duplo. Primeiro, a água sanitária impedirá o funcionamento da fossa. Além disso, ela destruirá as bactérias necessárias para a purificação da água da fossa. Em resumo, se você usar água sanitária, a fossa estará completamente comprometida!
Erro 4: Misturá-la com água quente ou ferver
Captura de tela do YouTube do canal Living On A Dime
Se houvesse apenas uma informação a ser lembrada entre as coisas a não fazer com água sanitária, seria esta e o erro número 5! De fato, a dica de ferver água sanitária em uma panela queimada para limpá-la é bem conhecida. No entanto, o calor desativa seu princípio ativo, e a água sanitária liberará gases extremamente tóxicos. E dizemos claramente: ventilar não será suficiente para protegê-lo. Você corre o risco de danificar permanentemente seus olhos, pulmões, membranas mucosas e pode queimar a pele. Os gases liberados podem causar desconforto, ou pior, em pessoas muito frágeis… Nenhuma tarefa doméstica merece colocar a vida própria ou da família em perigo! Além disso, as alternativas não perigosas não faltam… A água sanitária pode (e deve) ser diluída em água fria.
Erro 5: Misturar água sanitária com outro produto
produtos de limpeza misturas domésticas
Não brinque de alquimista fazendo misturas! A água sanitária SEMPRE opera sozinha. Mesmo que um produto seja supostamente sem enxágue, enxágue bem antes de usar água sanitária. Se você misturá-la com outro produto, isso causará gases muito perigosos para a saúde. O pior exemplo é a mistura frequente de água sanitária com removedor de tártaro para limpar o vaso sanitário, com antiferrugem, desentupidor de pia ou vinagre branco. A soda cáustica ou uma composição ácida reagem com a água sanitária, liberando vapores de cloro prejudiciais à saúde. Tenha também cuidado com a amônia em seus produtos ou com a urina (que a contém), pois isso também libera gases muito tóxicos.
A cloramina e o dicloro, por exemplo, são gases irritantes e tóxicos que prejudicam as vias respiratórias e podem danificar os olhos. No melhor dos casos, você terá apenas dor de cabeça ou náuseas. Nos casos graves, ocorrem queimaduras (na pele, mucosas, olhos…) ou edema pulmonar, às vezes com complicações infecciosas. Há também o risco de explosão!
Erro 6: Usar em materiais que não suportam
pia de inox aço inoxidável
Se está nesta lista de coisas a não fazer com água sanitária, não é por razões de segurança. Este produto sendo corrosivo, por exemplo, não combina bem com inox ou placas de cozimento por indução ou vitrocerâmica. Está em dúvida? Antes de usá-la em um material, dilua-a em água fria e teste em um local pouco visível.
Erro 7: Despejar água sanitária na pia
pia de cozinha em inox aço
Se mencionamos este ponto, é principalmente por razões ambientais! Para o bem do planeta, tome algumas precauções antes de se livrar da sua água sanitária. Longe de seus animais e crianças, desative a água sanitária sob os raios do sol por dois dias. Você poderá então despejá-la no vaso sanitário ou na pia sem arriscar a poluição de nosso belo planeta.
Erro 8: Fazer uma pessoa vomitar que ingeriu água sanitária
Isso faz parte das piores coisas a não fazer com água sanitária! O centro de controle de intoxicações belga recomenda fazer a vítima beber água se ela tiver ingerido uma pequena quantidade. Isso dilui o produto e reduz
o efeito irritante. Em caso de dores no estômago, você pode administrar um medicamento protetor do estômago. No entanto, se ela ingeriu uma grande quantidade ou uma solução concentrada, faça-a beber água e vá para o hospital.
Erro 9: Usar água sanitária com muita frequência
limpeza faxina spray pano
Desde 2017, um estudo da Universidade de Harvard e do INSERM demonstrou que o uso regular de produtos desinfetantes aumenta os riscos de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), uma condição pulmonar que pode levar a insuficiência respiratória ou ser fatal sem tratamento. Em crianças de 6 a 12 anos, também foi comprovado que o uso de água sanitária favorece o desenvolvimento de infecções respiratórias e otorrinolaringológicas. De maneira geral, os agentes químicos em nossos produtos de limpeza são prejudiciais para as vias respiratórias. Pesquisadores noruegueses estimaram que a exposição a eles resulta em uma diminuição das capacidades respiratórias equivalente ao consumo de 20 maços de cigarros por ano. Em resumo, seu uso deve ser esporádico.