6 dicas engenhosas para evitar que a sua pastilha de vidro fique preta

Que você tenha decidido optar por um fogão a lenha ou uma lareira clássica, nada é mais irritante do que passar todo o inverno esfregando incansavelmente o vidro do inseridor para desfrutar da beleza do fogo que queima na lareira. Cada queima resulta, de fato, em uma tarefa de limpeza com cinzas ou vinagre branco salgado em uma bola de jornal amassado para remover a fuligem acumulada muito rapidamente no vidro. No entanto, é totalmente possível limitar esse inconveniente compreendendo as razões para o surgimento desse acúmulo. Existem também técnicas fáceis de implementar para manter o vidro do inseridor limpo por mais tempo, após cuidar da limpeza do vidro.

Assim, você não passará mais todo o inverno esfregando para evitar que o vidro do inseridor escureça e acumule muita sujeira!

1) Escolha um combustível mais adequado
Muitas vezes, os problemas de acumulação, como o excesso de fumaça, são explicados pelo uso de madeira úmida, mal armazenada ou cortada muito recentemente. Além disso, esse tipo de madeira pode fornecer um baixo rendimento. Idealmente, use madeira cortada há mais de dois anos e mantida bem seca e protegida das intempéries. Isso garantirá um bom rendimento e reduzirá o risco de escurecimento prematuro. Para ter certeza de obter uma madeira de qualidade, com uma umidade inferior a 20% e um bom poder calorífico, você pode optar por toras densificadas ou certificadas. Caso contrário, evite madeiras tratadas e resinosas, e prefira toras de madeira dura (carvalho, faia, charme, freixo, etc.).

2) Garanta a circulação de ar na chaminé ou no fogão para reduzir a sujeira no vidro
Encher e dispor a madeira adequadamente para um fogo bem-sucedido é toda uma arte! Se você colocar muitas toras, a combustão não será otimizada. Após o preenchimento, verifique se há um espaço entre o vidro interno e a madeira. Isso permitirá que o ar circule adequadamente e contribuirá para a redução da sujeira no vidro. Da mesma forma, dê uma olhada cuidadosa em todas as entradas de ar. Certifique-se de que estejam bem ajustadas e não obstruídas ou sujas.

Por fim, se necessário, não hesite em abrir um pouco a porta do inseridor ao iniciar um fogo forte para reduzir a formação de fumaça negra relacionada à presença de ar frio no duto e acelerar a queima. Você pode então fechar gradualmente o vidro para reduzir a entrada de ar.

3) Não acenda pequenos fogos para preservar o vidro da lareira ou do fogão
O vidro terá menos tendência a sujar com uma combustão potente. Portanto, evite operar seu aparelho em marcha lenta e adote o hábito de fazer fogos potentes ao usar a lareira ou o fogão. Isso ajudará a aumentar mais rapidamente o calor do ar no tubo para reduzir os riscos de falta de tração e sujeira.

4) Otimize a tração da chaminé para manter o vidro limpo por mais tempo
Se a tração não estiver boa, a combustão será menos eficaz e o risco de acumulação será maior. Para melhorar a tração (e evitar incêndios!), certifique-se de que o conduto de exaustão permaneça limpo (por meio da limpeza) para evitar o refluxo de fumaça e o acúmulo de fuligem preta no vidro. Além de limpar a instalação para reduzir a sujeira, verifique o dimensionamento do conduto e sua configuração (não deve ser muito curto ou muito curvado, e a altura da saída do telhado deve ser adequada) com um profissional ou seu instalador. Finalmente, verifique também a qualidade da junta do vidro, que deve ser perfeitamente vedada para um funcionamento ideal.

5) Abra uma janela em direção à sua lareira
Se você acha que sua instalação está com falta de tração, pode abrir uma janela próxima para fornecer oxigênio e permitir uma combustão melhor. Se, no entanto, você não quiser manter a janela aberta durante todo o inverno, pode também chamar um profissional para instalar uma entrada de ar externa através da parede da casa. Essa entrada de ar será então conectada ao seu fogão com um kit de entrada de ar combustível.

6) Evite que o vidro do fogão ou da lareira escureça com sabão
Normalmente, levando em consideração todos os conselhos mencionados anteriormente, você não deve mais ter problemas de escurecimento no vidro da sua instalação. No entanto, se você estiver aguardando a visita de um profissional ou ainda não conseguiu identificar a origem do problema, pode usar uma dica muito inteligente para evitar depósitos de fuligem. Essa técnica simples consiste em passar sabão líquido branco ou translúcido no vidro. Isso deixará uma película protetora que manterá o vidro limpo por mais tempo sem esforço. Assim, ele não ficará manchado de preto ou sujo muito rapidamente. Após a queima, basta limpar os resíduos e repetir a aplicação para a próxima queima.

Deixe um comentário