As barras de metrô são frequentemente consideradas como a quintessência dos objetos sujos. Imaginamos, de fato, todas as mãos sujas que as tocaram sem terem sido lavadas, especialmente após visitas ao banheiro ou tosses. Visualizamos, então, todos os germes patogênicos e sujeiras que se encontram em sua superfície. Em uma pesquisa de 2019, microbiologistas citados pelo jornal canadense La Presse estimaram que havia mais de 100 colônias de bactérias ou leveduras em uma superfície de 33,18 cm² de uma barra. No entanto, alguns objetos que usamos diariamente não são melhores. Aqui estão esses objetos inesperados cuja sujeira faria corar qualquer barra de metrô ou vaso sanitário que se preze.
Também forneceremos, sempre que possível, dicas para limpar esses objetos e desinfetá-los sem usar água sanitária para evitar a propagação de doenças.
1) A esponja de cozinha, conhecida por ser um objeto muito sujo
esponja suja
Se você mantiver suas esponjas por mais de duas semanas, já estará ultrapassando o tempo máximo recomendado! Talvez aprender que há de 25 a 54 bilhões de germes por cm² em uma esponja faça você pensar duas vezes antes de mantê-la por muito tempo. Além de trocar muito regularmente, evite usar a mesma esponja para tudo: lavar a louça, limpar a casa, etc. Use uma esponja para cada tarefa doméstica! Para limpar uma esponja, lavá-la na máquina de lavar louça ou na máquina de lavar roupa é altamente recomendado.
2) O controle remoto, manuseado diariamente por mãos cheias de dedos!
controle remot
Existem cerca de 290 micro-organismos potencialmente patogênicos por cm² no controle remoto! Por esse motivo, esse ninho de bactérias é considerado pelos pesquisadores como 20 vezes mais sujo do que o assento do seu vaso sanitário. Para limpá-lo, faça seus próprios lenços para limpar e desinfetar esse objeto. Eles também podem ser usados em maçanetas, etc. Para fazer isso, misture vinagre e água filtrada ou fervida em partes iguais em um pote hermético. Em seguida, adicione 10 gotas de óleo essencial de árvore do chá (antibacteriano) e mergulhe quadrados de tecido ou panos de microfibra dentro. Seus lenços desinfetantes estarão prontos para uso!
3) O patinho de borracha de banho
pato de borracha
O patinho de borracha e outros brinquedos de plástico desse tipo são verdadeiros ninhos de micróbios e mofo. Para um pato, encontramos entre 5 e 75 milhões de células, incluindo germes potencialmente patogênicos. Se você não pode ficar sem eles, pelo menos lembre-se de limpá-los com água e sabão, vinagre branco ou, melhor ainda, álcool doméstico após cada uso. Lembre-se também de vedar os buracos dos brinquedos de plástico do banho para evitar a entrada de umidade.
4) O chuveiro
chuveiro
Um estudo científico divulgado pela France Info mostrou que nossos chuveiros são focos de micobactérias não tuberculosas (MNT). Essas micobactérias podem causar infecções pulmonares, cutâneas e linfáticas, especialmente em pessoas imunodeprimidas. Para limpá-lo, basta deixá-lo de molho por várias horas em um saco plástico contendo vinagre branco. Isso irá removê-lo da sujeira e limpar em profundidade.
5) O telefone celular, definitivamente entre os objetos mais sujos
limpar celular
Você é daqueles que o levam para todos os lugares (transporte, trabalho, banheiro…)? E você percebe espinhas nas suas bochechas onde o segura? Saiba que o seu telefone pode abrigar até 7000 tipos de bactérias. Nesse sentido, contém 18 vezes mais do que o assento do vaso sanitário. Não é surpreendente quando sabemos que ele é
constantemente manuseado e colocado em vários lugares (fundo da bolsa, mesas, etc.). Essas mesmas bactérias acabam em nossas mãos, boca e na bancada da cozinha onde o colocamos… Um vírus pode, além disso, sobreviver por horas nessa superfície lisa. Para limpar a capa, use água e sabão. E para limpar o telefone, evite álcool que pode danificar seus componentes, optando por álcool doméstico ou isopropílico.
6) Nunca sem sua garrafa de água? Leia isso!
beber garrafa de água
Muito apreciadas pelos defensores de um estilo de vida sem desperdício, as garrafas apresentam até 900.000 bactérias por cm²! Para limpá-las e desodorizá-las, despeje uma mistura de vinagre branco e detergente dentro por 24 horas. Em seguida, enxágue cuidadosamente com água muito quente. Se a garrafa estiver muito suja ou contiver sujeira, despeje arroz dentro com um pouco de água e sabão e agite. Isso ajudará a limpar o interior. Em seguida, prossiga com a limpeza com vinagre e detergente conforme mencionado anteriormente.
7) O teclado do computador entre os objetos mais sujos (e disparadamente!)
mão computador tecla teclado informática
Você trabalha regularmente no computador? Você verá seu teclado de outra forma quando souber que ele contém 400 vezes mais germes do que o assento do vaso sanitário! Como todos os objetos manipulados com as mãos, ele se suja facilmente. Aqui, você pode aspirar o teclado para remover migalhas e poeira. Em seguida, faça uma primeira limpeza com um pano embebido em água destilada e, em seguida, com álcool a 70°C. Acima de tudo, não encharque muito o pano de líquido para não afogar o teclado. Deixe secar ao ar livre. Se você não precisar muito do seu teclado, também pode desconectá-lo… e colocá-lo na máquina de lavar louça! Deixe secar completamente antes de reconectá-lo.
Outros objetos sujos do dia a dia que não pensamos:
limão corte faca tábua de madeira
A geladeira é um aparelho onde as diferenças de temperatura ajudam as bactérias a se proliferarem. Na gaveta de legumes, por exemplo, você encontrará 750 vezes a dose máxima de bactérias! Você encontrará produtos de limpeza para a limpeza e desinfecção aqui. Quanto às tábuas de corte, também são pontos para micróbios que se infiltram na madeira e nas ranhuras. Mal mantidas, elas contêm 200 vezes mais micróbios do que o assento do vaso sanitário. Por isso, é necessário ter uma tábua de corte para carne e peixe crus e outra para os outros alimentos. Leia novamente nossas dicas de limpeza para a tábua de corte aqui.
Bom saber: As cédulas de dinheiro levam a palma de ouro em todas as categorias, com 26.000 bactérias, incluindo vírus que podem sobreviver por mais de 2 semanas. Portanto, há um risco de contaminação. Em menus de restaurantes que não são desinfetados adequadamente, os germes podem permanecer ativos por 18 horas. Um estudo mostrou que as amendoins servidas no bar como aperitivo tinham nada menos que 14 traços diferentes de urina. À sua saúde!
