8 dicas para limpar na perfeição os ladrilhos do chão sem os danificar

Cheias de charme e autenticidade, as tomettes antigas demandam alguns cuidados essenciais para preservar toda a sua beleza. Bem mantido e limpo, esse revestimento de piso certamente acompanhará você por muitos anos sem muito desgaste. No entanto, nem sempre sabemos quais produtos de limpeza usar para cuidar delas. Elas são, de fato, porosas, o que torna a limpeza delicada, pois absorvem facilmente sujeiras e líquidos. Com as dicas da vovó, descubra como limpar suas tomettes sem danificá-las, utilizando os melhores produtos naturais.

Sumário
1) Dicas básicas para limpar bem suas tomettes

Antes de tudo, é necessário retirar a poeira desses azulejos de terracota antes de iniciar a limpeza do piso. Em seguida, use um produto adequado sem exagerar na dose. As tomettes requerem um limpador suave, e algumas gotas geralmente são suficientes para remover a sujeira. Se você usar muito produto ou algo muito oleoso, corre o risco de deixá-las sujas. Além disso, providencie as ferramentas certas: uma vassoura de cerdas duras, uma esponja ou um mop de microfibra serão úteis para limpar e polir as tomettes sem danificá-las ou arranhá-las, seguido do necessário para secar bem o piso imediatamente após a limpeza (não espere, pois isso pode deixar marcas!). Em caso de manchas de óleo ou gordura, limpe o chão rapidamente com um papel-toalha. Isso evitará que as sujeiras se fixem demais nos azulejos.

2) Água com gás

Bem conhecida por desodorizar odores de urina de animais, a água com gás também é um excelente produto para revitalizar e realçar azulejos de terracota. Basta derramar sobre o chão e, principalmente, entre as juntas. Em seguida, basta passar um mop de microfibra previamente umedecido com água para o enxágue. Você também pode simplesmente embeber o mop diretamente com essa bebida e esfregar o chão.

3) Detergente líquido ou sabão preto para limpar as tomettes

Esses produtos básicos são muito eficazes para o tratamento de pisos. Eles têm a vantagem de serem suaves, mas bem concentrados. Dilua algumas gotas em um balde de água quente antes de aplicar nos seus azulejos de terracota. O uso de água quente também ajuda a soltar a sujeira do seu piso. Você pode usar esses produtos em todo o piso, bem como em manchas persistentes. Esfregando com uma escova macia, as manchas logo serão esquecidas.

4) Bicarbonato de sódio

É muito eficaz em azulejos de terracota, especialmente nas juntas às vezes muito sujas. Para usar esse removedor, dilua uma xícara em um litro de água quente. Em seguida, aplique o produto com um mop de microfibra. Termine enxaguando com água limpa para não deixar marcas no chão, o que poderia deixá-los opacos. Você também pode limpar e dar brilho às tomettes com um pequeno produto de limpeza caseiro! Para fazer isso, misture 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 35 ml de óleo de linhaça em 1 litro de sabão preto em um frasco. Dilua de 1 a 2 tampas dessa mistura no seu balde para dar brilho ao chão.

5) Limpar as tomettes com cristais de soda

Ecológicos, os cristais de soda são ideais para uma limpeza profunda de tomettes sujas. Basta dissolver uma xícara em um litro de água quente. Em seguida, aplique com um mop de esponja, insistindo nas partes mais sujas. Enxágue abundantemente com água e seque o chão com cuidado.

6) Pedra de argila para remover e limpar as tomettes

A limpeza com pedra de argila é muito eficaz em pavimentos hexagonais ou retangulares. De forma geral, ela é muito apreciada para todas as pedras naturais que não toleram ácidos. Seja mármore ou tomettes, você pode sempre confiar nela para remover manchas nas áreas mais sujas. Basta esfregar uma pequena quantidade desse produto e, em seguida, enxaguar e secar o chão.

7) Vinagre ou suco de limão, esporadicamente

Ao contrário dos outros produtos mencionados anteriormente, ideais para a manutenção regular, o suco de limão e o vinagre branco não são adequados para uma limpeza diária dos ladrilhos. Na verdade, sua acidez pode eventualmente prejudicar esse material poroso. No entanto, você pode usá-los bem diluídos para lavar o chão profundamente ou remover manchas persistentes. Basta esfregar bem e enxaguar com cuidado. O resultado é simplesmente surpreendente.

8) E o ácido clorídrico? Somente em último caso!

Os produtos químicos podem ser totalmente evitados para a manutenção do piso. Além disso, o ácido clorídrico é um produto bastante decapante. No entanto, pode ser útil em alguns casos de “força maior”! Por exemplo, reserve-o para limpar tomettes muito sujas ou em grandes trabalhos de limpeza. Geralmente, diluímos em água em partes iguais para esfregar suavemente as tomettes. Lembre-se de enxaguar bem após o uso e de usar luvas durante a limpeza!

Deixe um comentário